Do Jornal da USP
Dois filmes produzidos pelo Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP foram selecionados para a Mostra Competitiva do 18o Festival Brasileiro de Cinema Universitário, que acontece entre os dias 20 e 26 de outubro, no Rio de Janeiro. São eles “Preto ou Branco!”, de Alison Zago, e “Filmeco di Amoré”, de Guilherme Savioli.
O primeiro tÃtulo tem como tema a ditadura, mas dessa vez sem mostrar o lado dos militantes nem dos militares. O jornalista Eduardo Pena, protagonista do filme, é colocado entre esses dois lados opostos e descobre que seu inconsciente pode ser seu maior algoz. Quanto à s técnicas utilizadas, o diretor informa que se utilizou do Chroma Key, onde tudo é gravado em estúdio e, posteriormente, os ambientes são desenhados no computador. Já Filmeco di Amoré poderia se passar em qualquer uma das 15 ruas do Triunfo brasileiras, mas a capital paulistana foi escolhida como cenário. O filme é um ensaio poético sobre a Rua do Triunfo nos dias de hoje, um dos pontos centrais da chamada âboca do lixoâ.
Para outra mostra, a Panorama-Informativa, ainda do departamento foram convidados os filmes “Temporada”, de Luna Grimberg, “O Pescador de Marcéu”, de Pedro Moscalcoff, e “Pedro Morreu”, de Beatriz Pomar e Felipe Mafasoli.
A programação detalhada ainda não foi divulgada.
Mais informações: email [email protected], site http://fbcu.com.br/selecionados-2014
Tags: Alison Zago, Beatriz Pomar, Cinema, Comunidade USP, CTR, Departamento de Cinema Rádio e Televisão, ECA, Escola de Comunicações e Artes, Felipe Mafasoli, Festival Brasileiro de Cinema Universitário, Filmeco di Amoré, Guilherme Savioli, Imprensa, Luna Grimberg, Mostra Competitiva, O pescador de marcéu, Panorama-Informativa, Pedro Morreu, Pedro Moscalcoff, Preto ou Branco!, temporada, UFF, Universidade Federal Fluminense