O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é um importante exame nacional brasileiro, de participação voluntária, realizado anualmente pelo Ministério da Educação (MEC). Seu principal objetivo é avaliar o desempenho dos estudantes ao final do ensino médio e, consequentemente, fornecer um panorama da qualidade da educação no país.
Criado em 1998 para avaliar a qualidade da educação básica, o ENEM passou por uma reformulação significativa em 2009, com um aumento no número de questões e a consolidação de um novo formato que se tornou a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil.
O ENEM é o maior exame do gênero na América Latina e um dos maiores do mundo, com milhões de participantes a cada edição (por exemplo, mais de 5,5 milhões em 2018). Sua relevância para os estudantes que desejam ingressar em uma faculdade cresceu exponencialmente após 2009.
Atualmente, o resultado do ENEM é utilizado como critério de seleção para ingresso em um grande número de universidades federais e estaduais através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Além disso, é fundamental para a obtenção de bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas através do Programa Universidade para Todos (ProUni) e para o acesso a financiamentos estudantis com juros mais baixos pelo Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES). Muitas universidades privadas também aceitam a nota do ENEM como forma de ingresso direto, dispensando a realização de vestibular próprio.
A Universidade de São Paulo (USP), por exemplo, utiliza o resultado do ENEM (via SiSU) para o preenchimento de uma parte de suas vagas em diversos cursos de graduação, mantendo também seu próprio vestibular, a FUVEST.
É importante notar que a função de certificação do ensino médio, que já foi exercida pelo ENEM, atualmente é realizada pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).
O ENEM avalia os estudantes em quatro áreas do conhecimento (Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias) e por meio de uma redação. O exame também possui uma versão digital e permite a participação de estudantes que ainda não concluíram o ensino médio como treineiros. Adicionalmente, a nota do ENEM tem sido aceita por algumas universidades em Portugal como critério de seleção para estudantes brasileiros, ampliando ainda mais as oportunidades educacionais.
A Prova
“O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é realizado anualmente ao longo de dois dias consecutivos e avalia os estudantes por meio de 180 questões objetivas e uma redação.
Estrutura da Prova:
- Até 2008: O exame possuía um número maior de questões de múltipla escolha, abrangendo diversas áreas do conhecimento do ensino médio (Língua Portuguesa, Literatura, História, Geografia, Matemática, Física, Química, Biologia e Língua Estrangeira) e uma redação.
- Desde 2009: O exame é composto por 180 questões objetivas, distribuídas em 45 questões por área de conhecimento ao longo dos dois dias, além de uma redação aplicada no segundo dia. As quatro áreas de conhecimento são:
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira Moderna (Inglês ou Espanhol, à escolha do candidato), Artes e Educação Física.
- Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia.
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Biologia, Física e Química.
- Matemática e suas Tecnologias: Diversos tópicos da matemática do ensino médio.
- Redação: Elaboração de um texto dissertativo-argumentativo sobre um tema proposto.
Duração da Prova:
A aplicação ocorre em dois domingos consecutivos, com os seguintes tempos máximos:
Dia | Duração | Disciplinas | Questões |
---|---|---|---|
1º | 5h 30m | Ciências Naturais (Biologia, Física e Química) | 45 |
Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) | 45 | ||
2º | 5h 30m | Linguagens e Códigos (Língua Portuguesa, Literatura, Inglês, Educação Física, Tecnologia da informação e Comunicação) | 45 |
Matemática (Math, Geometria) | 45 | ||
Redação | 1 |
ENEM como Vestibular
Embora tenha sido criado inicialmente como um exame nacional de avaliação do ensino médio, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) se tornou a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil. Os estudantes que realizam o exame podem utilizar suas notas para serem admitidos em diversas universidades, embora nem todas as instituições adotem o ENEM como sua única forma de ingresso.
Muitas instituições privadas, como a PUC-Rio, aceitam o ENEM como exame de admissão, permitindo que os candidatos ingressem diretamente com sua nota. Outras universidades privadas também utilizam o ENEM como critério principal para o ingresso direto.
A Universidade de São Paulo (USP), por exemplo, utiliza a nota do ENEM através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para preencher uma parte significativa de suas vagas em diversos cursos, funcionando como um vestibular paralelo à sua tradicional FUVEST. É importante ressaltar que, para essas vagas via SiSU/ENEM, a nota obtida no exame nacional é o critério de seleção integral.
Desde 2009, a maioria das universidades federais brasileiras aderiu ao ENEM como parte fundamental de seus processos seletivos, seja como critério único de classificação através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), seja como uma das etapas de seus vestibulares. O ENEM é, portanto, amplamente reconhecido como o principal ‘vestibular’ para as instituições federais.
Além do acesso às universidades públicas pelo SiSU, a nota do ENEM é essencial para concorrer a bolsas de estudo integrais e parciais em universidades privadas através do Programa Universidade para Todos (ProUni) e para obter financiamento estudantil pelo Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES).
ENEM como Certificado do Ensino Médio
Em edições passadas, entre 2009 e 2016, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) também pôde ser utilizado para a certificação de conclusão do ensino médio para maiores de 18 anos que não haviam terminado essa etapa escolar. Para obter a certificação através do ENEM, era necessário atingir uma pontuação mínima específica em cada uma das áreas do conhecimento e na redação.
No entanto, a partir de 2017, a responsabilidade pela certificação de conclusão do ensino médio (e também do ensino fundamental) foi transferida integralmente para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).
O Encceja é um exame específico, organizado pelo Inep, destinado a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada e buscam obter a certificação. Sua estrutura e conteúdo são voltados para avaliar as competências e habilidades essenciais para a conclusão dessas etapas da educação básica.
Portanto, atualmente, o ENEM tem como foco principal a avaliação do desempenho dos estudantes ao final do ensino médio para fins de acesso à educação superior, enquanto o Encceja é o exame responsável pela certificação do ensino fundamental e médio.”
É crucial corrigir essa informação, pois muitos candidatos podem estar desinformados sobre o processo atual de certificação. O Encceja é o caminho correto para quem busca essa certificação.
Provas Anteriores e Gabaritos
Provas:
- Todas Provas Anteriores do ENEM
- Gabaritos de todas provas passadas do ENEM
Simulados
- Simulados Online de Provas do ENEM
Matérias
O conteúdo das provas do Enem é definido a partir de matrizes de referência em quatro áreas do conhecimento:
- Linguagens, códigos e suas tecnologias, que abrange o conteúdo de Língua Portuguesa (Gramática e Interpretação de Texto), Língua Estrangeira Moderna, Literatura, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação.
- Matemática e suas tecnologias.
- Ciências da Natureza e suas tecnologias, que abrange os conteúdos de Química, Física e Biologia.
- Ciências Humanas e suas tecnologias, que abrange os conteúdos de Geografia, História, Filosofia, Sociologia e conhecimentos gerais.
Redação
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Eixos Cognitivos
Os cinco eixos cognitivos (ou competências de área) – Dominar linguagens (DL), Compreender fenômenos (CF), Enfrentar situações-problema (SP), Construir argumentação (CA) e Elaborar propostas (EP) – fundamentam a Matriz de Referência do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Essa matriz detalha as competências e habilidades que se espera que os estudantes desenvolvam ao longo da educação básica e que são avaliadas nas questões objetivas e na redação do exame.
Esses eixos não avaliam apenas o conhecimento factual, mas principalmente a capacidade dos estudantes de utilizar esse conhecimento de forma integrada e crítica. As questões do ENEM frequentemente exigem a articulação de saberes de diferentes áreas do conhecimento, aplicando esses eixos cognitivos para a compreensão e resolução de problemas complexos.
A redação do ENEM também é avaliada com base em competências que se relacionam diretamente com esses eixos, especialmente na capacidade de construir uma argumentação consistente e de elaborar propostas de intervenção social que respeitem os direitos humanos.
É importante notar que, além desses eixos cognitivos gerais, a Matriz de Referência do ENEM especifica competências e habilidades para cada uma das quatro áreas do conhecimento avaliadas no exame. Os eixos cognitivos servem como um arcabouço para organizar essas competências específicas, garantindo uma avaliação abrangente das habilidades desenvolvidas pelos estudantes.
- Dominar linguagens (DL): dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa.
- Compreender fenômenos (CF): construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico- geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.
- Enfrentar situações-problema (SP): selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema.
- Construir argumentação (CA): relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente.
- Elaborar propostas (EP): recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.