O conteúdo que cai no ENEM referente a área do conhecimento de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa -Gramática e Interpretação de Texto-, Língua Estrangeira Moderna, Literatura, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação.) abrange 9 Áreas de Competências que são subdivididas em 30 Habilidades específicas, das quais estão todas as 9 áreas e 30 habilidades detalhadas abaixo:
Tecnologias da comunicação e da informação
Aplicar as tecnologias da comunicação e da informação na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para sua vida.
- ENEM: Linguagem Habilidade 1
- Identificar as diferentes linguagens e seus recursos expressivos como elementos de caracterização dos sistemas de comunicação.
- ENEM: Linguagem Habilidade 2
- Recorrer aos conhecimentos sobre as linguagens dos sistemas de comunicação e informação para resolver problemas sociais.
- ENEM: Linguagem Habilidade 3
- Relacionar informações geradas nos sistemas de comunicação e informação, considerando a função social desses sistemas.
- ENEM: Linguagem Habilidade 4
- Reconhecer posições críticas aos usos sociais que são feitos das linguagens e dos sistemas de comunicação e informação.
Língua estrangeira
Conhecer e usar língua(s) estrangeira(s) moderna(s) como instrumento de acesso a informações e a outras culturas e grupos sociais.
- ENEM: Linguagem Habilidade 5
- Associar vocábulos e expressões de um texto em LEM ao seu tema.
- ENEM: Linguagem Habilidade 6
- Utilizar os conhecimentos da LEM e de seus mecanismos como meio de ampliar as possibilidades de acesso a informações, tecnologias e culturas.
- ENEM: Linguagem Habilidade 7
- Relacionar um texto em LEM, as estruturas linguísticas, sua função e seu uso social.
- ENEM: Linguagem Habilidade 8
- Reconhecer a importância da produção cultural em LEM como representação da diversidade cultural e linguística.
Linguagem corporal
Compreender e usar a linguagem corporal como relevante para a própria vida, integradora social e formadora da identidade.
- ENEM: Linguagem Habilidade 9
- Reconhecer as manifestações corporais de movimento como originárias de necessidades cotidianas de um grupo social.
- ENEM: Linguagem Habilidade 10
- Reconhecer a necessidade de transformação de hábitos corporais em função das necessidades cinestésicas.
- ENEM: Linguagem Habilidade 11
- Reconhecer a linguagem corporal como meio de interação social, considerando os limites de desempenho e as alternativas de adaptação para diferentes indivíduos.
Arte
Compreender a arte como saber cultural e estético gerador de significação e integrador da organização do mundo e da própria identidade.
- ENEM: Linguagem Habilidade 12
- Reconhecer diferentes funções da arte, do trabalho da produção dos artistas em seus meios culturais.
- ENEM: Linguagem Habilidade 13
- Analisar as diversas produções artísticas como meio de explicar diferentes culturas, padrões de beleza e preconceitos.
- ENEM: Linguagem Habilidade 14
- Reconhecer o valor da diversidade artística e das interrelações de elementos que se apresentam nas manifestações de vários grupos sociais e étnicos.
Recursos expressivos
Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização e estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção e recepção.
- ENEM: Linguagem Habilidade 15
- Estabelecer relações entre o texto literário e o momento de sua produção, situando aspectos do contexto histórico, social e político.
- ENEM: Linguagem Habilidade 16
- Relacionar informações sobre concepções artísticas e procedimentos de construção do texto literário.
- ENEM: Linguagem Habilidade 17
- Reconhecer a presença de valores sociais e humanos atualizáveis e permanentes no patrimônio literário nacional.
Signos e Símbolos
Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meios de organização cognitiva da realidade pela constituição de significados, expressão, comunicação e informação.
- ENEM: Linguagem Habilidade 18
- Identificar os elementos que concorrem para a progressão temática e para a organização e estruturação de textos de diferentes gêneros e tipos.
- ENEM: Linguagem Habilidade 19
- Analisar a função da linguagem predominante nos textos em situações específicas de interlocução.
- ENEM: Linguagem Habilidade 20
- Reconhecer a importância do patrimônio linguístico para a preservação da memória e da identidade nacional.
Pensamento crítico
Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestações específicas.
- ENEM: Linguagem Habilidade 21
- Reconhecer em textos de diferentes gêneros, recursos verbais e não verbais utilizados com a finalidade de criar e mudar comportamentos e hábitos.
- ENEM: Linguagem Habilidade 22
- Relacionar, em diferentes textos, opiniões, temas, assuntos e recursos linguísticos.
- ENEM: Linguagem Habilidade 23
- Inferir em um texto quais são os objetivos de seu produtor e quem é seu público- alvo, pela análise dos procedimentos argumentativos utilizados.
- ENEM: Linguagem Habilidade 24
- Reconhecer no texto estratégias argumentativas empregadas para o convencimento do público, tais como a intimidação, sedução, comoção, chantagem, entre outras.
Língua portuguesa
Compreender e usar a língua portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo e da própria identidade.
- ENEM: Linguagem Habilidade 25
- Identificar, em textos de diferentes gêneros, as marcas linguísticas que singularizam as variedades linguísticas sociais, regionais e de registro.
- ENEM: Linguagem Habilidade 26
- Relacionar as variedades linguísticas a situações específicas de uso social.
- ENEM: Linguagem Habilidade 27
- Reconhecer os usos da norma padrão da língua portuguesa nas diferentes situações de comunicação.
Comunicação e informação na vida pessoal e social
Entender os princípios, a natureza, a função e o impacto das tecnologias da comunicação e da informação na sua vida pessoal e social, no desenvolvimento do conhecimento, associando-os aos conhecimentos científicos, às linguagens que lhes dão suporte, às demais tecnologias, aos processos de produção e aos problemas que se propõem solucionar.
- ENEM: Linguagem Habilidade 28
- Reconhecer a função e o impacto social das diferentes tecnologias da comunicação e informação.
- ENEM: Linguagem Habilidade 29
- Identificar pela análise de suas linguagens, as tecnologias da comunicação e informação.
- ENEM: Linguagem Habilidade 30
- Relacionar as tecnologias da comunicação e informação ao desenvolvimento das sociedades e ao conhecimento que elas produzem.
O Que Cai no ENEM
- Estudo do texto: as sequências discursivas e os gêneros textuais no sistema de comunicação e informação
- modos de organização da composição textual;
- atividades de produção escrita e de leitura de textos gerados nas diferentes esferas sociais
- públicas
- privadas.
- Estudo das práticas corporais: a linguagem corporal como integradora social e formadora de identidade
- performance corporal e identidades juvenis;
- possibilidades de vivência crítica e emancipada do lazer;
- mitos e verdades sobre os corpos masculino e feminino na sociedade atual;
- exercício físico e saúde;
- o corpo e a expressão artística e cultural;
- o corpo no mundo dos símbolos e como produção da cultura;
- práticas corporais e autonomia;
- condicionamentos e esforços físicos;
- o esporte; a dança;
- as lutas;
- os jogos;
- as brincadeiras.
- Produção e recepção de textos artísticos: interpretação e representação do mundo para o fortalecimento dos processos de identidade e cidadania
- Artes Visuais:
- estrutura morfológica,
- sintática,
- o contexto da obra artística,
- o contexto da comunidade.
- Teatro:
- estrutura morfológica,
- sintática,
- o contexto da obra artística,
- o contexto da comunidade,
- as fontes de criação.
- Música: estrutura morfológica,
- sintática,
- o contexto da obra artística,
- o contexto da comunidade,
- as fontes de criação.
- Dança:
- estrutura morfológica,
- sintática,
- o contexto da obra artística,
- o contexto da comunidade,
- as fontes de criação.
- Conteúdos estruturantes das linguagens artísticas (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro), elaborados a partir de suas estruturas morfológicas e sintáticas;
- inclusão, diversidade e multiculturalidade:
- a valorização da pluralidade expressada nas produções estéticas e artísticas das minorias sociais e dos portadores de necessidades especiais educacionais.
- Artes Visuais:
- Estudo do texto literário: relações entre produção literária e processo social, concepções artísticas, procedimentos de construção e recepção de textos
- produção literária e processo social;
- processos de formação literária e de formação nacional;
- produção de textos literários, sua recepção e a constituição do patrimônio literário nacional;
- relações entre a dialética cosmopolitismo/localismo e a produção literária nacional;
- elementos de continuidade e ruptura entre os diversos momentos da literatura brasileira;
- associações entre concepções artísticas e procedimentos de construção do texto literário em seus gêneros (épico/narrativo, lírico e dramático) e formas diversas;
- articulações entre os recursos expressivos e estruturais do texto literário e o processo social relacionado ao momento de sua produção;
- representação literária:
- natureza,
- função,
- organização
- estrutura do texto literário;
- relações entre literatura, outras artes e outros saberes.
- Estudo dos aspectos linguísticos em diferentes textos: recursos expressivos da língua, procedimentos de construção e recepção de textos
- organização da macroestrutura semântica e a articulação entre idéias e proposições (relações lógico-semânticas).
- Estudo do texto argumentativo, seus gêneros e recursos linguísticos: argumentação: tipo, gêneros e usos em língua portuguesa
- formas de apresentação de diferentes pontos de vista;
- organização e progressão textual;
- papéis sociais e comunicativos dos interlocutores, relação entre usos e propósitos comunicativos, função sociocomunicativa do gênero, aspectos da dimensão espaço-temporal em que se produz o texto.
- Estudo dos aspectos linguísticos da língua portuguesa: usos da língua: norma culta e variação linguística
- uso dos recursos linguísticos em relação ao contexto em que o texto é constituído:
- elementos de referência pessoal,
- temporal,
- espacial,
- registro linguístico,
- grau de formalidade,
- seleção lexical,
- tempos e modos verbais;
- uso dos recursos linguísticos em processo de coesão textual:
- elementos de articulação das sequências dos textos ou a construção da microestrutura do texto.
- uso dos recursos linguísticos em relação ao contexto em que o texto é constituído:
- Estudo dos gêneros digitais: tecnologia da comunicação e informação: impacto e função social
- o texto literário típico da cultura de massa:
- o suporte textual em gêneros digitais;
- a caracterização dos interlocutores na comunicação tecnológica;
- os recursos linguísticos e os gêneros digitais;
- a função social das novas tecnologias.
- o texto literário típico da cultura de massa: