O conteúdo programático abrangido no exame vestibular da FUVEST para a matéria de FÍSICA dividido em 5 grandes partes e subdividido em 13 tópicos, conforme detalhando abaixo: MECÂNICA, TERMODINÂMICA, ONDAS, SOM E LUZ, ELETROMAGNETISMO e INTERAÇÕES, MATÉRIA E ENERGIA. Para que o candidato tenha um bom desempenho e esteja apto(a) a passar na fuvest, ele(a) deverá ter um suficiente domínio sobre os tópicos aqui descritos.
As questões de Física terão como objetivo avaliar a compreensão física do mundo natural e tecnológico, desenvolvida pelo candidato, com especial ênfase aos temas e aspectos de maior significado para sua participação e atuação no mundo contemporâneo.
Espera-se que ele demonstre domínio de conhecimento e capacidade de reflexão investigativa, em situações que tenham dimensão tanto prática, quanto conceitual ou sócio-cultural. Dessa forma, seu conhecimento físico não deverá reduzir-se à memorização ou ao uso automatizado de fórmulas, mas deverá incluir a compreensão das relações nelas expressas, enfatizandose a visão de mundo que os conceitos, leis e princípios físicos proporcionam.
Seu conhecimento físico deve ser entendido como um instrumento para a compreensão do mundo que o rodeia.
Na 1ª fase, o objetivo é avaliar um conhecimento físico com maior ênfase em seus aspectos prático e qualitativo, que se deve esperar de qualquer cidadão universitário, independente de sua futura área de formação.
Na 2ª fase, deverá ser avaliada ainda uma competência investigativa mais aprofundada, além de um maior domínio do instrumental físico e de abordagens quantitativas.
A compreensão dos temas específicos de Física deverá ser avaliada num contexto em que estejam incluídos:
- Reconhecimento de grandezas significativas para a interpretação de fenômenos físicos presentes em situações cotidianas, experimentos simples, fenômenos naturais ou processos tecnológicos. Significado das grandezas físicas, além dos procedimentos, unidades e instrumentos de medida correspondentes. Noção de ordem de grandeza, relações de proporcionalidade e escala.
- Compreensão dos princípios gerais e leis da Física, seus âmbitos e limites de aplicabilidade. Utilização de modelos adequados (macroscópicos ou microscópicos) para a interpretação de fenômenos e previsão de comportamentos. Utilização de abordagens com ênfase fenomenológica, especialmente em temas mais complexos.
- Domínio da linguagem física, envolvendo representação gráfica, formulação matemática e/ou linguagem verbal-conceitual para expressar ou interpretar relações entre grandezas e resultados de experiências. IV. Reconhecimento da construção da Física, enquanto um processo histórico. Contribuição da construção da Física para o desenvolvimento tecnológico e sua dimensão sócio-cultural.
-Todo o conteúdo programático cobrado no exame vestibular da FUVEST para a matéria de FÍSICA é o seguinte:
A – MECÂNICA
1 – Movimento, Forças e Equilíbrio
- 1.1 Movimento:
- deslocamento
- velocidade (escalar e vetorial)
- aceleração (escalar e vetorial)
- 1.2 Forças modificando movimentos:
- variação da quantidade de movimento
- impulso de uma força
- relação entre força e aceleração
- 1.3 Inércia e sua relação com sistemas de referência
- 1.4 Conservação da quantidade de movimento (escalar e vetorial). Forças de ação e reação
- 1.5 Força peso, força de atrito, força elástica, força centrípeta
- 1.6 Composição de forças, momento de força e máquinas simples
- 1.7 Condições de equilíbrio, centro de massa
- 1.8 Descrição de movimentos:
- movimento linear uniforme
- movimento uniformemente variado
- movimento bidimensional (composição de movimmovimentos);
- movimento circular uniforme
2 – Energia Mecânica e sua Conservação
- 2.1 Trabalho de uma força. Potência
- 2.2 Energia cinética. Trabalho e variação de energia cinética
- 2.3 Sistemas conservativos:
- energia potencial
- conservação de energia mecânica
- 2.4 Sistemas dissipativos:
- conservação da energia total
3 – O Sistema Solar e o Universo
- 3.1 O Sistema Solar: evolução histórica de seus modelos.
- 3.2 Lei da Gravitação Universal.
- 3.3 Movimento dos corpos celestes, satélites e naves no espaço.
- 3.4 Campo gravitacional. Significado de g.
- 3.5 O surgimento do Universo e sua evolução.
4 – Fluidos
- 4.1 Pressão em líquidos e sua transmissão nesses fluidos.
- 4.2 Pressão em gases. Pressão atmosférica.
- 4.3 Empuxo e condições de equilíbrio em fluidos.
- 4.4 Vazão e continuidade em regimes de fluxo constante.
B – TERMODINÂMICA
5 – Propriedades e Processos Térmicos
- 5.1 Calor, temperatura e equilíbrio térmico
- 5.2 Propriedades térmicas dos materiais:
- calor específico (sensível)
- dilatação térmica
- condutividade térmica
- calor latente (mudanças de fase)
- 5.3 Processos de transferência de calor
- 5.4 Propriedades dos Gases Ideais
- 5.5 Interpretação cinética da temperatura e escala absoluta de temperatura
6 – Calor e Trabalho
- 6.1 Conservação da energia:
- equivalente mecânico do calor
- energia interna
- 6.2 Máquinas térmicas e seu rendimento
- 6.3 Irreversibilidade e limitações em processos de conversão calor/ trabalho
C – ONDAS, SOM E LUZ
7 – Fenômenos Ondulatórios
- 7.1 Ondas e suas características
- 7.2 Ondas mecânicas: propagação, superposição e outras características
- 7.3 Som: propagação e outras características
- 7.4 Luz: propagação, trajetória e outras características
- 7.5 Reflexão, refração, difração e interferência de ondas
- 7.6 Luz: natureza eletromagnética, cor, dispersão
8 – Instrumentos Óticos
- 8.1 Imagens obtidas por lentes e espelhos: reflexão e refração.
- 8.2 Instrumentos óticos simples (incluindo o olho humano e lentes corretivas).
D – ELETROMAGNETISMO
9 – Cargas e Campos Eletrostáticos
- 9.1 Carga elétrica: quantização e conservação
- 9.2 Campo e potencial elétrico
- 9.3 Interação entre cargas: força e energia potencial elétrica
- 9.4 Eletrização; indução eletrostática
10 – Corrente Elétrica
- 10.1 Corrente Elétrica: abordagem macroscópica e modelo microscópico
- 10.2 Propriedades elétricas dos materiais: condutividade e resistividade; condutores e isolantes
- 10.3 Relação entre corrente e diferença de potencial (materiais ôhmicos e não ôhmicos). Circuitos simples.
- 10.4 Dissipação de energia em resistores. Potência elétrica.
11- Eletromagnetismo
- 11.1 Campos magnéticos e ímãs. Campo magnético terrestre.
- 11.2 Correntes gerando campos magnéticos (fios e bobinas).
- 11.3 Ação de campos magnéticos: força sobre cargas e correntes.
- 11.4 Modelo microscópico para ímãs e propriedades magnéticas dos materiais.
- 11.5 Indução eletromagnética. Princípio de funcionamento de eletroímãs, transformadores e motores. Noção de corrente alternada.
- 11.6 Fontes de energia elétrica:
- pilhas
- baterias
- geradores
12 – Ondas Eletromagnéticas
- 12.1 Ondas eletromagnéticas: fontes, características e usos das diversas faixas do espectro eletromagnético.
- 12.2 Modelo quali tativo para transmissão e recepção de ondas eletromagnéticas.
- 12.3 Descrição quali tativa do funcionamento de comunicadores (rádios, televisores, telefones).
E – INTERAÇÕES, MATÉRIA E ENERGIA
13 – Interações, Matéria e Energia
- 13.1 Interações fundamentais da natureza: identificação, comparação de intensidades e alcances.
- 13.2 Estrutura da matéria. Modelo atômico: sua utilização na explicação da interação da luz com diferentes meios. Conceito de fóton. Fontes de luz.
- 13.3 Estrutura nuclear: constituição dos núcleos, sua estabilidade e vida média. Radioatividade, fissão e fusão. Energia nuclear.
- 13.4 Riscos, benefícios e procedimentos adequados para o uso de radiações.
- 13.5 Fontes de energia, seus usos sociais e eventuais impactos ambientais.