O pelotense Guilherme Halal, 20 anos, partiu para a Alemanha em 20 de setembro. Estudante do sexto semestre de Administração da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), ele passará seis meses estudando Business Administration na European University Viadrina.
Guilherme diz ter optado pela Alemanha em razão da importância internacional do país. Antes de embarcar, o estudante precisou investir em cursos de línguas. Para não ter problemas na comunicação, estudou alemão e inglês por dois meses.
Morando em Frankfurt (Oder), no norte da Alemanha, diz perceber alguma semelhança na atmosfera que se cria no país durante o mês de outubro, época de Oktoberfest, com o espírito que se encontra no Rio Grande do Sul durante a Semana Farroupilha.
Confira, ao lado, o relato de Guilherme sobre como tem sido a experiência, prevista para durar um semestre.
Frankfurt o quê?
Não confunda a pequena Frankfurt (Oder) com a famosa Frankfurt am Main. A primeira, onde Guilherme estuda, é uma cidade de aproximadamente 60 mil habitantes, localizada no estado de Brandenburg, no norte da Alemanha, que faz fronteira com a Polônia. Mais de 600 quilômetros ao sul, no estado de Hesse, fica a segunda, que tem cerca de 700 mil habitantes e é um dos principais centros financeiros da Europa.
MINHA EXPERIÊNCIA
Por que a Alemanha
Escolhi a Alemanha por ser um país referência no mundo em termos econômicos e culturais. Vou trocar figurinhas com os melhores do mundo.
Preparação
Fiz dois meses de aulas de alemão, além de aulas diárias de conversação em inglês.
A experiência
Tem sido simplesmente incrível. É difícil responder e descrever a experiência que eu adquiri desde que eu cheguei na Alemanha.
Com os colegas
Estou fazendo contato com pessoas do mundo inteiro. Essa universidade é referência aqui na Alemanha e na Europa, e ela tem pessoas do mundo inteiro.
Diferente do Brasil
Há muita diferença. Aqui, temos que fazer mais por nós mesmos. Antes de irmos para a aula, já temos de saber a matéria que vai ser cobrada no dia. Outra coisa é que, aqui, marcamos quando queremos fazer a prova e o exame. Claro, tem uma data limite, mas quem marca é a gente.
Expectativas
Na minha opinião, a tendência é ficar melhor ainda. Vou conhecer mais pessoas e viajar mais, aprender mais sobre a cultura deles. Resumindo, só tem o que melhorar.
Oktoberfest
O país fica parecido com o Rio Grande do Sul na Semana Farroupilha. Vi várias pessoas nas ruas com trajes típicos e, em vários lugares, tem Oktoberfest, com muito chopp e linguiça.
Para meu futuro próximo, quero aprender bem o alemão, ficar fluente. E pretendo fazer pós, mestrado ou PhD, fora do Brasil.