Fies 2013 já pode ser solicitado para alunos que não conseguiram bolsa para instituições privadas.
Ontem, dia 21 de Janeiro encerrou o prazo para o Prouni 2013 para o primeiro semestre, se você não conseguiu uma bolsa integral ou mesmo só conseguiu uma parcial e não tem grana pra bancar o resto, não fique triste, ainda dá pra usar o Fies 2013 para completar o valor da mensalidade do seu curso.
O que é mesmo o Fies?
O Fundo de Financiamento Estudantil(Fies) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições não gratuitas. Podem recorrer ao financiamento os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação.
Para se inscrever para o Fies 2013, o candidato deve estar matriculado em curso superior presencial não gratuito, e ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). No Fies, ele poderá solicitar financiamento de 50, 75 e até 100% do valor total das despesas, dependendo da renda familiar mensal bruta.
Também é exigido dos estudantes que tenham concluído o ensino médio após 2010 a participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Após a formatura, o estudante tem 18 meses para começar a pagar o empréstimo. Durante a graduação e o período de carência, ele deve pagar R$ 50 a cada três meses.
Atualmente, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) é o Agente Operador do Programa Fies 2013. A nova taxa de juros do financiamento é de 3,4% ao ano, antes de 2010, a taxa de juros era maior, aproximadamente 9% e o estudante pode fazer o financiamento a qualquer momento.
Faça sua inscrição para o Fies 2013 AQUI
Quem não pode usar o Fies 2013 os estudantes:
*cuja matrícula acadêmica esteja em situação de trancamento geral de disciplinas no momento da inscrição
*que já tenha sido beneficiado com financiamento do FIES;
*inadimplente com o Programa de Crédito Educativo (PCE/CREDUC);
*cujo percentual de comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita seja inferior a 20% (vinte por cento);
*cuja renda familiar mensal bruta seja superior a 20 (vinte) salários mínimos.
Faça bem as contas pois o Fies 2013 por melhor que seja, nada mais é do que um empréstimo a juros menores mas que deve ser pago depois da formatura. Leia bem o contrato e tire todas as dúvidas antes de assinar.
Conhece nossa rede de blogs?
Gostou do post? Use os botões abaixo e ao lado para espalhar por suas redes sociais (sabemos que o Facebook está aberto ai no cantinho do seu computador). E claro, também usar os espaços para comentários abaixo, deixando sua critica, sugestão e também xingamentos.
Nossas redes sociais são:
Facebook: /RedeEnem
Twitter: @RedeEnem
Canal no Youtube: Rede Passaporte
Google+ : Rede Enem
Fonte: site do Fies, G1 Educação
The post Fies 2013 já pode ser solicitado, faça as contas! appeared first on Blog do FIES 2014.