Da Agência USP de Notícias
A Editora Humanitas, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, acaba de lançar os livros Gêneros poéticos na Grécia Antiga – Confluências e fronteiras e Antagonismo e Dissolução – O pensamento crítico de Álvares de Azevedo.
Gêneros poéticos na Grécia Antiga (242 páginas, R$ 42,00), organizado por Christian Werner, Breno Sebastiani e Antonio Dourado-Lopes, tem origem no primeiro colóquio organizado pelo grupo de pesquisa “Gêneros poéticos na Grécia antiga: tradição e contexto” da USP e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Examina diversos gêneros (jambo, tragédia, poesia “didática”, diálogo socrático, etc.) como práticas sociais e discursivas, bem como objeto de reflexão de intelectuais e críticos antigos, partindo do pressuposto que o percurso de um gênero nunca é um fenômeno isolado, mas faz parte de uma dinâmica que envolve outros gêneros.
Antagonismo e Dissolução (206 páginas, R$ 34,00), escrito por Natália Gonçalves de Souza Santos, analisa os prefácios aos livros Lira dos vinte anos, O conde Lopo e Macário, do escritor romântico Álvares de Azevedo (1831-1852), buscando discernir e sistematizar os pressupostos básicos do pensamento crítico presente nesses textos. Visando a contextualizar as discussões ali promovidas, em face do debate romântico no Brasil e no exterior, a autora recorre também a ensaios críticos alvaresianos para o esclarecimento de questões levantadas pelos prefácios e, eventualmente, a alguns de seus poemas e a outras de suas obras.
Os lançamentos da Editora Humanitas podem ser adquiridos pelo email [email protected], na Livraria Humanitas (Rua do Lago, 717, Cidade Universitária, São Paulo) e também em todas as distribuidoras que possuem parceria com a Editora. Acesse o site para conhecê-las.
Mais informações: (11) 3091-0461
Tags: Álvares de Azevedo., Antagonismo e Dissolução, Antonio Dourado-Lopes, Breno Sebastiani, Christian Werner, CNPq, Comunidade USP, Editora Humanitas, FFLCH, Gêneros poéticos na Grécia Antiga, Imprensa, Natália Gonçalves de Souza Santos