Cultura material é o aspecto físico cultural presente nos objetos e na arquitetura que cercam as pessoas. Isto inclui o uso, o consumo, a criação e o comércio de objetos, bem como os comportamentos, normas e rituais em que estes objetos criam ou então participam.
O termo é comumente usado em estudos arqueológicos e antropológicos, focalizando especificamente as evidências materiais que podem ser atribuídas à culturas no passado ou no presente.
Os estudos de cultura material são um campo interdisciplinar que trata das relações entre as pessoas e as suas “coisas”: o fazer, a história, a preservação e a interpretação dos objetos.
A cultura material baseia-se em teoria e prática das ciências sociais e humanas, como história da arte, arqueologia, antropologia, história, preservação histórica, folclore, crítica literária e estudos de museus, entre outros.
Qualquer coisa, desde construções e elementos arquitetônicos até livros, jóias ou escovas de dentes, podem ser consideradas como cultura material.
Valor Material
Pesquisas em várias áreas investigaram as razões para se perceber um objeto com significado. Razões comuns para esta avalialção material estão em seu valor monetário e / ou sentimental.
Uma teoria relacionada bem conhecida é a teoria de posse ou dotação de Kahneman. De acordo com Kahneman, as pessoas avaliam objetos que possuem com maior valor do que avaliariam o mesmo objeto se elas não o possuíssem. A ocorrência do efeito de posse ou dotação pode ser percebido nas pessoas assim que o item é adquirido e sua intensidade aumenta ao longo do tempo.
Outra maneira pela qual o objetos materiais podem conter significado e valor é através da comunicação entre as pessoas, assim como outras formas de comunicação, como fala, toque e gesto.
Um objeto pode mediar mensagens entre o tempo e / ou espaço entre pessoas que não estão juntas. Uma obra de arte, por exemplo, pode transferir uma mensagem do criador para o espectador e compartilhar uma imagem, um sentimento ou uma experiência.
O objetos materiais podem conter memórias e experiências mútuas ao longo do tempo e influenciar pensamentos e sentimentos. Um estudo descobriu que casais que têm mais itens que foram adquiridos em conjunto e mais itens favoritos entre eles tiveram relacionamentos de melhor qualidade.
Pesquisadores das áreas de sociologia, psicologia e antropologia também estudaram o fenômeno do ato de dar presentes. Presentear é fenômeno universal que contém um significado emocional usando a cultura material. De acordo com Schieffelin, “presentear é um veículo de obrigação social e manobra política”.
Mauss define o presente como a criação de um vínculo especial entre o doador e o receptor. De acordo com Mauss, o doador nunca deixa o presente, mas torna-se parte do futuro do receptor, inserindo o presente em sua vida. Um presente leva, em algum momento, a outro presente em resposta, o que cria um vínculo recíproco especial entre as pessoas.