As mudanças no corpo feminino são intensas ao longo do ciclo menstrual. Os diferentes hormônios que agem no corpo feminino durante este ciclo permitem a produção do gameta feminino (ovulogênese) e prepara o organismo feminino para acomodar um embrião. Você conhece os hormônios que agem neste processo? Sabe o que é a menstruação? Revise tudo nesta aula de Biologia e arrase no Enem e nos vestibulares!
Dica 1: Antes de continuar estudando o ciclo menstrual, é importante conhecer as partes do sistema genital feminino. Para revisar este assunto, veja este post com aula do professor Paulo Jubilut e dicas da professora Juliana Evelyn dos Santos: https://fuvestibular.com.br/biologia-sistema-genital-feminino/
Para iniciar sua revisão, veja esta vídeo-aula do professor Artur Ramos, do canal Kinapse do Youtube:
E aí, curtiu a aula? Beleza! Agora, para gabaritar as questões de Biologia do Enem e dos vestibulares, fique ligado no resumo que preparamos para você:
O corpo feminino possui ciclos onde se prepara para a liberação do gameta, assim como para a possível chegada de um embrião. A cada mês, em geral, a mulherirá produzir apenas um gameta.Esse estímulo se dá quando a hipófise (glândula situada embaixo do seu cérebro) começa e liberar dois hormônios: o hormônio folículo estimulante (FSH) e o luteinizante (LH). hormônios agirão sobre o sistema reprodutor feminino gerando o ciclo menstrual, que pode ser dividido em três partes:
Dica 2: Revise também o sistema endócrino humano e conheça mais sobre a hipófise neste super post com uma divertida aula da Khan Academy: https://fuvestibular.com.br/sistema-endocrino-hormonios-biologia/
Fase proliferativa ou folicular: Nesta fase do ciclo menstrual, o hormônio FSH estimula o amadurecimento de um dos folículos presentes nos ovários. Assim, este folículo começa a produzir estrógeno (também chamado de estradiol). Este hormônio estimula o desenvolvimento do endométrio – tecido que cobre o interior do útero para prepará-lo para receber um embrião. Além disso, o ovócito I termina sua meioseI, formando um glóbulo polar (envoltório contendo metade da carga genética do gameta) e umovócito secundário, uma célula haploide (n).No fim dessa fase, o folículo maduro estará na região periférica do ovário e se romperá.
Dica 3: Você não lembra das fases da meiose? Não se preocupe! Você pode revisar tudo sobre esse assunto no post a seguir (tem vídeo-aula da Khan Academy!): https://fuvestibular.com.br/biologia-meiose-aula-khan-academy/
Fase secretória ou lútea: Os hormônios sexuais funcionam através de um feedback. Isso quer dizer que a concentração de um hormônio pode ativar ou inibir a produção de determinados hormônios. O aumento gradativo da produção de estrógeno, à medida que o folículo amadurece, diminui, aos poucos, a produção de LH e FSH pela hipófise (este é um feedback negativo). Até que, por volta do 14º dia do ciclo menstrual (contamos o dia em que a menstruação inicia como primeiro dia do ciclo menstrual), as grandes quantidades de estrógeno funcionam como um feedback positivo, estimulando a produção de FSH e, em especial a de LH. Sob a ação do LH, o folículo se rompe, liberando o ovócito II para a tuba uterina e transformando-se em corpo amarelo ou corpo lúteo. Essa glândula temporária diminui a produção de estrógeno e passa a produzir altas quantidades do hormônioprogesterona. A progesterona deixa o endométrio espesso, muito vascularizado e cheio de reentrâncias. Além disso, a concentração elevada de progesterona inibe a produção de FSH e LH.
Fase menstrual: Durante aproximadamente 14 dias o sistema reprodutor feminino espera que a fecundação tenha ocorrido. Caso isso aconteça, a placenta formada para sustentar o embrião produzirá o hormônio gonadotrofina coriônica (HCG). Este hormônio impede que o corpo lúteo degenere e, assim, mantenha as concentrações de progesterona altas e as de FSH e LH baixas, mantendo o endométrio preso ao útero e impedindo outra ovulação. Caso a fecundação não ocorra, a queda na produção de LH faz com que o corpo lúteo comece a degenerar. Dessa maneira, por volta do 28º dia do ciclo, as baixas concentrações de progesterona não conseguem mais manter o endométrio e ele começa a descamar, formando a menstruação. Ufa! É meio complicado, não é? Mas, para dar uma descomplicada, veja o diagrama abaixo, que resume as fases do ciclo menstrual:
Dica 4: Está assombrado (a) com a quantidade de hormônios que atuam durante o ciclo menstrual? Deve estar achando que achou a explicação sobre a TPM. Você realmente está no caminho certo! Quer saber um pouco mais sobre a tensão pré-menstrual? Então veja este interessante post do site do Dr. Dráuzio Varella: http://drauziovarella.com.br/mulher-2/tensao-pre-menstrual-2/
Ovulação:Ovulação é o nome que damos ao momento em que o gameta feminino é liberado pelo ovário e que ocorre por volta do 14º dia do ciclo menstrual. Porém, nesse momento, a mulher não está liberando um óvulo, mas sim, um ovócito II. Isso quer dizer que o gameta é uma célula n, porém com os cromossomos ainda duplicados, uma vez que não realizou a segunda fase da meiose. Isso só acontece quando o ovócito II é fecundado por um espermatozoide. Quando isso ocorre, há a finalização da meiose e forma-se um segundo glóbulo polar e, finalmente, o óvulo. Então, se levássemos “ao pé-da-letra” o termo ovulação, só teriam realmente ovulado as mulheres que já tiveram uma gravidez. Sendo assim, o termo correto para a liberação do gameta feminino seria então “ovocitação”.
Período fértil: Você já deve ter ouvido falar que as mulheres possuem um período fértil. Esse período corresponde a aproximadamente uma semana formada pelos três dias que antecedem a ovulação, juntamente com o dia da ovocitação seguido dos três dias após esta ocorrência. Isso ocorre, pois, os espermatozoides podem permanecer vivos dentro do organismo feminino por até 72 horas após sua ejaculação, assim, eles têm até três dias para encontrarem seu objetivo – o gameta feminino.
Agora que você já sabe tudo sobre o ciclo menstrual, teste seus conhecimentos com as questões a seguir:
1) (Puc-SP 2006) O trecho a seguir foi extraído do artigo “Desencontros sexuais”, de Drauzio Varella, publicado na “Folha de S. Paulo”, em 25 de agosto de 2005.
“Nas mulheres, em obediência a uma ordem que parte de uma área cerebral chamada hipotálamo, a hipófise libera o hormônio FSH (hormônio folículo estimulante), que agirá sobre os folículos ovarianos, estimulando-os a produzir estrogênios, encarregados de amadurecer um óvulo a cada mês. FSH e estrogênios dominam os primeiros 15 dias do ciclo menstrual com a finalidade de tornar a mulher fértil, isto é, de preparar para a fecundação uma das 350 mil células germinativas com as quais nasceu.”
O trecho faz referência a um grupo de células que a mulher apresenta ao nascer. Essas células são
a) ovogônias em início de meiose, presentes no interior dos folículos ovarianos e apresentam 23 cromossomos.
b) ovócitos em início de meiose, presentes no interior dos folículos ovarianos e apresentam 46 cromossomos.
c) ovócitos em fase final de meiose, presentes no interior de folículos ovarianos e apresentam 23 cromossomos.
d) óvulos originados por meiose, presentes na tuba uterina e apresentam 23 cromossomos.
e) ovogônias em início de meiose, presentes na tuba uterina e apresentam 46 cromossomos.
2) (UFSC 2003) As figuras abaixo mostram as variações hormonais da mulher, no decorrer do ciclo menstrual, que determinam as alterações nos folículos ovarianos e na parede do útero. A partir da interpretação e análise das figuras, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
01. A ovulação ocorre por volta do 14o dia do início do ciclo, quando a taxa de hormônio luteinizante (LH) está muito baixa.
02. Por volta do 28o dia do início do ciclo, as taxas de progesterona e de estrógeno no sangue estão muito baixas, o que determina uma perda de sangue denominada menstruação.
04. Após a ovulação, forma-se o corpo lúteo, que coincide com o pico de produção da progesterona.
08. A ovulação é precedida por um aumento na taxa de estrógenos no sangue.
16. Ao longo do ciclo, observa-se uma retração do endométrio.
32. A cada ciclo menstrual, normalmente um novo folículo maduro entra em crescimento para formar dois novos folículos.
64. Durante a segunda metade do ciclomenstrual, enquanto as taxas de LH e FSH se equivalem, as de progesterona e estrógeno se diferenciam.
Resposta: 1) B 2) 78 (02 + 04 + 08 + 64)
Dica 5: Você quer ver mais vídeos legais de Biologia? Então acesse a plataforma da Khan Academy em português! Lá você encontrará vídeo-aulas e exercícios de várias disciplinas que podem te ajudar no Enem! Confira: https://pt.khanacademy.org/welcome
Dica 6: Quer treinar seus conhecimentos em Biologia? Baixe esta apostila de biologia gratuitamente! https://fuvestibular.com.br/biologia-enem-apostila-gratuita/
The post Biologia – Revise o ciclo menstrual com o Blog do Enem appeared first on Blog do Enem. Tudo sobre Enem, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular.