O profissional que se forma no curso de graduação em audiovisual trabalha com a elaboração e produção de produtos de áudio e/ou visual. Estes produtos podem ser artísticos, documentais, publicitários ou jornalísticos. A veiculação deste material pode ocorrer em diversos tipos de mídia, como cinema, tv aberta e fechada e internet. Muita gente considera que este é o topo da cadeia profissional na área da comunicação.
Com o avanço da internet o campo de atuação do audiovisual aumentou muito, fazendo com que o profissional possa escolher entre trabalhar com agências digitais, de publicidade, cinema, rádio e até diretamente para blogs e websites. Pode fazer vídeos, podcast, animações, o que se inventar enfim nesta área, muito criativa.
Dica 1: Ficou interessado no curso? Veja aqui as notas de corte no Sisu para entrar neste curso nas melhores universidades públicas e gratuitas do País: https://fuvestibular.com.br/notas-corte-universidades/
O que é audiovisual? – O profissional egresso do curso de graduação em Audiovisual participa de todo o processo de criação e produção de vídeos e filmes, desde o roteiro, cenografia, fotografia, figurino, iluminação, animação, edição, direção, sonorização e finalização. Elabora a programação jornalística, esportiva e de variedades, edita e dirige os programas, supervisiona a equipe de gravação e o trabalho de produtores executivos.
Veja neste vídeo produzido pela Universidade Anhembi Morumbi como é o cuso de graduação em Audiovisual:
Mercado de Trabalho – O mercado de trabalho cresce a cada ano que passa no audiovisual. A tendência é que cresça ainda mais, principalmente devido à ajuda da internet e ao enorme interesse pelo público em consumir webséries e vídeos do Youtube. Mas ainda há mercado para o rádio e a TV, cinema e agências de publicidade.
Salário inicial: Na faixa de R$ 1.200,00. Mas, há oportunidades em regime de freelancer, por exemplo, onde a remuneração semanal está indicada em R$ 1.279,49 por semana (primeiro assistente de direção em longa, média e curta-metragem, segundo o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Cinematográfica e do Audiovisual). E aí, vale para você?
O Curso de Audiovisual – Nos primeiros semestres os alunos têm aulas teóricas para aprender sobre a linguagem do cinema, roteiro e história. Conforme o curso vai avançando, as aulas se tornam mais práticas e focadas. Ao final do curso um filme deve ser executado como trabalho de conclusão para o recebimento do diploma.
O curso de bacharel é mais abrangente e apresenta ao aluno muitas matérias práticas e teóricas; já o tecnólogo é mais focado na prática e na rápida inserção do aluno no mercado de trabalho.
Duração do curso: 4 anos
Componentes curriculares (básico): Animação, som, fotografia, montagem, edição de vídeos, linguagem cinematográfica, história do cinema, roteiro, documentário, direção e produção.
Dica 2: Muitas pessoas que pretendem prestar o curso de Audiovisual também tentam o curso de Cinema por serem áreas correlatas e parecidas. Conheça as notas de corte do curso de Cinema e Audiovisual: https://fuvestibular.com.br/cinema-audiovisual-sisu-2014/
Perfil do Profissional – O profissional deve conhecer a legislação do setor e captar recursos para produções futuras. O realizador deve desenvolver projetos em diferentes formatos e gêneros e saber sobre as áreas de produção, roteiro, som, fotografia, montagem e edição, figurino, cenografia e animação. Ainda se espera que domine todas as linguagens audiovisuais, tenha pensamento crítico e saiba trabalhar em equipe.
Áreas de atuação:
Animação: Criação de animações tendo como base desenho, fotografia, massa de modelar, papel e computação gráfica.
Captação de som: Lidar com equipamentos e microfones e tratar acusticamente a locação.
Direção: Dirigir e coordenar a execução de um filme ou vídeo, participar desde a aprovação do roteiro e a escolha do elenco até o planejamento da produção e ainda definir como será a iluminação, s escolha dos figurinos e a edição das cenas.
Direção de arte: Aspectos visuais de um filme, escolher as cores, definir onde as cenas serão filmadas e coordenar os outros setores, como o departamento de arte, figurino, etc.
Edição de som: Criação, mixagem e edição de trilhas sonoras e sons de filmes ou Vídeos.
Fotografia: Planejar a iluminação das cenas para que transmita ideias, as emoções e o clima definidos no roteiro e pelo diretor.
Montagem: Selecionar e compilar as cenas filmadas para ordenar a narrativa e dar unidade artística ao filme.
Produção: Planejar, organizar e executar as ações indispensáveis para a filmagem. Vai da captação de dinheiro à contratação de diretores, atores, técnicos e pessoal de apoio.
Roteiro: daptar ou escrever histórias que servem de base para a filmagem.
Sonorização: Gravar, mixar e editar a trilha sonora do filme, como ruídos e músicas que farão parte da trilha sonora.
Técnica: Operar todos os equipamentos que serão usados na filmagem.
Dica 3: Vai encarar o próximo Enem ou Vestibular? Faça aqui as suas revisões com Apostilas Pré-Vestibular e Curso Enem Gratuito. Todas as matérias: https://fuvestibular.com.br/apostilas-gratis/
Onde estudar o curso de graduação e Audiovisual:
– Universidade de Brasília (UnB)
– Universidade Federal Fluminense (UFF)
– Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC- Rio)
– Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
– Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
– Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP)
– Universidade de São Paulo (USP)
Dica 4: Saber a nota de corte é uma informação importante para poder estudar e se planejar melhor para saber mais sobre a concorrência do curso, verifique a nota de corte aqui:https://fuvestibular.com.br/notas-corte-universidades/
Post escrito por Mari Silva. Trabalha como redatora freelancer desde 2012 e tem como grandes interesses a sétima arte, games, educação, a blogosfera e, claro, o mundo da escrita. Google +: https://plus.google.com/u/0/104056917254085846231/posts
The post Audiovisual: Curso, Profissão e Mercado de Trabalho appeared first on Blog do Enem. Tudo sobre Enem, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular.