As briófitas são os primeiros seres fotossintetizantes a dominarem o ambiente terrestre. Porém, apesar de sua conquista, ainda permaneceram dependentes da água na sua reprodução, fazendo com que elas apareçam apenas em lugares úmidos. Além disso, a ausência de tecidos de transporte faz com elas sejam bastante diminutas. Você conhece as briófitas como musgos ou limos. Mas, você sabe como elas se reproduzem? Conhece suas características? Então revise as briófitas aqui e arrase nas questões de biologia do Enem e dos vestibulares!
Dica 1: Antes de continuar revisando as briófitas, que tal dar uma espiadinha nas características básicas dos seres vivos? Você encontra uma revisão com vários termos da biologia que podem te ajudar no Enem no post a seguir: https://fuvestibular.com.br/biologia-caracteristicas-seres-vivos/
Para iniciar sua revisão, veja esta super videoaula da Khan Academy (o vídeo está em inglês, mas você pode traduzir as legendas no segundo botão abaixo do vídeo).
Você também pode assistir esta aula na plataforma da Khan: http://goo.gl/8ZehK2
E aí, curtiu a videoaula? Muito legal, não é mesmo? Agora, para você dar aquela “fixada” no conteúdo, veja o resumo que preparamos para você:
Características gerais das briófitas: As briófitas são plantas avasculares, ou seja, não possuem tecidos especializados na condução de substâncias em seu organismo. Esta característica faz com que o transporte de substâncias dentro das briófitas seja feito por osmose e difusão. Você bem sabe que esse processo é demorado, quase como a transmissão de uma mensagem na brincadeira do “telefone sem fio”. Assim sendo, as briófitas têm tamanhos diminutos (em geral não ultrapassam 2cm de altura), uma vez que esse tipo de transporte de substâncias seria ineficiente em uma planta de maior porte. As briófitas também não possuem tecidos de sustentação (outra característica que corrobora para serem pequenas). Além disso, as briófitas não produzem flores, frutos ou sementes para a sua reprodução.
Dica 2: Revise também as algas do Reino Protoctista e seus ciclos reprodutivos nesta aula de biologia: https://fuvestibular.com.br/biologia-algas/
Ciclo de vida das briófitas: As briófitas podem se apresentar de duas maneiras ao longo da sua vida: como gametófito ou esporófito. A planta propriamente dita, aquela que tem forma de vida independente e duradora, é o gametófito (n). O gametófito é aquela parte verdinha, que em grupo se assemelha a um tapete,que você comumente vê crescendo em cantos úmidos do seu quintal, como uma parte do muro que não pega sol diretamente ou o tronco de uma árvore. Como o gametófito não possui vasos condutores ou tecidos de sustentação, dizemos que ele é formado por cauloide, rizoide e filoide, estruturas que correspondem, em funções, respectivamente a um caule, raiz e folha. O gametófito possui órgãos produtores de gametas chamados de gametângios – os anterídeos, que produzem o gameta masculino anterozoide; os arquegônios, que produzem o gameta feminino oogônia. Em geral, há plantinhas masculinas e plantinhas femininas, ou seja, com sexos separados.
Dica 3: Você não lembra muito o que quer dizer os termos haploide e diploide? Então veja este post com videoaula da Khan Academy: https://fuvestibular.com.br/biologia-introducao-mitose-meiose-aula-khan-academy/
Como as plantinhas-mãe são haploides (n cromossomos),os gametas são produzidos por mitose. Quando há umidade formada por uma película de água de chuva, os anterozoides produzidos pelo anterídio nadam até o arquegônio para fecundar a oosfera. Forma-se então um zigoto. Esse zigotofaz diversas mitoses e forma um esporófito diploide sobre o gametófito feminino. Veja na imagem a seguir os esporófitos (marrons) crescendo sobre os gametófitos (verdinhos).
Dica 4:Revise também as principais características do Reino dos Animais! Veja este post de biologia com videoaula do professor Rubens Oda: https://fuvestibular.com.br/biologia-reino-animais/
Os esporófitos (2n) são plantas que dependem do gametófito para se nutrirem e morrem assim que seu papel reprodutivo está cumprido. O esporófito possui uma haste e na sua ponta uma cápsula, que é o esporângio. Dentro do esporângio há células-mães dos esporos que irão sofrer meioses e originar esporos (n). Esses esporos, quando liberados, podem ser arrastados pelo vento ou pela chuva e germinam, dando origem a uma nova fase haploide: o gametófito. Não é lindo? Para resumir a história da vida das briófitas, veja o esquema a seguir:
Agora que você já sabe tudo sobre as Briófitas, que tal testar seus conhecimentos?
(Fatec-2005) A figura abaixo representa um organismo vivo.
Assinale a alternativa que relaciona correta e respectivamente o reino, a divisão (ou filo) e o elemento reprodutivo derivado do esporófito.
- a) Fungi, Bryophyta e esporo.
- b) Plantae, Bryophyta e esporo.
- c) Plantae, Pteridophyta e esporo.
- d) Fungi, Pteridophyta e semente.
- e) Protista, Fungi e semente.
Resposta: B.
Dica 5: Você quer ver mais vídeos legais de Biologia? Então acesse a plataforma da Khan Academy em português! Lá você encontrará vídeo-aulas e exercícios de várias disciplinas que podem te ajudar no Enem! Confira: https://pt.khanacademy.org/welcome
Dica 6: Quer treinar seus conhecimentos em Biologia? Baixe esta apostila de biologia gratuitamente! https://fuvestibular.com.br/biologia-enem-apostila-gratuita/
The post Biologia Enem – Reino das plantas: Revise as Briófitas appeared first on Blog do Enem. Tudo sobre Enem, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular.