Já falamos aqui anteriormente da importância dos resumos ou das anotações como forma de estudo e fixação da matéria. Seja no bom e velho caderno universitário , no tablete ou no celular, fazer anotações é um importante aliado na hora de revisar a matéria e essa importância é reconhecida por uma das mais respeitadas universidades do mundo, a Universidade de Stanford, que divulga algumas das formas de se fazer anotações junto aos seus estudantes. Através do seu Centro e Ensino e Aprendizado.
Um dos métodos mais eficazes, embora um pouco mais complexo, é o chamado método Cornell, criado pelo Professor Walter Pauk, da Universidade Cornell. A maior vantagem desse método é que ele permite identificar rapidamente o conteúdo, que é organizado de forma visualmente agradável.
No método Cornell a página é dividida em três áreas: a de anotações e perguntas, à direta da página, a de tópicos, à esquerda e a de sumário, no rodapé.
Na área de anotações e perguntas anotamos, de forma resumida, as ideias principais e registramos eventuais dúvidas.
Na área de tópicos escrevemos as palavras-chave e os conceitos relacionados ao tema.
E, finalmente, na área de sumário resumimos o conteúdo com as ideias principais, em frases curtas, para facilitar seu trabalho na hora de folhear o caderno. Você olha para o rodapé e já sabe o que está resumido ali.
Voltamos ao assunto na próxima semana!
Conheça o curso preparatório online para o Enem.
O post Fazer anotações exige técnica apareceu primeiro em Blog UOL Enem.