Aproveite essa aula de Geologia do Brasil para mandar bem no Enem 2014 e arrasar em Ciências Humanas e suas Tecnologias!
Serra do Mar, estrutura geológica dos Escudos Cristalinos
A realização de estudos direcionados ao conhecimento geológico é de extrema importância para saber quais são as principais jazidas minerais e sua quantidade no subsolo. Tal informação proporciona o racionamento da extração de determinados minérios, de maneira que não comprometa sua reserva para o futuro.
As rochas da crosta terrestre estão em constante processo de transformação, sendo modificadas pela ação erosiva de agentes externos (chuvas, ventos etc.) e agentes internos (erupções vulcânicas e tectonismo). Esse processo ocorre há bilhões de anos e o conhecimento da estrutura geológica de um determinado local é de fundamental importância na análise do relevo e dos possíveis recursos minerais existentes.
O Brasil, por apresentar uma grande extensão territorial (8.514.876 quilômetros quadrados), possui estrutura geológica composta por três tipos distintos: escudos cristalinos, bacias sedimentares e terrenos vulcânicos.
Escudos cristalinos
Responsável por aproximadamente 36% do território nacional, essa formação ocorreu no período pré-cambriano. Ela apresenta composição diferente conforme os terrenos arqueozoicos (32% do território nacional) e proterozoicos (4% do território). No primeiro é possível encontrar rochas como o granito, gnaisses, grafita e elevações como a serra do Mar. Sua formação é a mais antiga, apresentando pequena riqueza mineral. Já nos terrenos proterozoicos, há rochas metamórficas que formam jazidas minerais (ferro, níquel, chumbo, ouro, prata, diamantes e manganês). A serra dos Carajás, no estado do Pará, é um terreno proterozoico.
Bacias sedimentares
Essa formação recobre cerca de 60% do território brasileiro. São constituídas de espessas camadas de rochas sedimentares, consequência da intensa deposição de sedimentos de origem marinha, glacial e continental nas partes mais baixas do relevo. Nesses terrenos é possível encontrar petróleo e carvão mineral, além de minerais radioativos (urânio e tório), xisto betuminoso, areia, cascalho e calcário.
Terrenos vulcânicos
São áreas que sofreram a ação de derrames vulcânicos. Esse processo originou a formação de rochas como o basalto e o diabásio. A decomposição do basalto é responsável por fertilizar o solo, no Brasil essas áreas são denominadas de “terra roxa”.
Questão 1
(UFAM) – Universidade Federal do Amazonas
Os agentes internos que participam na formação do relevo são:
a) os abalos sísmicos, os solos e a ação dos ventos.
b) o vulcanismo, o intemperismo e os abalos sísmicos.
c) o tectonismo, o clima e a ação da água.
d) o tectonismo, o vulcanismo e os abalos sísmicos.
e)o tectonismo, os abalos sísmicos e os solos.
Questão 2
O ‘tsunami’ que matou, em dezembro de 2004, muitos milhares de habitantes de países banhados pelo Oceano Índico já estava quase esquecido quando, em final de maio de 2006, um forte tremor de terras na ilha de Java (Indonésia) fez novas vítimas, que chegam a cerca de 5 mil mortos.
Os dois fenômenos, tsunamis e terremotos:
a) estão relacionados às estruturas geológicas cristalinas, predominantes na região.
b) representam ocorrência comum nas regiões situadas no centro de uma placa tectônica.
c) resultam dos desequilíbrios geotérmicos que ocorrem no núcleo, parte central da Terra.
d) demonstram que os epicentros, locais de formação dos tremores, estão concentrados no hemisfério Sul.
e) têm origens semelhantes, pois ocorrem devido à movimentação das placas tectônicas.
Questão 3
(FEPAR/PR) – Faculdade Evangélica do Paraná
O território brasileiro é formado por uma estrutura geológica muito antiga e desgastada, onde podemos encontrar vários minerais importantes, como ferro e manganês. Estamos falando de certas regiões conhecidas como:
a) bacias sedimentares;
b) planície basáltica;
c) planalto arenito-basáltico;
d) escudos sedimentares;
e) escudos cristalinos.
Questão 4
(UNCISAL/AL) – Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas
Observe os mapas.
Considerando os conhecimentos sobre a distribuição do relevo brasileiro, pode-se afirmar que as áreas representadas nos mapas A e B correspondem, respectivamente, a:
a) Planaltos e Chapadas da Bacia do Amazonas;
b) Planície Amazônica e Planície Litorânea;
c) Bacias Sedimentares e Serra do Espinhaço;
d) Planaltos Amazônicos e Tabuleiros Costeiros;
e) Depressão Amazônica e Serra da Mantiqueira.