Números Inteiros?

A matemática é uma linguagem universal. E o alfabeto desta linguagem são os números, é através deles que a matemática se: expressa, desenvolve e organiza todo o seu corpo teórico.

Por mais que os números nos pareçam uma forma de conhecimento compartilhado comum que sempre esteve presente com a humanidade, isto não foi sempre desta forma e por muito tempo existimos sem a menor noção ou conhecimento do que viria a ser “números”.

O desenvolvimento dos conceitos numéricos acompanha o próprio desenvolvimento humano no sentido de que vêem sendo expandidos a partir de necessidades práticas do homem, eles vêem sendo expandidos como respostas e soluções para os nossos problemas práticos desde tempos muito remotos…

Neste sentido, o que números representam é algo muito mais amplo do que o conhecimento mais elementar pode sugerir. Existe um vasto universo dentro daquilo que chamamos meramente de “Números”,  e dentro deste grande universo existem universos menores aos quais chamamos de conjuntos numéricos, dos quais um destes é o conjunto dos:

Números Inteiros \mathbb{Z}

Os números inteiros são constituídos pelos números naturais, incluindo o zero e todos números negativos simétricos aos números naturais não nulos http://pt.wikipedia.org/wiki/Número_inteiro

O conceito de Números inteiros  é simples e elementar, você definitivamente precisa o ter muito bem compreendido de modo a estar apto a racionalizar diversos tipos de manipulações quantitativas e a operar problemas simples de matemática.

Mas, especificamente, e em linguagem simples:

  • O que é um Número Inteiro?

Um número inteiro é um número que pode ser escrito sem o uso de frações ou de números decimais. Tais como:

  • 21
  • 4
  • -2048

Diferentemente, números tais como 7,77, √2 e números fracionários não são números inteiros.

Conforme observado anteriormente e como será expandido logo a seguir, a palavra “números” representa um cosmos de múltiplos universos, um grande conjunto de diversos sub-conjuntos.

E o conjunto dos números inteiros contem o conjunto dos números reais, consistindo dos números naturais (1, 2,3, …), do zero (0) e dos números negativos  simétricos aos números naturais não nulos (-1, -2, -3, …).

representação gráfica número inteiro

Seu conjunto se designa através do símbolo: \mathbb{Z}, que deriva do termo alemão Zahlen que significa “Números” .

O nome Número Inteiro é derivado do Latin integer (que expressa o sentido de, literalmente: “intocado”, “inteiro”, “completo”)

 

Em por Última modificação em

⇓ Deixe Aqui Seu Comentário: