O conteúdo programático abrangido no exame vestibular da FUVEST para a matéria de BIOLOGIA é subdividido em 4 grandes partes conforme detalhando abaixo: Biologia Celular, A Continuidade da vida na terra, A Diversidade da vida na terra, Os seres vivos e o ambiente, e para que o candidato tenha um bom desempenho e esteja apto a passar na fuvest, ele deverá ter um suficiente domínio sobre os tópicos aqui elaborados.
O candidato deve ter conhecimentos fundamentais em Biologia que possibilitem compreender a vida como manifestação de sistemas organizados e integrados, em constante interação com o ambiente físico-químico; deve reconhecer que tais sistemas se perpetuam por meio da reprodução e se modificam no tempo em função de fatores evolutivos, originando a diversidade de organismos e as intrincadas relações de dependência entre eles.
Espera-se que o candidato conheça os fundamentos básicos da investigação científica, reconheça a ciência como uma atividade humana em constante transformação, fruto da conjunção de fatores sociais, políticos, econômicos, culturais, religiosos e tecnológicos, compreenda e interprete impactos do desenvolvimento científico e tecnológico na sociedade e no ambiente.
O exame de Biologia avaliará a formação do candidato considerando o acima exposto e os conhecimentos específicos contidos no programa a seguir, sem valorizar a extensa memorização da terminologia biológica, nem detalhes dos processos bioquímicos.
Biologia Celular
Estrutura e fisiologia da célula
O candidato deve:
- (a) reconhecer a célula como unidade da vida, como um sistema organizado em que ocorrem as reações químicas vitais, catalisadas por enzimas;
- (b) reconhecer que esse sistema está em constante interação com o ambiente, realizando trocas controladas pela membrana celular, transformando materiais e incorporando-os como seus principais constituintes (proteínas, glicídios, lipídios, ácidos nucléicos, vitaminas e água);
- (c) distinguir os dois tipos fundamentais de célula (procariótica e eucariótica), reconhecendo a existência de organelas celulares com funções específicas;
- (d) reconhecer a existência de processos de manutenção/reprodução da célula, compreendendo como o material genético controla o funcionamento celular;
- (e) reconhecer a mitose como um processo fundamental para a correta distribuição do material genético para as células-filhas e a importância do citoesqueleto e da organização cromossômica nesse processo.
Tópicos:
- Estrutura e função das principais substâncias orgânicas e inorgânicas que compõem as células vivas
- proteínas
- glicídios
- lipídios
- ácidos nucléicos
- vitaminas
- água e nutrientes minerais essenciais
- Organização básica de células procarióticas e eucarióticas
- Fisiologia celular
- transporte através da membrana plasmática e endocitose
- funções das organelas celulares
- citoesqueleto e movimento celular
- núcleo e seu papel no controle das atividades celulares
- Ciclo de vida das células: interfase e mitose
- A hipótese da origem endossimbiótica de mitocôndrias e plastos
A Continuidade da Vida na Terra
Hereditariedade e natureza do material hereditário
O candidato deve:
- (a) compreender as relações entre DNA, gene e cromossomo, reconhecendo que genes são segmentos discretos de moléculas de DNA com informações genéticas codificadas em sua seqüência de bases nitrogenadas;
- (b) relacionar a segregação e a segregação independente com os eventos cromossômicos que ocorrem na meiose;
- (c) compreender como as informações genéticas codificadas no DNA fornecem instruções para a fabricação de proteínas e como estas, ao definirem a estrutura e o funcionamento das células, determinam as características dos organismos;
- (d) conhecer o princípio básico de duplicação do DNA e que este pode estar sujeito a erros – mutações – que originam novas versões (alelos) do gene afetado;
- (e) compreender que mutações ocorridas em células germinativas podem ser passadas para as gerações futuras;
- (f) conhecer o emprego tecnológico da transferência de genes, reconhecendo que a manipulação laboratorial do DNA permite a identificação de indivíduos, o estabelecimento de relações de parentesco entre eles e a transferência de genes entre organismos de espécies diversas, originando os chamados transgênicos;
- (g) saber avaliar as vantagens e desvantagens dos avanços das técnicas de clonagem, de manipulação do DNA e dos “Projetos Genoma”, considerando valores éticos, morais, religiosos, ecológicos e econômicos
Tópicos:
- As bases moleculares da hereditariedade
- estrutura do DNA
- código genético e síntese de proteínas
- mutação gênica e a origem de novos alelos
- Fundamentos da Genética Clássica
- conceito de gene e de alelo
- as leis da segregação e da segregação independente
- relação entre genes e cromossomos
- meiose e sua relação com a segregação e com a segregação independente
- conceito de genes ligados
- padrão de herança de genes ligados ao cromossomo sexual
- Manipulação genética e clonagem
- aspectos:
- éticos
- ecológicos
- econômicos.
- aspectos:
Processos de evolução orgânica
O candidato deve:
- (a) reconhecer a evolução como teoria unificadora dos conhecimentos biológicos, compreendendo a mutação como a fonte primária de variabilidade genética e a seleção natural como principal força direcionadora da evolução;
- (b) compreender a evolução como um processo relativo à população e não a indivíduos, compreendendo o papel do isolamento reprodutivo na especiação;
- (c) conhecer os eventos marcantes da história da vida na Terra em sua dimensão espaçotemporal: origem da vida, evolução dos processos de obtenção de energia, surgimento da condição eucariótica e da multicelularidade, diversificação dos seres vivos no ambiente aquático e conquista do ambiente de terra firme, reconhecendo os fósseis como evidência da evolução;
- (d) reconhecer a espécie humana como resultado do processo evolutivo.
Tópicos:
- Ideias fixista, lamarkista e darwinista como
- tentativas científicas para explicar a diversidade de seres vivos, influenciadas por fatores:
- sociais
- políticos
- econômicos
- culturais
- religiosos
- tecnológicos
- tentativas científicas para explicar a diversidade de seres vivos, influenciadas por fatores:
- Teoria sintética da evolução
- mutação e recombinação como fontes de variabilidade genética
- seleção natural
- Isolamento reprodutivo e formação de novas espécies
- Grandes linhas da evolução
- conceito de tempo geológico
- documentário fóssil
- origem da vida
- origem e evolução dos grandes grupos de seres vivos
- origem e evolução da espécie humana
A Diversidade da Vida na Terra
Vírus, bactérias, protistas e fungos
O candidato deve:
- (a) reconhecer os vírus como parasitas intracelulares dependentes do metabolismo da célula hospedeira para se reproduzir;
- (b) compreender a etiologia, os modos de transmissão e a importância da prevenção de doenças causadas por vírus (gripe, poliomielite, sarampo, varíola, febre amarela, dengue);
- (c) conhecer a importância econômica e ecológica das bactérias;
- (d) conhecer os modos de transmissão e prevenção de doenças causadas por bactérias e os princípios de tratamentos por antibióticos;
- (e) caracterizar algas como organismos autotróficos fotossintetizantes e compreender sua importância ecológica;
- (f) conhecer os ciclos de vida dos protozoários parasitas do ser humano para propor medidas profiláticas adequadas;
- (g) conhecer o papel ecológico desempenhado pelos fungos e sua importância econômica na alimentação e na indústria.
Tópicos:
- Características gerais e aspectos básicos da reprodução dos / das:
- vírus
- bactérias
- protistas
- fungos
- Importância ecológica e econômica desses organismos
- Prevenção das principais doenças humanas causadas por esses seres
Plantas
O candidato deve:
- (a) conhecer as adaptações morfológicas e os ciclos de vida dos principais grupos de plantas, sem se deter na memorização dos detalhes de cada um, e relacionar a evolução dos processos reprodutivos com a adaptação das plantas ao ambiente terrestre;
- (b) conhecer a organização básica do corpo de uma angiosperma, considerando a morfologia externa da raiz, do caule e da folha, sem detalhes histológicos da morfologia interna, compreendendo o significado evolutivo do surgimento da flor, do fruto e da semente;
- (c) conhecer os aspectos fundamentais do desenvolvimento das angiospermas e compreender como elas obtêm água e sais minerais, realizam fotossíntese, transportam e armazenam nutrientes, relacionando os principais fatores ambientais e hormonais que interferem nesses processos.
Tópicos:
- Características gerais de:
- briófitas
- pteridófitas
- gimnospermas
- angiospermas.
- Evolução das plantas e adaptações morfológicas e reprodutivas ao ambiente terrestre
- Angiospermas:
- organização morfológica básica
- crescimento e desenvolvimento
- nutrição e transporte
- reprodução
Animais
O candidato deve:
- (a) reconhecer que todos os animais estão sujeitos aos mesmos problemas para sua sobrevivência, tais como, recepção de estímulos do meio, integração e resposta, obtenção, transformação e distribuição de alimento, trocas gasosas, equilíbrio de água e sais em seus corpos, remoção de produtos finais do metabolismo de proteínas e perpetuação da espécie;
- (b) conhecer os ciclos de vida dos principais animais parasitas do ser humano de modo a compreender as medidas profiláticas para se evitarem essas parasitoses.
Tópicos:
- Comparação dos principais grupos de animais (listados abaixo) quanto à alimentação, locomoção, respiração, circulação, excreção, osmorregulação e reprodução, relacionando essas características aos respectivos hábitats:
- poríferos
- cnidários
- platelmintes
- nemátodas
- moluscos
- anelídeos
- artrópodes
- equinodermos
- peixes
- anfíbios
- répteis
- aves
- mamíferos
- Ciclos de vida dos principais animais parasitas do ser humano e medidas profiláticas
A espécie humana
O candidato deve:
- (a) reconhecer o organismo humano como um sistema organizado e integrado ao ambiente, sujeito aos mesmos problemas básicos de sobrevivência que os outros animais;
- (b) compreender os princípios básicos que regem a digestão, a absorção e o transporte de nutrientes, a função cardíaca e a circulação do sangue e da linfa, as funções do sangue e da linfa, a imunidade, a função renal e a regulação de água e sais, a ventilação pulmonar, as trocas gasosas e o transporte de gases, a interação músculo-esqueleto na estruturação do corpo e na realização de movimentos, e o mecanismo da contração muscular;
- (c) compreender os sistemas nervoso, sensorial e hormonal como os responsáveis pelo controle das funções vitais: organização funcional do sistema nervoso, impulso nervoso e transmissão sináptica, receptores sensoriais (audição, visão, olfação, gustação) e receptores mecânicos, principais glândulas endócrinas, seus hormônios e suas funções;
- (d) conhecer os sistemas genitais masculino e feminino, compreender o controle hormonal dos eventos ovarianos e uterinos no ciclo menstrual, os modos de ação e as vantagens e desvantagens dos métodos contraceptivos, assim como as principais doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), os modos de transmissão e a importância da prevenção;
- (e) compreender a saúde humana como bem estar físico, social e psicológico, reconhecendo a importância de procedimentos individuais, coletivos e institucionais na preservação da saúde individual e coletiva.
Tópicos:
- Estrutura básica e fisiologia dos sistemas
- tegumentar
- muscular
- esquelético
- respiratório
- digestório
- cardiovascular
- imunitário
- urinário
- endócrino
- nervoso
- sensorial
- genital
- Nutrição: requisitos nutricionais fundamentais e desnutrição
- Reprodução
- game togênese
- concepção
- contracepção
- gravidez
- parto
- regulação neuro-endócrina da reprodução
- doenças sexualmente transmissíveis
- Saúde
- conceito e indicadores (expectativa de vida e índice de mortalidade infantil)
- determinantes sociais do processo saúde-doença
- endemias e epidemias (aspectos conceituais)
- a importância do(a) / s:
- controle ambiental
- saneamento básico
- vigilância sanitária
- epidemiológica
- serviços de assistência à saúde
- consumo de drogas e saúde
Os Seres Vivos e o Ambiente
Populações, comunidades e ecossistemas
O candidato deve:
- (a) compreender a complexa inter-relação dos organismos nas cadeias e teias alimentares, reconhecendo a importância da fotossíntese na manutenção da vida na Terra;
- (b) compreender a dimensão espaço-temporal do estabelecimento dos ecossistemas e as relações entre as diferentes espécies de uma comunidade;
- (c) reconhecer os grandes biomas terrestres: tundra, taiga, campos e desertos e os principais ecossistemas brasileiros: florestas, cerrados, caatingas, campos, manguezais e complexo pantaneiro.
Tópicos:
- O fluxo de energia e os ciclos da matéria nos ecossistemas
- Dinâmica das populações e das comunidades biológicas
- crescimento
- interações
- equilíbrio
- sucessão.
- Características gerais dos principais biomas terrestres e dos ecossistemas brasileiros
Ecologia humana
O candidato deve:
- (a) analisar o crescimento populacional humano e avaliar as perspectivas futuras, considerando a produção de alimentos, o uso do solo, a disponibilidade de água potável, o problema do esgoto, do lixo e da poluição;
- (b) reconhecer a necessidade de manejo adequado dos recursos naturais.
Tópicos:
- O crescimento da população humana e a utilização dos recursos naturais, sob aspectos históricos e perspectivas.
- Alterações provocadas nos ecossistemas pela atividade humana:
- erosão e desmatamento
- poluição do ar
- poluição da água
- poluição do solo
- perda de hábitats
- extinção de espécies biológicas
- O problema do:
- lixo, armazenamento e reciclagem
- esgoto e o tratamento da água