Entenda como funcionam os fusos horários e evite atrasos nos dias 8 e 9 de novembro
Se você acompanhou a apuração das eleições presidenciais deste ano, você observou que os resultados parciais só foram divulgados, a partir das 20h (horário de Brasília), porque a votação no Acre ainda não estava encerrada. As eleições ocorrem em outro período neste Estado? Não, este fato deu-se devido às diferenças de fuso horário existentes no Brasil.
Fusos horários é um tópico que confunde muitos alunos, não apenas pela sua relação com a matemática, mas também para determinar a hora em que eles devem chegar para realizar vestibulares, sobretudo no final do ano com o Enem. Para que você não corra o risco de se atrasar nos dias 8 e 9 de novembro, confira os quatro fusos presentes no território brasileiro:
– 2h em relação a Greenwich: este fuso afeta todas as ilhas oceânicas brasileiras, como é o caso deFernando de Noronha. Em comparação ao horário de Brasília, as pessoas que vivem ali estão uma hora atrasadas.
– 3h em relação a Greenwich: este é o tão conhecido horário de Brasília. Além da capital e do Distrito Federal, este fuso diz respeito também aos Estados do Pará, Amapá, Tocantins, Goiás e das regiões Nordeste, Sul e Sudeste.
– 4h em relação a Greenwich: os estados que utilizam este fuso são parte do Amazonas, Roraima, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Geralmente, seus cidadãos estão apenas 2h atrasados se comparados a capital brasileira, mas com o atual horário de verão esta diferença aumenta para 3h.
– 5h em relação a Greenwich: o Acre e o restante do Amazonas estão, hoje, 3h atrasados em relação à Brasília por causa do horário de verão. Normalmente, a diferença é de apenas 2h.
Então, imagine que hoje é dia 8 de novembro. Se o exame começa à 13h, no horário de Brasília, quem mora em Roraima, por exemplo, o iniciará às 11h, de acordo com o horário local. Entendeu? Agora que você já sabe como funcionam os fusos, programe bem o seu despertador e seja pontual neste Enem 2014. Boa sorte!