Pois gírias – ou slang – estão aí nos países de língua inglesa sendo usadas diariamente e amplamente difundidas. Mas a coisa fica interessante quando vasculhamos a respeito das bizarras origens de algumas delas. Por isso listo aqui 15 gírias com origens beeem estranhas:
Legit ……………………. cool / afú / massa / tri / da hora
Legit vem originalmente do século XIX, onde grupos de teatro usavam para denominar “legitimate drama”, ou seja, uma peça que era realmente bem escrita. Daí encurtaram para “legit” para falar de todas as coisas realmente muito boas!
Birds and Bees ……………… relação sexual
Esta estranha maneira de se referir a uma relação sexual ainda tem uma origem obscura. Mas ficou usada como uma maneira conservadora para falar de sexo para crianças. Mas é possível que venha de uma música de Cole Porter de 1928 “Let’s Do It” que diz: “…And that’s why birds do it, bees do it, Even educated fleas do it. Let’s do it, let’s fall in love.” (… e é por isso que pássaros fazem, abelhas fazem, mesmo as pulgas letradas fazem. Vamos fazer, vamos nos apaixonar.)
It cost an arm and a leg ……………… adaptação: Custa o olho da cara
Algo tão caro, ou tão valioso que você precisa dispor de uma parte do seu corpo para pagar pode ter sua origem nos EUA logo após a Segunda Guerra Mundial, para representar o enorme sacrifício que veteranos amputados faziam pelo seu país. Embora eles não haviam pago com a vida, um braço e uma perna (an arm and a leg) ainda era muita coisa para eles.
Muggle …………………………… trouxa (alguém não-bruxo)
Se liga aí, fã do Harry Potter, pois essa gíria que veio do filme do bruxinho mais famoso do mundo para designar os não-bruxos e que nas versões em português dos livros e dos filmes ficou conhecida como “trouxa”, provavelmente foi cunhada por J.K. Rowling a partir da gíria britânica mug para tolo, bobo, mas antes a palavra muggle significava uma cauda como a de um peixe ou mesmo a mulher amada (tuuuudo a ver), ou até mesmo, evidentemente um baseado… O que a autora estava usando na época?
Geek ……………………………………… Nerd / gênio da informática ou da ciência
Você já ouviu esse termo, principalmente se for fã de Big Bang Theory.
Pois saiba que a primeira vez que geek apareceu foi no norte da grã-bretanha em 1876 para definir um tolo ou bobo. Os americanas pegaram o significado e lá por 1957 significava “um estudante anti-social e super aplicado”. Depois da popularização dos computadores na década de 80, geek acabou ficando para denominar os gênios da computação e da ciência.
Dope ………………………………………… cool / afú / massa / tri / da hora
Dope tem duas origens básicas. Pode vir do holandês “doop” que significa “tempero”, mas dope também pode significar tolo, bobo. No início dos anos 1800, qualquer tipo de lubrificante espesso era conhecido como dope. Uma busca mais refinada sobre a palavra dá o significado de uma gosma marrom que é o ópio.
Top Notch ………………………………………. de primeira categoria
Um notch é um entalhe ou uma fenda, ou seja, uma marca que serve como registro de alguma coisa. Se alguém ou algo é considerado “top-notch” (originado lá pelos anos 1900), quer dizer que eles estão no ápice do seu jogo.
Cut to the chase …………………………………….. ir ao que interessa / ir direto ao assunto
Nos anos 20, a maioria dos filmes contavam histórias românticas antes de chegarem ao entusiasmante final – a chamada “chase sequence“, ou a sequência da perseguição. Então “let’s cut to the chase” é literalmente: vamos cortar para a perseguição, pois o papo está chato.
Ok, people! See you next time!
* Dicas de Inglês no Facebook ………. www.facebook.com/teacherfabioemerim
* Siga-me no Instagram ………. @teacher_fabioemerim ou www.instagram.com/teacher_fabioemerim
* Siga-me no Twitter ……………. @Dicas_de_ingles ou twitter.com/dicas_de_ingles
* Dicas de Inglês no YouTube …………. www.youtube.com/teacherfabioemerim