Exame Nacional do Ensino Médio – Enem – é um padronizado exame nacional brasileiro não obrigatório realizado pelo Ministério da educação e que avalia o desempenho estudantil dos estudantes do ensino médio no Brasil e, consequentemente: a qualidade do ensino no país em cada ano.
A prova foi criada em 1998, sendo usada inicialmente para avaliar a qualidade da educação nacional. Teve sua segunda versão iniciada em 2009, com aumento do número de questões e utilização da nova prova em substituição ao modelo anterior.
O ENEM é o exame mais importante do gênero em todo território Brasileiro, contando com mais de 5 milhões de candidatos (5.513.662), de 1.661 cidades, inscritos em sua última edição de 2018, e o segundo maior de todo o mundo, perdendo apenas para o vestibular da China.
Depois de 2009 sua importância para os estudantes que querem cursar uma faculdade tem aumentado mais ainda, uma vez que o exame passou a ser utilizado tanto como teste de admissão para a matrícula em 23 universidades federais e 26 instituições de ensino, bem como para a certificação para o ensino médio.
Seu resultado serve para acesso ao ensino superior em universidades públicas brasileiras através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).
O teste também pode ser utilizado por pessoas que desejam obter pontos no Programa Universidade para Todos – ProUni -, um programa de bolsas federal que concede bolsas de estudo integral ou parcial em universidades particulares .
Ou para obtenção de financiamento através do Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior).
Em 2015 também a USP passou a utilizar o resultado do ENEM, em substituição a FUVEST, como critério de ingressão em alguns de seus cursos: 1.499 das 11.057 vagas do vestibular 2016 foram preenchidas por meio da nota do Enem 2015. E até o presente momento USP continua usando, além da fuvest, os resultados do SiSU/Enem para ingresso nas suas diversas graduações.
A Prova
O exame é realizado anualmente e tem duração de dois dias, contém 180 questões objetivas (divididas em quatro grandes áreas) e uma questão de redação.
Até 2008, o exame consistia em duas partes:
- um teste de múltipla escolha de 63 perguntas sobre vários assuntos (português, história, geografia, matemática, física, química e biologia); e
- uma Redação;
Desde 2009, o exame passou a ser composto por 180 questões de múltipla escolha, distribuídas igualmente em quatro áreas do conhecimento:
- Linguagens, códigos e tecnologias relacionadas (além da criação de uma Redação);
- Ciências humanas e tecnologias relacionadas;
- Ciências naturais e tecnologias relacionadas ; e
- Matemática e suas tecnologias;
Devido extenso programa do teste, que é aplicada em dois dias consecutivos, a primeira parte conta com uma duração de até 270 minutos (4 horas e 30 minutos), e a segunda parte de até 330 minutos (5 horas e 30 minutos).
Dia | Duração | Disciplinas | Questões |
---|---|---|---|
1º | 4h 30m | Ciências Naturais (Biologia, Física e Química) | 45 |
Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) | 45 | ||
2º | 5h 30m | Linguagens e Códigos (Língua Portuguesa, Literatura, Inglês, Educação Física, Tecnologia da informação e Comunicação) | 45 |
Matemática (Math, Geometria) | 45 | ||
Redação | 1 |
ENEM como Vestibular
Mesmo que o seu objetivo principal seja o exame nacional de avaliação dos alunos do ensino médio, os alunos que prestam o teste podem usar seus pontos para ser admitidos em universidades, embora não sejam todas as universidades que aceitam o resultado do enem como o único exame de admissão.
Normalmente as instituições privadas, tais como a PUC -Rio, uma das maiores universidades privadas nacional, aceitam o Enem como um exame de admissão.
Outras, como a Universidade de São Paulo (USP) e a Faculdade Cásper Líbero, usam a pontuação do aluno como complemento para as suas credenciais de admissão em seus cursos superiores -dependendo do desempenho do aluno, é claro.
Desde 2009, a maioria das universidades federais brasileiras têm utilizado o ENEM como uma parte de seus exames de admissivos, ou mesmo como a totalidade de seus processos de seleção, o tomando integralmente como seu exame vestibular, ou como forma de seleção de potenciais candidatos.
ENEM como Certificado do Ensino Médio
Desde de 2009, o exame serve também como certificação de conclusão do ensino médio em cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA), antigo supletivo, substituindo o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).
Provas Anteriores e Gabaritos
Provas:
- Todas Provas Anteriores do ENEM
- Gabaritos de todas provas passadas do ENEM
Simulados
- Simulados Online de Provas do ENEM
Matérias
O conteúdo das provas do Enem é definido a partir de matrizes de referência em quatro áreas do conhecimento:
- Linguagens, códigos e suas tecnologias, que abrange o conteúdo de Língua Portuguesa (Gramática e Interpretação de Texto), Língua Estrangeira Moderna, Literatura, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação.
- Matemática e suas tecnologias.
- Ciências da Natureza e suas tecnologias, que abrange os conteúdos de Química, Física e Biologia.
- Ciências Humanas e suas tecnologias, que abrange os conteúdos de Geografia, História, Filosofia, Sociologia e conhecimentos gerais.
Redação
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Eixos Cognitivos
(comuns a todas as áreas de conhecimento)
- Dominar linguagens (DL): dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa.
- Compreender fenômenos (CF): construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico- geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.
- Enfrentar situações-problema (SP): selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema.
- Construir argumentação (CA): relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente.
- Elaborar propostas (EP): recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.