Estudantes em situações especiais têm direito a isenção de taxa de Inscrição do Enem 2015
Em breve serão abertas as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2015. Muitos candidatos vão ter o direito de participar do Exame sem ter que pagar a taxa cobrada pela inscrição, que deve ser de R$35,00. Mas para ter este direito, o estudante deve antes consultar se está dentro das normas exigidas pelo regulamento de acordo com o Edital do Enem 2015.
O objetivo do Enem é o de avaliar o desempenho dos estudantes que estão para concluir o ensino médio. Porém, hoje o teste é visto como o substituto do antigo vestibular, pois a nota do Enem 2015 é requisito fundamental para ter direito a concorrer a vagas em instituições públicas ou privadas de ensino superior em programas governamentais como ProUni, Sisu, Fies, etc. Isto torna o Enem o principal meio de ingresso no ensino superior.
As inscrições para o Enem 2015 acontecem no primeiro semestre do ano, a partir do mês de maio. Para realizar a inscrição o candidato deve acessar o endereço eletrônico disponibilizado pelo MEC – Ministério da Educação, o http://sistemasenem2.inep.gov.br/.
É necessário que o candidato informe o número do seu documento de identidade, o número do CPF e também um endereço válido de e-mail, bem como criar uma senha pessoal. No ato da inscrição deve ser informado também se o candidato necessita de atendimento especial no dia da prova.
Declaração de carência deve ser feita no ato da inscrição do Enem 2015
Quem se inscrever no Enem 2015 para obter o certificado de conclusão do ensino médio (vale lembrar que o candidato teve ter 18 anos ou mais de idade), deve no momento da inscrição informar que deseja participar do Exame visando tal finalidade.
Aqueles candidatos que estudam em escolas da rede pública que declaradas no Censo Escolar da Educação Básica e estão no último ano do ensino médio são isentos do pagamento da taxa de inscrição. Os que não estiverem nesta situação devem realizar a declaração de carência, que é feita no momento em que está realizando a inscrição.
Para declarar carência socioeconômica no Enem 2015 o candidato deve estar dentro dos seguintes requisitos: possuir uma renda familiar de no máximo um salário mínimo e meio por pessoa da família bem como atender as exigências dos incisos I e II parágrafo 1º da Lei Federal 12.799. Haverá uma análise amostral das informações fornecidas pelo candidado e, a qualquer tempo poderá ser exigido que o estudante apresente documentos que comprovem a real necessidade de isenção da taxa de inscrição através da declaração de carência.
O Enem foi criado para o benefício de todos, então não perca esta oportunidade e participe do Enem 2015. Conheça também a Apostila do Enem 2015, o melhor material de estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio. Mais informações serão publicadas em breve, então não deixe de visitar nosso site.
The post Como declarar Carência no Enem 2015 appeared first on Enem 2015 – Inscrição.