O Fies apesar de ter uma taxa de juros bem abaixo das taxas dos bancos, deve ter planejamento familiar para ser uma boa opção.
A lógica do Fies é simples: você pega um valor emprestado do governo e quando o curso termina deve começar a pagar o que emprestou. Parece simples mas se você pensar que o valor será pago não em uma ou duas vezes mas em anos então imagine sem planejamento financeiro o que acontece. Aí o sonho de fazer uma graduação vira uma dívida “inesperada”.
O Fies é a principal linha de financiamento estudantil hoje no mercado. Há dois anos ficou muito atrativo para os estudantes quando os juros baixaram de 9% para 3,4% ao ano e teve além da Caixa Economica Federal o Banco do Brasil como agende financeiro.
O prazo de pagamento do Fies é interessante também, pois é de três vezes o tempo de curso mais 12 meses. Já a carência para começar a pagar a dívida é de 18 meses. Por exemplo, se você fizer uma graduação de 4 anos de duração pode pagar em até 13 anos, por exemplo. Mas fica esperto pois você como aluno tem a obrigação de fazer um pagamento de R$ 50,00 a cada três meses.
O Fies é uma excelente opção para quem escolheu um curso em instituição privada mas não tem condições de arcar com as mensalidades, realmente possui uma taxa de juros atrativa e o prazo para pagamento é bem estendido, mas você tem que fazer as contas e entender exatamente o que está assinando, quanto vai pagar por isso e quanto tempo vai levar para pagar.
Dicas para usar bem o Fies:
Faça um estudo sobre os valores das mensalidades em universidades que tem o curso que você quer. Opte pela menor;
Considere trabalho ou atividade remunerada durante a faculdade para ter uma reserva;
Converse com sua família sobre a real necessidade de uso do Fies, talvez uma economia familiar já resolva;
Segundo o consultor financeiro Rogério Olegário do Carmo: “lembre-se que todo crédito tem o ônus dos juros, sejam eles baixos ou não”.
Fique com a gente e navegue nas abas do Blog do Fies para saber tudo!
Curta nossa Fan Page no Facebook “Redeenem” e receba nossas novidades na sua rede social
Enem é o caminho para o Fies
Para você ter direito ao Fundo de Financiamento Estudantil , é indispensável realizar o Enem. Somente a prova serve como parametro para seu ingresso no Ensino Superior.
Gostou do post? Use os botões abaixo para espalhar por suas redes sociais (sabemos que o Facebook está aberto ai no cantinho do seu computador). E claro, també usar os espaços para comentários abaixo, deixando sua critica, sugestão e também xingamentos.
Nossas redes sociais são:
Facebook: /RedeEnem
Twitter: @RedeEnem
Canal no Youtube: Rede Passaporte
Google+ : Rede Enem
Boa sorte e bons estudos.
Fonte: Estadão
The post Fies deve ser usado com responsabilidade e cálculo familiar appeared first on Blog do FIES 2014.