Você estudante que fez a prova do ENEM 2014 já sabe que está chegando a hora de sair o resultado e também de fazer a sua inscrição no SISU 2015. Mas você sabe quais as Universidades e Institutos Federais, além das Universidades Estaduais que adotaram o ENEM como processo seletivo?
As Universidades Federais do Brasil
O Brasil tem ao todo, 63 Universidades Federais espalhadas de norte a sul do país. Algumas mais conhecidas e muito valorizadas como a UFRJ que hoje é considerada uma das 3 melhores universidades do Brasil e outras um pouco menos conhecidas.
No entanto, mesmo a universidade sendo federal, ou seja, ela é mantida por recursos federais, nem todas adotaram o ENEM como critério de ingresso para os cursos de graduação. Pensando nisso, você sabe quais são as Universidades Federais que não estão na lista do SISU 2015? Somente 5 universidades tem o próprio concurso para o ingresso nos cursos superiores. Veja a seguir quais são essas instituições públicas.
As 5 Universidades Federais que não fazem parte do SiSU
As Universidades Federais que não fazem parte da lista que tem o SISU 2015 como forma de ingresso são:
- Universidade Federal de Rondônia (Unir);
- Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa);
- Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC);
- Universidade Federal de Santa Maria RS (UFSM) e;
- Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
Cada uma dessas instituições possui o seu próprio processo seletivo, no caso o seu próprio vestibular.
Maioria absoluta de Universidades Federais do Brasil usa o ENEM
Como você pode ver, das Universidades Federais do Brasil somente 5 não adotaram o ENEM 2014 como seu processo seletivo, fazendo assim com que o aluno que queira ingressar em uma dessas instituições deva prestar-se a um vestibular próprio. Entretanto, outras 58 Universidades Federais já adotam o SISU como forma de ingresso para os cursos de graduação.
Mas se olhar além das Universidades Federais, temos ainda 70 outras instituições, entre federais (Institutos Federais) e estaduais (Universidades Estaduais) que fazem parte da imensa lista de instituições públicas que adotam o SISU 2015 como seu processo seletivo.
Mais de 205 mil vagas disponíveis
Se você ainda não se convenceu, fique atento, pois para estas 128 instituições de ensino superior que adotaram o SISU 2015 como forma de ingresso, serão disponibilizadas mais de 205 mil vagas para os cursos superiores em diversas áreas de ensino.
Fique atento, pois estas vagas estarão disponíveis a partir do dia 19 de janeiro e as inscrições se encerram no dia 22 de janeiro. Serão apenas 4 dias para você definir o seu futuro em uma instituição pública do país.
[epico_capture_sc id=”1260″]
The post 5 Universidades Federais que não fazem parte do SISU appeared first on Vestibulando ansioso.