A Engenharia de Materiais é um ramo que estuda e desenvolve tecnologias inovadoras para a produção de novos produtos. Utiliza a pesquisa de materiais e novas aplicações para os já existentes. Essa pesquisa resulta na criação de novos materiais como ligas metálicas, resinas e plásticos para a indústria.
Quem é o Engenheiro de Materiais?
Quem se forma no curso de graduação em Engenharia de Materiais atua como profissional que, além de utilizar a pesquisa na criação de materiais como ligas metálicas, plásticos e resinas; aperfeiçoará suas propriedades, estabelece novas combinações com o objetivo de criar novos materiais.
É o responsável por todo o processo de produção desde a seleção da matéria-prima até a finalização dos produtos criados. As principais áreas de atuação do Engenheiro de materiais são a de polímeros, metais e cerâmica.
Dica 1 – Veja as Notas de Corte em todas as Universidades Públicas no país que adotaram a nota do Enem para selecionar os estudantes, acabando com o vestibular: https://fuvestibular.com.br/notas-corte-universidades/
O curso graduação em Engenharia de materiais
Por ser um curso de caráter predominantemente científico, a maior parte de sua carga horária se passa em laboratórios. Com duração de cinco anos, a partir de terceiro ano, ou seja, da formação básica em engenharia, o aluno optará por umas das áreas de especialização: metais, cerâmicas ou polímeros. Ao fazer a escolha das disciplinas darão ênfase à área escolhida.
Metais – O profissional especializado em metais atuará na produção de aço, em diversos tipos de indústrias, inclusive as de alta tecnologia como na produção de processadores de computador.
Cerâmica – O Engenheiro especializado em cerâmica atuará na produção de tijolos, telhas e produtos de revestimento. Além disso, poderá trabalhar em indústrias de vidro.
Polímeros – Este profissional desenvolverá diversos tipos de plásticos para todos os tipos de aplicação.
O estágio é obrigatório e o momento atual para iniciá-lo é a partir do quinto ano. Como estagiário o alunos desenvolverá atividades como controle de qualidade de materiais e produtos, projetos de produtos, ensaios de matérias-primas e produtos, dentre outras.
Aqui você conhece as principais disciplinas que vai estudar ao longo do curso de graduação em Engenharia de Materiais: Mineralogia; Física; Química; Resistência de Materiais; Cálculo; Siderurgia; Termodinâmica dos solos; Tratamento de minérios.
Entenda melhor sobre o curso de Engenharia de Materiais assistindo a este vídeo produzido pela Unversidade do Vale do Rio dos Sinos, a Unisinos, no Estado do Rio Grande do Sul:
Dica 2: Mandar bem na Redação faz toda a diferença na sua média final no Enem ou no Vestibular. Veja aqui as principais dicas para uma boa Redação: https://fuvestibular.com.br/redacao-enem-aulas
Cursos de Engenharia de Materiais com conceito 5 no Enade
O conceito do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) leva em conta uma série de critérios, como: o desempenho dos estudantes do curso em uma prova realizada anualmente, o corpo docente, a infraestrutura, os recursos didático-pedagógicos, além dos programas de pós-graduação.
Todos são sintetizados em um único indicador, que varia de 1 a 5. Os cursos com nota acima de 3 são considerados satisfatórios pelo Ministério da Educação.
- Instituto Militar de Engenharia – IME – Rio de Janeiro;
- Fundação Universidade Federal do ABC – UFABC – Santo André;
- Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ – Rio de Janeiro;
- Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS – Porto Alegre;
- Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC – Criciúma.
Mercado de trabalho para Engenharia de Materiais
O mercado carece de profissionais formados em Engenharia de Materiais, porém isso não significa falta de oportunidades. Pelo contrário, demonstra um mercado pronto para receber novos profissionais. As indústrias siderúrgicas e petroquímicas são as que mais contratam Engenheiros de Materiais.
Além disso, os engenheiros de materiais podem atuar em indústrias na transformação de polímeros. A Petrobrás também é uma ótima oportunidade de trabalho uma vez que contrata esses profissionais para desenvolver materiais que resistam aos ambientes do petróleo, além de fazer a manutenção desses equipamentos. O Salário inicial, segundo Crea-SP, é de 4.068,00.
Dica 3 – Tirar uma nota boa no Enem faz toda a diferença na sua vida. Pode abrir as portas da universidade e do mundo. Estude com as apostilas e aulas gratuitas que o Blog do Enem selecionou para você:https://fuvestibular.com.br/apostilas-gratis/
Perfil do profissional após a formação
O profissional após a formação deverá ser capaz de atuar na resolução de problemas nos processos de fabricação e seleção dos materiais envolvidos nos mais variados tipos de aplicações. Além disso, trata-se de um profissional engajado e preocupado com as questões ambientais, sociais e humanas.
Apesar de se tratar de uma área bastante científica, o profissional formado em Engenharia de Materiais será capaz de desenvolver trabalhos em equipe e buscar sempre estar atualizado sobre novas tecnologias.
Post escrito por Lidiane Franqui, blogueira e redatora freelancer. Escreve para sites e blogs de diversos segmentos, entre eles educação, Marketin Digital e desenvolvimento pessoal. Facebook: https://www.facebook.com/lidiane.franqui.3
The post Engenharia de Materiais: curso de graduação e mercado de trabalho appeared first on Blog do Enem. Tudo sobre Enem, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular.