O Canadá é o destino mais procurado por brasileiros que vão estudar no Exterior. Considerando cursos de idiomas, Ensino Médio, graduação e pós-graduação, o país mais setentrional das Américas recebeu aproximadamente 25 mil alunos do Brasil em 2012 — e está em busca de mais. Em setembro, o governo canadense promove, em Porto Alegre, São Paulo e Recife, a feira Imagine Estudar no Canadá.
Motivado pela excelência acadêmica e pelo histórico familiar, o estudante Rodrigo Kreutz, que passou um ano na Universidade de Toronto, relata parte de sua experiência.
Intercâmbio na terra natal
Nascido em Edmonton, na província de Alberta, no Canadá, o acadêmico de Engenharia Elétrica na PUCRS Rodrigo Kreutz retornou ao país de origem para estudar, depois de cerca de 15 anos no Brasil. Filho de médicos gaúchos, o jovem de 20 anos foi um dos cerca de 25 mil brasileiros que buscaram cursos no Canadá em 2012. Por meio do Ciência sem Fronteiras, estudou na Universidade de Toronto, onde também participou de pesquisa na área de programação. Além da influência familiar, ele diz ter escolhido o destino pela qualidade do ensino:
— A Universidade de Toronto está entre as melhores do mundo. Além disso, meu pai me recomendou a cidade.
Adaptação
Alfabetizado em inglês, Rodrigo diz não ter enfrentado grandes dificuldades com a língua.
— Em um mês, eu já estava adaptado. Estudei inglês no colégio e em cursos. Ainda sabia bastante porque fui educado no idioma. Os canadenses te recebem bem. Até são um pouco fechados, mas isso não é uma barreira.
Temperatura negativa
Na pior onda de frio que enfrentou no Canadá, a temperatura chegou a 29°C negativos. Contudo, Rodrigo afirma não ter sentido tanto:
— Ao sair na rua, era bem frio. Mas em casa, na universidade ou mesmo no ônibus, não sentia frio algum. Tenho até a impressão de que passo mais frio em Porto Alegre do que passei lá. Acho que é uma questão de infraestrutura. Não cheguei a perder aulas por causa da neve. Toronto não fica numa região que costuma ter nevascas.
Na universidade
Além dos dois semestres de aula, Rodrigo também se dedicou à pesquisa por mais quatro meses na faculdade.
— Eu mexia com programação, lidando com transferência de memória. Era uma pesquisa de caráter bem acadêmico, voltada para o aprendizado.
País é um dos destinos favoritos de jovens
Em 2012, o Canadá recebeu mais de 265 mil estudantes internacionais. Destes, 25 mil eram brasileiros. Uma pesquisa da Brazilian Educational & Language Travel Association (Belta) aponta que o país é a primeira opção de destino para 91% dos estudantes. Entre os brasileiros que foram fazer curso de idioma no Exterior, 60% viajaram ao Canadá.
O chefe do escritório comercial do Canadá na região Sul, Paulo Orlandi, enumera motivos para o país atrair tantos brasileiros:
— O custo de vida e o valor da passagem não são caros em comparação com países como EUA, Austrália e Inglaterra. Além disso, o Canadá é um país seguro, multicultural e receptivo.
Em busca de brasileiros
No dia 24, o governo canadense promove, em Porto Alegre, a feira Imagine Estudar no Canadá. O evento reunirá cerca de 60 instituições de ensino, entre escolas de idiomas, escolas de Ensino Fundamental e Médio, institutos tecnológicos (colleges) e universidades.
Com visitação gratuita entre as 15h e as 20h, a feira ocorre na Associação Leopoldina Juvenil (Rua Marquês do Herval, 280). O objetivo é colocar os estudantes em contato direto com representantes das instituições e fornecer informações sobre processos de seleção, documentação exigida e possibilidades de bolsas de estudo.
Interessados em participar devem se inscrever no site imagineestudarnocanada.com