Do Jornal da USP
O jardim da Fundação Ema Klabin acaba de receber dez “trepa-trepas” (2,50 x 2,00 x 2,00) projetados pelo artista plástico Paulo Climachauska (formado em História e Arqueologia pela USP), em uma instalação que leva o nome do brinquedo, especialmente criada para a segunda edição do projeto anual Jardim Imaginário, com curadoria de Gilberto Mariotti.
Os populares brinquedos, entretanto, estão agrupados, ressaltando apenas a questão construtiva. A instalação é uma assemblagem que desestabiliza a ordem geométrica e utilitária desse objeto e o lança para um campo da ordem do desejo, além de conter uma certa ironia às demandas de ludicidade para com a produção contemporânea.
A instalação Trepa-trepa pode ser vista até 25 de outubro, de terça a sábado, das 14 às 17 horas, exceto feriados, na Fundação Ema Klabin (r. Portugal, 43, Jardim Europa, tel. 3062-5245).
Tags: Artista plástico, assemblagem, brinquedo, Fundação Ema Klabin, Gilberto Mariotti, Instalação, jardim, Jardim Imaginário, objeto, ordem geométrica, Paulo Climachauska, produção contemporânea, Projeto