A mitose é o processo, no ciclo celular, através do qual uma célula duplica-se em duas células filhas geneticamente idênticas.
Na mitose, os cromossomos no núcleo das células são separados em dois conjuntos idênticos de cromossomos, cada um em seu próprio núcleo.
Em geral, a mitose é seguida imediatamente pela citocinese, que divide o citoplasma, organelos e a membrana celular, e posteriormente pela cariocinese, que divide o núcleo, dividindo a célula em duas células que contêm partes aproximadamente iguais destes componentes celulares.
A mitose e citocinese em conjunto definem a fase mitosica (M) do ciclo celular -a divisão de célula mãe em duas células filhas geneticamente idênticas umas às outras e a sua célula mãe. Isto representa cerca de 20 % do ciclo celular.
A Mitose ocorre apenas em células eucarióticas e o processo varia em diferentes grupos. Por exemplo, animais realizam uma mitose “aberta”, em que o envelope nuclear se decompõe antes de separar os cromossomas, enquanto os fungos, sofrem uma mitose ” fechada” , na qual os cromossomas se dividem dentro de um núcleo celular intacto.
As células procarióticas, que não têm um núcleo, dividem-se através de um processo chamado de fissão binária .
O processo de mitose é rápido e altamente complexo. A seqüência de eventos é dividida em estágios correspondentes à conclusão de um conjunto de atividades e o início do próximo.
Estes estágios são:
- prófase,
- prometáfase,
- metáfase,
- anáfase e
- telófase.
Durante a mitose, os pares de cromátides se condensam e se anexam a fibras que puxam as cromátides irmãs para lados opostos da célula. A célula então se divide em citocinese, para assim produzir duas células-filhas.
Pelo fato da citocinese ocorrer frequentemente em conjunto com a mitose, o termo “mitose” é muitas vezes usado como sinônimo de “fase mitótica”.
No entanto, existem muitas células nas quais mitose e citocinese ocorrem separadamente, formando células individuais com vários núcleos.
As ocorrências mais notáveis deste tipos estão entre os fungos e bolores de lodo, mas encontram-se em vários grupos.
Mesmo em animais, a citocinese e mitose podem ocorrer de forma independente, por exemplo, durante certas fases do desenvolvimento embrionário da mosca da fruta.
Erros na mitose pode matar uma célula através de apoptose ou causar mutações. Determinados tipos de cancer podem surgir a partir de tais mutações.
A mitose foi descoberta nas células da córnea em sapos, coelhos e gatos em 1873, e descrita pela primeira vez pelo histologista polonês Wacław Mayzel em 1875.
O termo é derivado da palavra grega μίτος (mitos) “de fios de teia”.