Para passar na fuvest, naquilo que se refere as disciplinas de português, literatura e redação o candidato deve ter o pleno domínio de 4 pontos-chave destas disciplinas interdependentes:
- Língua Portuguesa
- Literatura Portuguesa
- Literatura Brasileira
- Redação
Língua Portuguesa
A prova de Português visa a avaliar a capacidade do candidato para ler, compreender e interpretar criticamente textos de toda natureza (literários e não literários), bem como a capacidade para mobilizar conhecimentos linguísticos na produção de textos que atendam aos requisitos de adequação, correção, coesão e coerência.
O candidato deve, portanto, dominar a norma culta da língua escrita, reconhecer outras variedades linguísticas, assim como possuir um certo repertório de leituras de textos literários, no nível próprio do concluinte do Ensino Médio.
No que se refere aos conhecimentos linguísticos, tais competências supõem que o candidato domine os conteúdos dos itens seguintes:
- Níveis de significação do texto:
- significação explícita e significação implícita
- denotação e conotação.
- Distinção entre variedades do português
- Norma ortográfica
- Morfossintaxe das classes de palavras:
- flexão nominal;
- flexão verbal: expressão de tempo, modo, aspecto e voz; correlação de tempos e modos;
- elementos estruturais e processos de formação das palavras;
- concordância nominal e verbal;
- regência nominal e verbal;
- pronomes;
- advérbios;
- conectivos: função sintática e valores lógico-semânticos.
- Processos de organização da frase:
- coordenação e subordinação;
- reorganização de orações e períodos.
- Citação de discursos: direto, indireto e indireto livre.
- Organização do texto:
- dissertação: fato e demonstração; argumento e inferência / relações lógicas;
- narração: sequenciação de eventos; temporalidade; causalidade;
- descrição: simultaneidade / espacialidade na ordenação dos elementos descritores.
- Estratégias de articulação do texto:
- coesão lexical, referencial e articulação de enunciados de qualquer extensão;
- paragrafação.
- Recursos expressivos:
- ritmo e sonoridade;
- recursos morfológicos, léxicos e sintáticos.
- Intertextualidade.
Literatura Brasileira
No que se refere aos textos literários, espera-se o conhecimento das obras representativas dos diferentes períodos das literaturas brasileira e portuguesa.
O conhecimento desse repertório implica a capacidade de analisar e interpretar os textos, reconhecendo seus diferentes gêneros e modalidades, bem como seus elementos de composição, tanto aqueles próprios da prosa quanto os da poesia.
Implica também a capacidade de relacionar o texto com o conjunto da obra em que se insere, com outros textos e com seu contexto histórico e cultural.
Esse repertório de leituras inclui, entre outras, as abaixo discriminadas:
- a) Barroco:
- Gregório de Matos (Poesia satírica e poesia lírico-amorosa).
- b) Arcadismo:
- Cláudio Manuel da Costa (Sonetos);
- Tomás Antônio Gonzaga (Marília de Dirceu).
- c) Romantismo:
- Gonçalves Dias (Poesias);
- Álvares de Azevedo (Noite na taverna, Lira dos vinte anos);
- Castro Alves (Espumas flutuantes, Os escravos);
- José de Alencar (Iracema, O guarani, Senhora);
- Manuel Antônio de Almeida (Memórias de um sargento de milícias).
- d) Realismo – Naturalismo:
- Machado de Assis (Memórias póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba, Dom Casmurro, Papéis avulsos, Histórias sem data);
- Aluísio Azevedo (O cortiço);
- Raul Pompeia (O Ateneu).
- e) Parnasianismo – Simbolismo:
- Raimundo Correia (Sinfonias);
- Cruz e Souza (Broquéis, Últimos sonetos).
- f) Pré-modernismo e Modernismo:
- Lima Barreto (Triste fim de Policarpo Quaresma);
- Mário de Andrade (Lira paulistana, Amar, verbo intransitivo, Macunaíma, Contos novos);
- Oswald de Andrade (Poesias reunidas, Memórias sentimentais de João Miramar);
- Alcântara Machado (Brás, Bexiga e Barra Funda);
- Manuel Bandeira (Estrela da vida inteira).
- g) Tendências contemporâneas:
- 1- Prosa:
- José Lins do Rego (Fogo morto);
- Graciliano Ramos (São Bernardo, Vidas secas);
- João Guimarães Rosa (Sagarana, Primeiras estórias, Manuelzão e Miguilim);
- Jorge Amado (Capitães da areia);
- Clarice Lispector (Perto do coração selvagem, A legião estrangeira, A hora da estrela);
- Pedro Nava (Balão cativo);
- Rubem Braga (Crônicas – Contos);
- Dalton Trevisan (Cemitério de elefantes);
- Rubem Fonseca (Feliz ano novo).
- 2- Poesia:
- Carlos Drummond de Andrade (Alguma poesia, A rosa do povo, Claro enigma);
- João Cabral de Melo Neto (Morte e vida severina, A educação pela pedra);
- Ferreira Gullar (Toda poesia).
- 1- Prosa:
Literatura Portuguesa
- a) Trovadorismo:
- (Cantigas de amigo e Cantigas de amor).
- b) Humanismo:
- Gil Vicente (Farsa de Inês Pereira, Auto da barca do inferno).
- c) Classicismo:
- Camões (Poesia lírica: sonetos; poesia épica: episódios do Concílio dos deuses (I, 20-41), de Inês de Castro (III, 118-135), do Velho do Restelo (IV, 90-104) e do Gigante Adamastor (V, 37-60), de Os Lusíadas).
- d) Barroco:
- Padre Antônio Vieira (Sermão da sexagésima, Sermão da quarta-feira de cinzas).
- e) Arcadismo:
- Bocage (Sonetos).
- f) Romantismo:
- Almeida Garrett (Viagens na minha terra);
- Alexandre Herculano (Eurico, o presbítero);
- Camilo Castelo Branco (Amor de perdição).
- g) Realismo:
- Eça de Queirós (A cidade e as serras, O primo Basílio, A ilustre casa de Ramires, Os Maias).
- Camilo Pessanha (Clepsidra).
- i) Orpheu:
- Mário de Sá Carneiro (poesia: Dispersão e Indícios de Oiro);
- Fernando Pessoa (Poesia ortônima e heterônima).
- j) Modernismo:
- Miguel Torga (Os contos da montanha);
- Vergílio Ferreira (Aparição);
- José Saramago (Memorial do convento);
- Agustina Bessa-Luís (A Sibila).
Lista de Obras Literárias Obrigatórias
Conforme aprovado pelo Conselho de Graduação, em Sessão de 15/12/2011, a lista unificada (USP/UNICAMP) de obras obrigatórias para leitura, em 2013, será:
- Viagens na minha terra – Almeida Garrett;
- Til – José de Alencar;
- Memórias de um sargento de milícias – Manuel Antônio de Almeida;
- Memórias póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis;
- O cortiço – Aluísio Azevedo;
- A cidade e as serras – Eça de Queirós;
- Vidas secas – Graciliano Ramos;
- Capitães da areia – Jorge Amado;
- Sentimento do mundo – Carlos Drummond de Andrade.
Observações Gerais
Na 1ª fase, o exame constará de testes de múltipla escolha.
Na 2ª fase, além das questões que requerem respostas discursivas, será solicitada uma redação, cujas especificações se expõem a seguir:
Redação
A redação deverá ser, obrigatoriamente, uma dissertação, na qual se espera que o candidato demonstre capacidade de mobilizar conhecimentos e opiniões, argumentar coerentemente e expressar-se de modo claro, correto e adequado.
Na correção da redação, serão avaliados três aspectos (Tipo de texto e abordagem do tema, Estrutura e Expressão), sendo que a cada um deles poderão ser atribuídos 0, 1, 2, 3 ou 4 pontos.
Tipo de texto e abordagem do tema
Verifica-se aqui se o texto do candidato configura-se como uma dissertação e se atende ao tema proposto.
Pressupõese, então, que o candidato demonstre a habilidade de compreender a proposta de redação e, quando esta contiver uma coletânea, que ele se revele capaz de ler e de relacionar adequadamente os trechos que a integram.
A simples paráfrase da coletânea, da proposta e/ ou das instruções não é, em princípio, um recurso recomendável para o desenvolvimento adequado do tema.
A elaboração de um texto que não seja dissertativo ou a fuga completa ao tema proposto farão com que a redação não seja objeto de avaliação em qualquer outro de seus aspectos, recebendo, portanto, nota zero em sua totalidade.
No que diz respeito ao desenvolvimento, verificar-se-á, além da efetiva progressão temática, também a capacidade crítico-argumentativa que a redação revele.
Estrutura
Avaliam-se aqui, conjuntamente, os aspectos de coesão textual (nas frases, períodos e parágrafos) e de coerência das ideias.
O grau de coerência reflete a capacidade do candidato para relacionar os argumentos e organizá-los de forma a deles extrair conclusões apropriadas e, também, sua habilidade para o planejamento e a construção significativa do texto.
Serão considerados aspectos negativos a cópia ou a simples transposição de elementos da proposta, bem como a presença de contradições entre frases ou parágrafos, a falta de encadeamento das ideias, a circularidade ou quebra da progressão argumentativa, a falta de conclusão ou a presença de conclusões que não decorram do que foi previamente exposto.
Serão tidos também como fatos negativos referentes à coesão, entre outros, o estabelecimento de relações semânticas impróprias entre palavras e expressões, assim como o uso inadequado de conectivos.
Expressão
Avaliam-se nesse item o domínio do padrão culto escrito da língua e a clareza na expressão das ideias. Serão examinados aspectos gramaticais como ortografia, morfologia, sintaxe e pontuação.
Espera-se que o candidato revele competência para expor com precisão os argumentos selecionados para a defesa do ponto de vista adotado e, também, que demonstre capacidade de escolher e utilizar expressivamente o vocabulário, evitando o uso abusivo de clichês ou frases feitas.