1)História
Dica do professor Marco Antonio Serafim de Carvalho
Para o ENEM que vai ser aplicado este ano recomendo que seja dada atenção especial a dois eventos, que completam datas redondas este ano: em 2014 cumprem-se 50 anos do Golpe que instaurou a ditadura civil-militar entre 1964 e 1985 no Brasil e também 100 anos do início da Grande Guerra, que estourou após o assassinato do arquiduque e herdeiro do Império Austro-Húngaro, Francisco Ferdinando e sua esposa, Sofia de Hohenberg, em Sarajevo, por um grupo nacionalista sérvio, o “Mão Negra”. Esta guerra alterou as bases da geopolítica mundial: os impérios turco-otomano, austro-húngaro e alemão se desfizeram. Estudar a Grande Guerra em suas razões e implicações posteriores pode ser bastante útil no ENEM-2014.
Sobre os 50 anos do Golpe seria interessante que se entendesse este evento histórico para além de sua dimensão exclusivamente militar; tentar perceber os setores da sociedade que apoiaram o Golpe, como por exemplo a escritora Rachel de Queiroz, prima distante e muito amiga do primeiro presidente militar, Castelo Branco; ou o caso de Ulysses Guimarães, que é conhecido pela intensa participação no movimento das “Diretas Já”, em 1984, mas que, 20 anos antes, empunhava cartazes na conservadora e favorável ao golpe “Marcha da Família com Deus pela Liberdade”, em São Paulo. E tentar entender as nuances de cada mandato presidencial da ditadura – e foram cinco presidentes entre 1964 e 1985 – pode ser bastante útil também, já que os anos 1960 e 1970 guardam particularidades intensas se pensamos em mudanças culturais e sociais.
2)Química
Dica do Professor Flávio Lages Monteiro Júnior
Como as questões do ENEM buscam explicar o contexto do problema, elas exigem muito mais a capacidade do aluno de entender a lógica envolvida e não o seu conceito. Por isso quando estudar, o aluno deve se concentrar no entendimento da matéria e não em decorá-la.
3)Inglês
Dica do professor Lauro Damilo Dias
Afine sua interpretação de textos, uma vez que a cobrança é crescente para este quesito.
Na interpretação, identificar as mudanças de ritmo do texto, quando uma ideia é confrontada, exemplificada, reafirmada.
Essas mudanças são feitas através de “elos coesivos”, palavras e expressões que fazem a transição entre ideias.
4)Química
Dica da Professora Alba Valéria Paiva
Em química o aluno não deve se preocupar com a memorização, mas sim com a compreensão do texto, pois em algumas questões, o enunciado traz muitas informações que levam a resposta.
5) Matemática
Dica do Professor Jorge Ribeiro de Moraes Junior
O conteúdo de Matemática é bem extenso, mas o aluno pode focar seus estudos nas seguintes áreas, visto que a incidência destes assuntos é grande: – regra de 3 – porcentagem (envolvendo lucros, prejuízos e juros simples) – análise combinatória – estatística (envolvendo média, moda e mediana) – geometria plana de áreas não muito complexas (por exemplo: quadrado, triângulo e hexágono) – geometria espacial (envolvendo o cálculo de volumes)
O post Dicas de nossos professores para o ENEM/2014 apareceu primeiro em Blog UOL Enem.