Brasil República – Era Vargas
Governo Provisório
O governo provisório de Vargas foi de 1930 a 1934, onde governou com poderes ditatoriais, sem constituição, dispensando os antigos mecanismos políticos da oligarquia.
Getúlio Vargas
Vargas e a Economia
O governo provisório de Vargas teve a principal missão de estabilizar a economia do país. A crise norte-americana de 1929 afetou a economia mundial, e o Brasil também foi afetado neste contexto.
Vargas suspendeu pagamento da dívida externa, até alcançar o equilíbrio. Também buscou valorizar o café, principal produto da economia brasileira, comprando e estocando sacas. Assim, em 1931, o Conselho Nacional do Café foi criado, e com a compra e estoque das sacas, o governo central forçou os cafeicultores a diminuir a produção.
A crise mundial estimulou a indústria nacional, uma vez que com a queda da importação, a indústria nacional aumentou a sua produção. É possível dizer que o Estado foi grande agente da industrialização nacional, pois interviu fortemente neste setor. A implantação do chamado Estado Novo, facilitou a atuação do governo na economia.
Dica 1 – Relembre sobre Brasil República: Crise e Tenentismo em mais esta aula de revisão para a prova de História Enem. Preparado para o Exame? Estude com a gente! – https://fuvestibular.com.br/brasil-republica-crise-e-tenentismo-historia-enem/
Nos anos 40, o capital investido pelo governo na indústria nacional, era de cerca de 700 milhões de dólares, valor que se mostra superior aos padrões de países de economia independente.
Governo Constitucional
A Constituição foi promulgada em 16 de julho de 1934, e refletiu as divergências entre os diversos interesses no país. Getúlio Vargas foi eleito presidente pela Assembléia Constituinte e deveria ficar no poder até 1938, sem direito à reeleição.
O governo Constitucional de Vargas foi de 1934 até 1937. Em 1932, Plínio Salgado, fundou a chamada AIB (Ação Integralista Brasileira). Como ideologia, o integralismo era contra o comunismo por um lado, e contra o Estado liberal, por outro. Defendia o nacionalismo e a maciça intervenção Estatal. Além disso, apoiava a existência de um só partido e de um só chefe, pois era tradicionalista e moralista.
Pode-se dizer que o movimento gerado por Plínio, aproximava-se em muitos aspectos do Fascismo Italiano. A reação à AIB, foi a criação da ANL (Aliança Nacional Libertadora), organizada por setor liberais e de esquerda. A ANL apoiava a formação de um governo popular, defendia a reforma agrária e a nacionalização de empresas estrangeiras, pois criticava o imperialismo. Desejavam o fim do pagamento à dívida externa. Conflitos aconteceram entre os integrantes da AIB e a ANL.
Dica 2 – Revise sobre a República Oligárquica em mais esta aula preparatória para a prova de História Enem. O Exame Nacional do Ensino Médio está chegando! – https://fuvestibular.com.br/republica-oligarquica-historia-enem/
Em 1935, com o sucesso da ANL e seus milhares de filiados, gerando incômodo aos mais conservadores, o governo decide fechá-la. Em reação à esta atitude, os comunistas acreditavam que teriam apoio popular em um levante contra o governo de Vargas, e formou-se a Intentona Comunista, organizada por Luís Carlos Prestes. A reação a este movimento foi firme e incisiva, e rapidamente foi sufocado.
Saiba mais sobre a Era Vargas nesta aula do CANAL DAS VIDEOAULAS, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!
Desafios
Questão 01
Como chamamos o período político brasileiro compreendido entre 1930 e 1934:
a) Governo dos Cem dias
b) República Velha
c) Governo Constitucional de Getúlio Vargas
d) Governo Provisório de Getúlio Vargas
e) Intentona Comunista Nacional
Dica 3 – Relembre tudo sobre a Crise do Segundo Reinado nesta aula preparatória para a prova de História Enem. Estude conosco para o Exame Nacional do Ensino Médio! – https://fuvestibular.com.br/segundo-reinado-crise-historia-enem/
Questão 02
O nacionalismo econômico, forte intervencionismo estatal, paternalismo nas relações de trabalho e desenvolvimento da indústria de base foram traços acentuados do governo:
a) de Juscelino Kubitschek
b) da Nova República
c) de Getúlio Vargas
d) militar pós 1964
e) da República Velha.
Questão 03
O Governo Provisório de Vargas teve algumas tarefas importantes e decisivas na história do Brasil. Uma destas ações, pode ser considerada a mais importante delas. Qual seria?
a) realizar a Reforma Agrária, atendendo requisições do setor agrário.
b) estabilizar a economia nacional, suspendendo o pagamento da dívida externa, e criando o chamado Conselho Nacional do Café, para gerir a questão do grão no Brasil.
c) fortalecer as Forças Armadas para controlar as revoltas e rebeliões causadas com o fim da oligarquia.
d) consolidar a economia, aumentando os impostos para a população e criando novas empresas, assim, geraria novos empregos.
e) criar novos institutos de qualificação de mão de obra para a população, considerando que o Brasil sofria de baixa qualificação dos seus operários.
Questão 04
“Subitamente, parecia que a esquerda havia ganho vida. Mais de 1600 sedes locais da “Aliança Nacional Libertadora” haviam brotado. A plataforma da “Aliança” pedia o cancelamento das dívidas imperialistas, a nacionalização das empresas estrangeiras e a liquidação dos latifúndios. Os radicalizantes estavam igualmente ativos na direita. Um movimento fascista chamado Integralismo vinha por igual força…”. O texto refere-se a dois importantes e antagônicos movimentos, sobre os quais é verdadeiro afirmar que ocorreram:
a) na Primeira República e motivaram a Revolução de 1930.
b) no governo Jânio Quadros e provocaram a sua renúncia.
c) na década de 30 e antecederam o golpe de Estado de 1937.
d) no Estado Novo e foram importantes para o processo de redemocratização.
e) no segundo governo Vargas (1951-54) e contribuíram para o agravamento da crise política que levou ao suicídio do presidente.
Questão 05
Ao negar apoio à Aliança Liberal, Luís Carlos Prestes manifestava-se a respeito do movimento contestatório, nos seguintes termos: “Mais uma vez os verdadeiros interesses populares foram sacrificados e vilmente mistificado todo um povo por uma campanha aparentemente democrática, mas que no fundo não era mais que uma luta entre os interesses contrários de duas correntes oligárquicas”. Prestes referia-se ao movimento que ficou conhecido como:
a) Revolução de 1964
b) Revolução Tenentista
c) Revolução de 1930
d) Intentona Comunista
e) Ação Integralista
Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!
The post Brasil República: Era Vargas – Aula de História Enem appeared first on Blog do Enem. Tudo sobre Enem, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular.