Tá, os tais verbos auxiliares. O que são? De onde eles vem? Do que se alimentam?
Uma das primeiras coisas da gramática que o aluno de inglês precisa aprender chama-se Verbos Auxiliares. Mas percebo que muita gente tem uma certa dificuldade em compreender esse conceito. No começo parece um pouco complicado, mas é muito simples ao passo que você vai praticando.
A coisa mais importante a ser entendida é que verbos auxiliares não necessariamente carregam significado. Antes de tudo eles tem uma função.
Peguemos por exemplo o verbo to be (ser, estar). Eis um exemplo de um verbo auxiliar que tem significado e função.
O significado, como já sabemos, é ser ou estar. Por mais estranho que nos pareça que um verbo tenha dois significados distintos, esta não é a parte mais interessante. Quando precisamos fazer uso da sua função é que a coisa muda.
O verbo auxiliar tem a função de transformar a frase em negação e interrogação. Vamos ver?
Por exemplo peguemos a frase:
They are good teachers.
Como a frase em questão já tem em sua forma original um verbo auxiliar, basta a inclusão da partícula “not”, pois esta gruda no verbo auxiliar, que também pode grudar no pronome:
They aren’t (are not) good teachers. /They’re not good teachers
E para que a frase original fique interrogativa, o método é ainda mais simples. Apenas deslocamos o verbo auxiliar para o início da frase:
Are they good teachers?
Viu que fácil?
Mas e como se faz pra transformar as demais frases, ou seja, as frases cujos verbos não são auxiliares?
A resposta é: adicionamos um verbo auxiliar!
Veja no exemplo abaixo:
They like to drive fast cars (eles gostam de dirigir carros rápidos)
O verbo da frase é “to drive” (dirigir), que não é auxiliar, ou seja, ele não pode trabalhar com a partícula “not”, tampouco ser deslocado para o início da frase. Para tanto precisamos do auxílio de quem? De um verbo auxiliar! Mas neste caso, uma espécie de verbo “coringa” que vai se encaixar na maioria das frases. É o verbo auxiliar DO!
E como adicionamos o DO para transformar a frase numa negação e numa interrogação?
Apenas adicionamos o DO depois do sujeito e juntamos ao NOT:
They DON’T like to drive fast cars.
E para colocar a frase na interrogação adicionamos o DO ao início dela:
DO they like to drive fast cars?
E quando o DO vira DOES?
Isso ocorre quando se trata numa conjugação na terceira pessoa do singular – He, She, It. Sempre que usamos esses pronomes no present simple, os verbos ganham um S ou ES, dependendo da sua terminação. Por exemplo:
Love – loves
Like – likes
Move – moves
Watch – watches
Acontece que, quando colocamos uma frase na terceira pessoa do singular na negação ou interrogação, o verbo principal volta à sua forma normal e o verbo auxiliar entra assumindo – ou roubando – o S que era dele, porque, ora, o verbo auxiliar é também um verbo:
Afirmativa – She likes chocolate
Negativa – She doesn’t (does + not) like chocolate
Interrogativa – Does she like chocolate?
Pronto! É um processo muito simples, mas que, evidentemente, exige um pouco de paciência e exercício para grudar na cachola.
A partir daí as coisas tornam-se mais tranquilas, pois o conceito de verbo auxiliar é muito recorrente na gramática inglesa, como na utilização dos verbos modais. Mas isso fica pra outro post. Agora vamos exercitar para aprender.
See you next time!