Todo ano alguma questãozinha envolvendo ecologia aparece no Enem. Como a ecologia estuda as relações entre os seres vivos e o ambiente, cobrar o assunto é um prato cheio para a prova do Enem. Você que já está ligado(a), estudando de verdade, já sacou que o Enem adora relacionar questões do cotidiano com o conhecimento científico, certo? Então! Geralmente os seus conhecimentos em ecologia são avaliados pelo Enem quando a prova relaciona as ações humanas aos problemas ambientais. E, para entender bem estas relações, conhecer bem os principais conceitos básicos de ecologia é essencial para arrasar nas questões de biologia do Enem e dos vestibulares. Então, vem com a gente! Revise tudo sobre ecologia com o Blog do Enem!
Dica 1:Este post é parte de uma série de revisões de Biologia que o Blog do Enem está organizando para você! Veja a Revisão 1 neste post, com conteúdos de biologia celular: https://fuvestibular.com.br/biologia-revisao-enem/
Conceitos básicos de ecologia:
https://fuvestibular.com.br/biologia-enem-conceitos/
Biótico, abiótico, população, comunidade, ecossistema, habitat, nicho ecológico… Vish! Está difícil de lembrar estes termos? Não se preocupe! Neste post você vai revisar os principais conceitos de ecologia que podem aparecer na sua prova! Veja um exemplo de questão do Enem envolvendo o assunto:
(Enem – 2012) O menor tamanduá do mundo é solitário e tem hábitos noturnos, passa o dia repousando, geralmente em um emaranhado de cipós, com o corpo curvado de tal maneira que forma uma bola. Quando em atividade, se locomove vagarosamente e emite som semelhante a um assobio. A cada gestação, gera um único filhote. A cria é deixada em uma árvore à noite e é amamentada pela mãe até que tenha idade para procurar alimento. As fêmeas adultas têm territórios grandes e o território de um macho inclui o de várias fêmeas, o que significa que ele tem sempre diversas pretendentes à disposição para namorar!
Ciência Hoje das Crianças, ano 19, n. 174, nov. 2006 (adaptado).
Essa descrição sobre o tamanduá diz respeito ao seu
a) hábitat.
b) biótopo.
c) nível trófico.
d) nicho ecológico.
e) potencial biótico.
Resposta: d, pois descreve um conjunto de hábitos de uma espécie de tamanduá.
Dica 2: Veja também o Intensivão 2, com posts sobre núcleo celular e DNA: https://fuvestibular.com.br/biologia-revisao-enem-2/
2 – Cadeias alimentares:
https://fuvestibular.com.br/biologia-enem-ecologia-2/
As cadeias alimentares são outro assunto recorrente no Enem. Como nelas cada nível depende do outro, as interferências nestes níveis podem destruir toda esta rede de relações. Então, não perca a chance de revisar as cadeias alimentares, pois podem aparecer questões como esta a seguir na prova deste ano:
(Enem – 2011) Os personagens da figura estão representando situação hipotética de cadeia alimentar.
Suponha que, em cena anterior à apresentada, o homem tenha se alimentado de frutas e grãos que conseguiu coletar. Na hipótese de, nas próximas cenas, o tigre ser bem-sucedido e, posteriormente, servir de alimento aos abutres, tigre e abutres ocuparão, respectivamente, os níveis tróficos de:
a) produtor e consumidor primário.
b) consumidor primário e consumidor secundário.
c) consumidor secundário e consumidor terciário.
d) consumidor terciário e produtor.
e) consumidor secundário e consumidor primário.
Resposta: c. Como o tigre é o segundo a se alimentar na cadeia (pois o homem foi o primeiro, comendo frutas) ele será um consumidor secundário. Já o tigre, é o terceiro, sendo considerado consumidor terciário.
3 – Relações ecológicas:
https://fuvestibular.com.br/biologia-enem-ecologia/
Estudar ecologia e as diversas relações ecológicas é crucial para entendermos como as ações humanas podem interferir no equilíbrio dos ecossistemas. Mas, às vezes você pode se complicar um pouquinho com todos os nomes estranhos que as relações entre os seres vivos recebem (mutualismo, protocooperação, inquilinismo…). Para não dar “branco” na hora da prova, é importante dar uma boa revisada neste assunto tão importante para o Enem! Então revise com o super post aí de cima (tem videoaula do professor Zé Rucker e dicas da professora Juliana Evelyn dos Santos) e arrase nas questões de biologia!
(Enem – 2011) Os vaga-lumes machos e fêmeas emitem sinais luminosos para se atraírem para o acasalamento. O macho reconhece a fêmea de sua espécie e, atraído por ela, vai ao seu encontro. Porém, existe um tipo de vaga-lume, o Photuris, cuja fêmea engana e atrai os machos de outro tipo, o Photinus, fingindo ser desse gênero. Quando o macho Photinus se aproxima da fêmea Photuris, muito maior que ele, é atacado e devorado por ela.
A relação descrita no texto, entre a fêmea do gênero Photuris e o macho do gênero Photinus, é um exemplo de:
A) comensalismo.
B) inquilinismo.
C) cooperação.
D) predatismo.
E) mutualismo.
Resposta: d – Pois a fêmea devora um macho de espécie diferente para obter nutrientes.
Dica 3: Você quer ver mais vídeos legais de Biologia? Então acesse a plataforma da Khan Academy em português! Lá você encontrará vídeo-aulas e exercícios de várias disciplinas que podem te ajudar no Enem! Confira: https://pt.khanacademy.org/welcome
Dica 4: Quer treinar seus conhecimentos em Biologia? Baixe esta apostila de biologia gratuitamente! https://fuvestibular.com.br/biologia-enem-apostila-gratuita/
The post Intensivão de Biologia: Vem com a gente! Revisão 3 de Biologia Enem appeared first on Blog do Enem. Tudo sobre Enem, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular.