Formas de representação da Terra
Globo terrestre é a forma mais perfeita de representar a Terra, porém a dificuldade de manuseio dificultou sua utilização no dia a dia como objeto de estudos.
Mapas apresentam imperfeição nas suas projeções, porém é o mais utilizado devido ao seu fácil manuseio.
Projeções cartográficas
Projeção cilíndrica de Mercator
É a mais utilizada para representar o globo terrestre.
Características:
- Mantém as formas dos continentes.
- Alteram as áreas dos continentes.
- Conhecida como projeção eurocêntrica.
Mapa de Projeção de Mercator
Projeção cilíndrica de Peters
Características:
- Mantém as áreas dos continentes proporcionais.
- Alteram as formas dos continentes.
- Conhecida como projeção do terceiro mundo.
Escala gráfica e numérica
O mapa é uma imagem reduzida de uma determinada superfície. Essa redução – feita com o uso da escala – torna possível a manutenção da proporção do espaço representado. É fácil reconhecer um mapa do Brasil, por exemplo, independente do tamanho em que ele é apresentado, pois a sua confecção obedeceu a determinada escala, que mantém a sua forma. A escala cartográfica estabelece, portanto, uma relação de proporcionalidade entre as distâncias lineares num desenho (mapa) e as distâncias correspondentes à realidade.
As escalas podem ser indicadas de duas maneiras, através de uma representação gráfica ou de uma representação numérica.
Escala gráfica
A escala gráfica é representada por um pequeno segmento de reta graduado, sobre o qual está estabelecida diretamente a relação entre as distâncias no mapa, indicadas a cada trecho deste segmento, e a distância real de um território. Observe:
De acordo com este exemplo, cada segmento de 1cm é equivalente a 3km no terreno, 2cm a 6km, e assim sucessivamente. Caso a distância no mapa, entre duas localidades, seja de 3,5cm, a distância real entre elas será de 3,5 X 3, ou 10,5km (dez quilômetros e meio). A escala gráfica apresenta a vantagem de estabelecer direta e visualmente a relação de proporção existente entre as distâncias do mapa e do território.
Escala numérica
A escala numérica é estabelecida através de uma relação matemática, normalmente representada por uma razão, por exemplo: 1: 300 000 (1 por 300 000). A primeira informação que ela fornece é a quantidade de vezes em que o espaço representado foi reduzido. Neste exemplo, o mapa é 300 000 vezes menor que o tamanho real da superfície que ele representa.
Na escala numérica, as unidades, tanto do numerador como do denominador, são indicadas em cm. O numerador é sempre 1 e indica o valor de 1cm no mapa. O denominador é a unidade variável e indica o valor em cm correspondente no território. No caso da escala exemplificada (1: 300 000), 1cm no mapa representa 300 000cm no terreno, ou 3km. Trata-se portanto da representação numérica da mesma escala gráfica apresentada anteriormente.
Saiba mais sobre as Formas de representação da Terra nesta aula do canal Geografando com o Profão, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!
Desafios
Questão 01
Sobre a qualidade e leitura dos mapas é incorreto afirmar que:
a) Um mapa é considerado de boa qualidade quando possui medidas precisas e informações corretas – as posições e formas de seus elementos devem corresponder à realidade.
b) Quanto maior a quantidade de informações num mapa, menor a diversidade de símbolos, linhas e cores nele presentes, o que pode facilitar a leitura e interpretação.
c) É imprescindível que um mapa apresente boa diferenciação de símbolos, que devem vir acompanhados de legenda explicativa para facilitar a compreensão.
d) A seleção de informações presentes num mapa deve ser relevante e significativa para o objetivo com que foi elaborado ou o “tema” representado.
e) A escala também deve ser observada para o cálculo de distâncias entre pontos de verificação das dimensões reais dos elementos representados.
Dica 1 – Você é daqueles que é meio perdido nos horários? Acompanhe esta aula sobre o Fuso Horário e saiba tudo para a prova de Geografia Enem – https://fuvestibular.com.br/fusos-horarios-revisao-geografia-enem/
Questão 02
Em um mapa de escala 1:100.000, um rio está representado da nascente até a foz por 5 cm. Qual é o seu comprimento real em km?
a) 500 km
b) 50 km
c) 15 km
d) 5 km
e) 1 km
Dica 2 – Relembre sobre os Principais Movimentos do Planeta Terra em mais esta aula preparatória para a prova de Geografia Enem. Estude com a gente para o Enem! – https://fuvestibular.com.br/terra-principais-movimentos-geografia-enem/
Questão 03
O campus da UFAC em Rio Branco dista, aproximadamente 630km do campus de Cruzeiro do Sul. No mapa do Acre, essa distância em linha reta é de 9cm. A escala do mapa é de:
a) 1: 9.000.000
b) 1: 6.300.000
c) 1: 630.000
d) 1: 900.000
e) 1: 7.000.000
Dica 3 – Revise sobre os Problemas Ambientais (aula 1) e fique preparado para o dia das provas. Nesta aula de Geografia Enem, vamos rever sobre o Aquecimento Global. – https://fuvestibular.com.br/problemas-ambientais-geografia-enem/
Questão 04
(IFG/GO – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás). De acordo com a figura abaixo, analise as proposições e assinale a alternativa correta.
I- É uma projeção cilíndrica, caracterizando uma visão de mundo eurocêntrica, privilegiando a forma dos continentes.
II- Publicada pela primeira vez em 1973, pelo historiador alemão Arno Peters, indica uma projeção cilíndrica equivalente.
III- Pretende demonstrar uma visão geopolítica dos países subdesenvolvidos, pois enfatiza o ponto de vista do Sul, apesar de comprometer a forma dos continentes.
IV- É um mapa equivocado, pois o Norte está “embaixo” e Sul “em cima”.
V- Foi idealizada no século XVI, pelo belga Mercator, e se caracteriza por ser uma projeção conforme, sendo muito utilizada nas Grandes Navegações.
Estão corretas:
a) Apenas I, IV e V.
b) Apenas II e III.
c) Apenas I, II e III.
d) Apenas II, III e V.
e) Apenas III e V.
Questão 05
Observe o mapa a seguir:
Com base nos conhecimentos sobre o tema e na observação do Mapa-múndi, é correto afirmar:
a) A Noruega está localizada em baixa latitude e baixa longitude.
b) A maior parte do território da América do Sul está localizada na Zona Temperada do Sul.
c) O México está localizado nos hemisférios Setentrional e Oriental.
d) Sudão e Angola, na África, estão localizados numa região intertropical.
e) Austrália e Rússia situam-se no mesmo hemisfério e na mesma latitude.
Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!
The post Formas de representação da Terra – Aula de Geografia Enem appeared first on Blog do Enem. Tudo sobre Enem, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular.