São as ciências e técnicas usadas para melhorar a qualidade e a produtividade de lavouras, rebanhos e produtos agroindustriais. O agrônomo envolve-se em praticamente todas as etapas do agronegócio – do plantio ou da criação de rebanhos à comercialização da produção. Ele planeja, organiza e acompanha o preparo e o cultivo do solo, o combate a pragas e doenças, a colheita, o armazenamento e a distribuição da safra. Cuida da alimentação, da reprodução, da saúde e do abate de animais. Também gerencia a industrialização, o armazenamento e a comercialização de alimentos de origem animal e vegetal.
Fique de olho
Agroecologia é nova opção
Área que pensa a agricultura não apenas do ponto de vista econômico e produtivo, mas também do sustentável, a agroecologia está em alta. Tanto que já há no país mais de 20 cursos, que formam profissionais voltados para o desenvolvimento rural sustentável, principalmente em pequenas propriedades. O agroecólogo trabalha, por exemplo, com a produção de alimentos orgânicos, setor que cresce em media 20% ao ano, segundo a Associação Brasileira de Orgânicos (Brasilbio).
Mercado de Trabalho
O Brasil é um dos maiores fornecedores mundiais de commodities agrícolas (matérias primas que têm o preço definido em bolsas de valores). Daí que as boas oportunidades para o engenheiro agrônomo em órgãos do governo, indústrias de sementes, adubos e equipamentos, em grandes propriedades rurais e na área de meio ambiente. “A preservação de recursos naturais em terras produtivas é o mais novo campo de atuação do agrônomo. E ele se diferencia de outros profissionais por ter uma visão ampla da relação entre a produção agropecuária e o meio ambiente”, diz José Fernandes Barbosa Neto, coordenador do curso de Agronomia da UFRGS, em Porto Alegre. Outro setor promissor é o de biocombustíveis, que recebe do governo inventivos para o aumento da produção. Boa oferta de trabalho nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste. Mas cresce o número de vagas no Nordeste e no Norte.
Salário inicial: R$ 4.068 por 6 horas diárias (fonte: CREA-SP.)
Salário inicial: R$ 4.068 por 6 horas diárias (fonte: CREA-SP.)
Os melhores cursos de Agronomia do Brasil
Agronomia são as ciências e técnicas usadas para melhorar a qualidade e a produtividade de lavouras, rebanhos e produtos agroindustriais. O engenheiro agrônomo envolve-se em todas as etapas do agronegócio – do plantio ou da criação de rebanhos à comercialização da produção.
Ele planeja e acompanha o cultivo do solo, o combate a pragas e doenças, a colheita, o armazenamento e a distribuição da safra. Cuida da alimentação, da reprodução, da saúde e do abate dos animais. Também gerencia a industrialização, o armazenamento e a comercialização de alimentos de origem animal e vegetal.
Os dois primeiros anos do curso mesclam matérias das áreas de Ciências Biológicas e Exatas, como biologia, bioquímica e estatística. Nos três anos seguintes, o forte são as disciplinas profissionalizantes, ministradas nas subáreas de engenharia rural, ciência do solo, agricultura e engenharia florestal, entre outras.
Boa parte da carga horária é dedicada a aulas práticas em laboratórios e fazendas experimentais. O estágio é obrigatório, assim como o trabalho de conclusão de curso.
Curtiu Agronomia? Confira os melhores cursos:
Faculdade | Estrelas |
(BA) Cruz das Almas – UFRB | ★ ★ ★ ★ ★ |
(DF) Brasília – UnB | ★ ★ ★ ★ ★ |
(MG) Lavras – Ufla | ★ ★ ★ ★ ★ |
(MG) Viçosa – UFV | ★ ★ ★ ★ ★ |
(RS) Passo Fundo – UPF | ★ ★ ★ ★ ★ |
(RS) Porto Alegre – UFRGS | ★ ★ ★ ★ ★ |
(RS) Santa Maria – UFSM | ★ ★ ★ ★ ★ |
(SP) Botucatu – Unesp | ★ ★ ★ ★ ★ |
(SP) Jaboticabal – Unesp | ★ ★ ★ ★ ★ |
(SP) Piracicaba – USP | ★ ★ ★ ★ ★ |
*Dados do Guia do Estudante Profissões Vestibular 2014
Curso
Os dois primeiros anos mesclam matérias das áreas de Ciências Biológicas e Exatas, como biologia, bioquímica e estatística. Nos três anos seguintes, o forte são as disciplinas profissionalizantes, ministradas nas subáreas de engenharia rural, ciência do solo, agricultura e engenharia florestal, entre outras. Boa parte da carga horária é dedicada a aulas práticas em laboratórios e fazendas experimentais. O estágio é obrigatório, assim como o trabalho de conclusão de curso. Atenção: embora a maioria dos cursos tenha o nome de Agronomia, o profissional formado é chamado de engenheiro agrônomo.
Duração média: cinco anos.
Outros nomes: Agroecologia; Biossistemas (eng. agron.); Ciência e Tecnologia (agronomia); eng. Agron.
A Ufopa oferece um bacharelado interdisciplinar (BI) em Agroecologia, em Santarém (PA). Após três anos e meio, o aluno conclui o curso e tem a opção de cursar Agronomia, Engenharia Florestal ou Zootecnia (mais dois anos e meio), saindo com dois diplomas.
Duração média: cinco anos.
Outros nomes: Agroecologia; Biossistemas (eng. agron.); Ciência e Tecnologia (agronomia); eng. Agron.
A Ufopa oferece um bacharelado interdisciplinar (BI) em Agroecologia, em Santarém (PA). Após três anos e meio, o aluno conclui o curso e tem a opção de cursar Agronomia, Engenharia Florestal ou Zootecnia (mais dois anos e meio), saindo com dois diplomas.
O que você pode fazer
Administração rural
Gerenciar unidades de produção de propriedades rurais, desde o planejamento das compras até o gerenciamento de equipamentos e recursos humanos.
Defesa sanitária
Combater pragas e prevenir doenças em lavouras e rebanhos.
Economia e administração Agroindustrial
Planejar e gerenciar as operações de distribuição e venda de produtos agrícolas. Coordenar programas de crédito rural para cooperativas e pequenos produtores.
Engenharia rural
Projetar obras em propriedades rurais, como nivelamento do solo e montagem de sistemas de irrigação.
Ensino
Lecionar em escolas públicas ou particulares de educação profissional ou em faculdades.
Fitotecnia
Acompanhar o cultivo e a colheita de safras, buscando aumentar a produtividade por meio da seleção de sementes, do emprego de adubos e do combate a pragas.
Indústria e comercialização de alimentos
Supervisionar a estratégia de preços de alimentos de origem animal e vegetal.
Manejo ambiental
Explorar racionalmente os recursos naturais, visando à preservação do meio ambiente, em atividades como elaboração de relatórios de impacto ambiental, manejo de dejetos, avaliação da aptidão das terras, saneamento de propriedades rurais, recuperação de terras degradadas e coordenação de projetos de reflorestamento.
Melhoramento animal e vegetal
Realizar pesquisas e desenvolver técnicas visando à melhoria da produção.
Produção agroindustrial
Gerenciar o processo de industrialização de produtos agrícolas, controlando a qualidade final da produção. Pesquisar novas tecnologias e produtos.
Silvicultura
Recuperar matas devastadas e cuidar do plantio e do manejo de áreas de reflorestamento. Preparar relatórios de impacto ambiental.
Solos
Preservar a fertilidade e controlar as propriedades físicas dos solos, prescrevendo seu manejo.
Zootecnia
Controlar a produção de pastagens e grãos utilizados na agropecuária e planejar a criação dos rebanhos.