Pesquisadores do Centro de Estudos da Metrópole (CEM), instituição de pesquisa avançada em ciências sociais sediada na USP e no Cebrap, elaboraram um resumo dos aspectos metodológicos desenvolvidos pelo próprio Centro para o projeto contratado pelo Ministério das Cidades, em 2007, sobre assentamentos precários urbanos.
Trata-se de uma sistematização que objetiva facilitar o desenvolvimento de análises similares, em especial aquelas realizadas utilizando os dados do Censo de 2010.
O desenvolvimento e a aplicação dessa metodologia refere-se ao cálculo de estimativas e à elaboração de cartografias de setores subnormais e precários nos espaços intraurbanos, tanto no que diz respeito à sua qualificação quanto à quantificação.
O estudo Assentamentos Precários no Brasil Urbano se apoia na experiência prévia do CEM no desenvolvimento de pesquisas e ferramentas georreferenciadas de suporte a políticas públicas e pode ser baixado livremente no site do CEM.
O Centro disponibiliza ainda o estudo realizado em 2007 e um estudo de 2013 para os municípios da Macrometrópole Paulista.
Com informações da Assessoria de Imprensa do CEM
Mais informações: site http://www.fflch.usp.br/centrodametropole
Tags: Assentamentos Precários no Brasil Urbano, Assentamentos precários urbanos, CEM, Centro de Estudos da Metrópole, Comunidade USP, Espaços intraurbanos, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, FFLCH, IBGE, Imprensa