Geradores elétricos
Um gerador elétrico é todo o aparelho capaz de fornecer energia elétrica a um circuito, ou seja, capaz de realizar o funcionamento de aparelhos elétricos. Exemplos de geradores são pilhas, baterias, hidrelétrica, placa solar, etc.
Força eletromotriz
A tensão elétrica total que um gerador pode fornecer é chama de força eletromotriz (ε). Ela é definida como sendo o trabalho realizado (τ) dividido pela quantidade de carga Δq que atravessa uma secção reta de um condutor.
Por ser uma tensão elétrica, a força eletromotriz é medida também em volts (V).
Equação do gerador
Vimos que a tensão total que um gerador pode fornecer ao circuito é a sua força eletromotriz. Porém, todo o gerador possui uma resistência interna, que consome parte desta tensão, o que provoca uma diminuição da tensão real que é fornecida ao circuito. Portanto, podemos calcular a tensão fornecida pelo gerador (U) como sendo a diferença da sua força eletromotriz pela tensão consumida por sua resistência interna, o que nos dá a equação dos geradores:
Curva característica de um gerador
A equação do gerador pode ser vista como uma equação do 1º grau, onde a tensão U varia de acordo com a corrente elétrica i. Com isso, podemos construir o gráfico característico dos geradores.
Do gráfico, podemos encontrar a força eletromotriz, que é o ponto onde a reta intercepta o eixo vertical da tensão U. Além disso, podemos encontrar também a corrente de curto circuito icc, que é o ponto onde a tensão é zero (U = 0). Neste caso, a corrente elétrica não tem resistência em seu trajeto.
Dica 1 – Estude sobre Potência e energia elétrica em mais esta aula de revisão para a prova de Física Enem. Preparado para o Exame Nacional do Ensino Médio? – https://fuvestibular.com.br/potencia-e-energia-eletrica-fisica-enem/
Potência de um gerador
Em um gerador elétrico, podemos encontrar a potência total que ele pode fornecer ao nosso aparelho ligado ao circuito. Esta potência total (Pt) está relacionada com a tensão total que o gerador pode fornecer, ou seja, sua força eletromotriz. Podemos então calcular a potência total como:
Nem toda a potência que o gerador possui é convertida em energia elétrica para o circuito, devido à sua resistência interna. Por isso, temos que a parte que é utilizada pelo circuito é a potência útil (Pu) e a parte que é dissipada pela resistência interna do gerador, a potência dissipada (Pd). Podemos calculá-las através das seguintes equações:
Desta forma, podemos ainda dizer que toda a potência que o gerador possui é a soma das potências útil e dissipada:
Rendimento
Podemos encontrar o rendimento de um gerador (η), ou seja, uma razão que nos diz quanto da potência total do gerador é convertida para utilização do circuito. Desta forma, definimos rendimento como a razão da potência útil pela potência total.
Saiba mais sobre Geradores Elétricos nesta aula do canal oficinadoestudante, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!
Desafios
Questão 1
(UFSCAR-SP) Com respeito aos geradores de corrente contínua e suas curvas características U × i, analise as afirmações seguintes:
I. Matematicamente, a curva característica de um gerador é decrescente e limitada à região contida no primeiro quadrante do gráfico.
II. Quando o gerador é uma pilha em que a resistência interna varia com o uso, a partir do momento em que o produto dessa resistência pela corrente elétrica se iguala à força eletromotriz, a pilha deixa de alimentar o circuito.
III. Em um gerador real conectado a um circuito elétrico, a diferença de potencial entre seus terminais é menor que a força eletromotriz.
Está correto o contido em:
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) I e II, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.
Dica 2 – Entenda a diferença entre a ligação em série e a ligação em paralelo em mais esta aula de Física Enem sobre Associação de Resistores – https://fuvestibular.com.br/associacao-de-resistores-fisica-enem/
Questão 2
(FUVEST-SP) Uma bateria possui força eletromotriz ε e resistência interna Ro. Para determinar essa resistência, um voltímetro foi ligado aos dois polos da bateria, obtendo-se Vo = ε (situação I). Em seguida, os terminais da bateria foram conectados a uma lâmpada. Nessas condições, a lâmpada tem resistência R = 4 Ω e o voltímetro indica VA (situação II), de tal forma que Vo / VA = 1,2. Dessa experiência, conclui-se que o valor de Ro é
a) 0,8 Ω
b) 0,6 Ω
c) 0,4 Ω
d) 0,2 Ω
e) 0,1 Ω
Dica 3 – Tire todas as suas dúvida sobre Resistência Elétrica e as Leis de Ohm em mais esta aula de Física Enem e fique preparado para gabaritar na prova – https://fuvestibular.com.br/resistencia-eletrica-e-leis-de-ohm-fisica-enem/
Questão 3
(PUC) A figura mostra o valor da tensão nos terminais de um gerador real em função da corrente por ele fornecida. A resistência internado gerador é de:
a) 0,5 Ω
b) 1,0 Ω
c) 2,0 Ω
d) 4,0 Ω
e) 6,0 Ω
Questão 4
(FATEC) Uma pilha elétrica tem força eletromotriz ε = 6,0 V e resistência internar = 0,20 Ω. Assim:
a) A corrente de curto circuito é icc = 1,2 A.
b) Em circuito aberto, a tensão entre os terminais é U = 2,0V.
c) Se a corrente for i = 10 A, a tensão entre os terminais é U = 2,0V.
d)Se a tensão entre os terminais U = 5,0V, a corrente é i = 25 A.
e)n.d.a
Questão 5
A força eletromotriz de uma bateria é:
a) A força elétrica que acelera os elétrons.
b) Igual à tensão elétrica entre os terminais da bateria quando a eles está ligado um resistor de resistência nula.
c) A força dos motores ligados à bateria.
d) Igual ao produto da resistência interna pela intensidade da corrente.
e) Igual à tensão elétrica entre os terminais da bateria quando eles estão em aberto.
Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!
The post Geradores elétricos – Aula de Física Enem appeared first on Blog do Enem. Tudo sobre Enem, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular.