As provas do Enem 2015 – Exame Nacional do Ensino Médio – 2015 ainda não têm data para acontecer, mas, quando acontecerem, muitas pessoas tentarão a sorte grande com uma vaga numa universidade federal ou bolsas em universidades e faculdades pagas. O que muitas das pessoas que fazem o Enem não conseguem fazer é estudar de forma correta para as provas.
A opinião de especialista é de que as provas do Enem, na verdade, são mais cansativas do que difíceis. Em muitas questões de todas as áreas do exame, se dá bem aquele que possui mais atenção para ler os enunciados do que conhecimento sobre o assunto da questão propriamente dito. De qualquer forma é importante manter uma rotina de estudos antes de fazer as provas para não ser pego de surpresa na hora H.
Como estudar para o Enem
Se é preciso ter concentração para fazer as provas, então como devo estudar para o Enem? A resposta é simples. São necessárias duas linhas de raciocínio: a primeira diz respeito aos conteúdos propriamente ditos. Você precisará criar o hábito de estudar um pouco sobre determinado assunto por dia. Questões de Matemática, Língua Portuguesa, História, Geografia e outras matérias.
A segunda linha de raciocínio é desenvolver um controle emocional e da mente para que, na hora da prova você consiga se concentrar e ter total atenção para ler os enunciados, entender o que está escrito e responder a questão corretamente. É por este motivo que tantas pessoas se dão mal no Enem: elas não conseguem juntar a concentração com o conhecimento e se afobam na hora de responder às questões.
Dividindo as matérias
A prova do Enem é muito extensa e aborda dezenas de conteúdos específicos de todas as áreas exploradas e aprendidas no Ensino Médio. Para que o aluno consiga estudar tudo, é preciso dividir bem o tempo de estudo entre cada matéria e cada conteúdo. A divisão das matérias pode ser feita da forma que for conveniente, mas é preciso ler sobre tudo.
Um mês antes das provas, mais ou menos, o aluno deve dar mais uma lida rápida em todos os conteúdos que aprendeu ao longo do ano. Isso serve para evitar que ele esqueça algumas informações. Saber o que estudar para o Enem é simples: os conteúdos estão disponíveis todos nos editais lançados pelo Ministério da Educação.
A importância do Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio é a porta de entrada de muitas pessoas para o estudo em nível superior no Brasil. Muitas universidades consideram apenas o Enem como vestibular. Outras usam-no como parte da nota e há ainda a possibilidade de conseguir vagas por meio do SISU.
Para quem quer estudar em universidades particulares, o Prouni também se utiliza das notas do Enem para dar bolsas de estudos. Ou seja, a importância do Enem é muito grande para a educação do Brasil. Aqui foram dadas apenas algumas dicas de como estudar para o Enem. É importante para quem ainda está estudando, ter a opinião dos professores e de colegas que já fizeram as provas do exame em outras oportunidades. Além disso, se apegar às dicas de pessoas que se deram bem no Enem é uma ótima oportunidade de aprender mais sobre a preparação para um dos maiores meios para se entrar numa faculdade no Brasil.
The post Como estudar para o Enem: Guia de estudos do Enem 2015 appeared first on Vestibulando ansioso.