As células constituem o menor nível de um organismo vivo, tal como você e outros seres vivos.
O nível celular de um organismo é onde ocorrem os processos metabólicos que o mantêm vivo. É por isso que a célula é chamada de unidade fundamental da vida.
O que exatamente são células?
As células são como bolsas de fluido rodeado por membranas. Dentro do fluido flutuam substâncias químicas organelas.
Um organismos vivo contém partes que são menores do que a célula, mas a célula é a parte mais pequena dele que retém as características de todo o organismo.
Por exemplo, uma célula é capaz de absorver combustível, o converter em energia utilizável e eliminar os restos, do mesmo modo como o organismo como um todo também pode.
Porém, as estruturas dentro das células não podem executar essas funções por conta própria, de modo que a célula é considerada o nível mais elementar e básico dos organismos.
Cada célula é capaz de converter o combustível em energia utilizável. Portanto, as células não só compõem os seres vivos; Elas são coisas vivas.
As células são encontradas em todas as plantas, animais e bactérias.
Muitas das estruturas básicas encontradas dentro de todos os tipos de células, bem como a forma como essas estruturas funcionam, fundamentalmente são muito semelhantes, de modo que a célula é considerada a unidade fundamental da vida.
A característica mais importante de uma célula é que ela pode se reproduzir dividindo-se. Se as células não se reproduzissem, você ou qualquer outro ser vivo não continuaria vivo.
A divisão celular é o processo pelo qual as células duplicam e se substituem.
Se você não substituisse os seus glóbulos vermelhos do seu sangue, por exemplo, você teria uma duração de vida de tanto tempo enquanto durasse os seus glóbulos vermelhos – apenas cerca de meros 120 dias.
Quanto mais complexo um organismos tanto mais serão os grupos de céluas que o constituem (por exemplo, nos seres humanos, grupos de células compõem cada órgão e tecido muscular específico) e os organismos sobrevivem com base nos produtos que suas células produzem.
Por exemplo, as células do pâncreas produzem insulina, o que é necessária para assegurar que o nível de glicose no sangue não dispare.
Sem insulina, a glicemia pode atingir um nível letal. Portanto, sem esse produto celular, você morreria….