Realizada em convênio da USP com a Escola Técnica Roberto Marinho (ETEC/RM), uma campanha busca dar visibilidade ao debate sobre o lixo. A iniciativa teve o apoio do Programa de Pré‐Iniciação Científica da USP, da Pró‐Reitoria de Pesquisa, que apoia projetos que possibilitam despertar e incentivar o interesse de alunos da rede pública de ensino na pesquisa científica, além de sua convivência com a cultura universitária.
Uma comunicação criativa e original foi desenvolvida por quatro estudantes, um professor da ETEC/RM e pesquisadoras do Laboratório Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas Sociais em Saúde Pública – LIESP, do Departamento em Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP. A produção coletiva “LIXO” é parte da pesquisa “Criatividade e estética na produção audiovisual por jovens: profissionalização e transição para a vida adulta”. Encontram‐se em elaboração mais duas campanhas relacionadas aos temas alimentação e excessos sociais.
A divulgação da campanha, que conta com um spot em vídeo e painéis, deve usar como suporte os totens disponíveis na no campus USP da Capital, telas de televisores das unidades e circuito fechado de comunicação digital metrô e ônibus.
Pela ETEC, participaram os alunos Caio Barrios Medeiros; Eloísa de Almeida Oliveira; João Victor Oliveira; Juliana Vannucchi de Farias e o professor Danillo Santos; e da FSP, as pesquisadoras Gabriela Marques Di Giulio e Maria da Penha Vasconcellos (coordenadora). A arte final é de Marcos Akira Watanabe.
Os cartazes da campanha podem ser baixados neste link (zip). Assista ao vídeo abaixo:
Tags: Caio Barrios Medeiros, Comunidade USP, Danillo Santos, Eloísa de Almeida Oliveira, Escola Técnica Roberto Marinho, ETEC, Gabriela Marques Di Giulio, Imprensa, João Victor Oliveira, Juliana Vannucchi de Farias, Lixo, Marcos Akira Watanabe, Maria da Penha Vasconcellos, Meio ambiente, Programa de Pré‐Iniciação Científica, Pró‐Reitoria de Pesquisa