Leila Kiyomura / Jornal da USP
Discutir a validade e a atualidade do conceito de Brasiliana na formação de coleções especializadas e na pesquisa bibliográfica contemporânea sob os mais diversos aspectos é a proposta da primeira Jornada de Estudos Rubens Borba de Moraes. A programação, aberta na manhã de terça-feira, dia 11 de novembro, prossegue até a próxima quinta-feira, dia 13, na Livraria João Alexandre Barbosa (Av. Prof. Luciano Gualberto, 78), na Cidade Universitária.
A iniciativa é do Núcleo de Estudos do Livro e da Edição (Nele), vinculado ao Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. “Este evento está sendo realizado bem no coração da vocação da Biblioteca Brasiliana de Guita e José Mindlin”, observou a pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária, professora Maria Arminda do Nascimento Arruda. “Esta primeira jornada de estudos neste espaço especialmente comprometido com o livro traz uma reflexão importante sobre a sua preservação e também sobre a documentação dos manuscritos e divulgação via internet.”
Plinio Martins Filho, presidente da Editora da USP (Edusp) e professor da ECA, lembra que, com a difusão das bibliotecas digitais, tem se observado a generalização crescente da expressão Brasiliana para designar uma variedade de acervos e coleções de livros considerados raros. “Também no âmbito da USP, a inauguração da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin e a guarda de coleções inestimáveis pertencentes ao Instituto de Estudos Brasileiros (IEB), à Faculdade de Direito e ao Instituto de Biociências nos convidam a revisitar o legado do nosso homenageado, o bibliófilo Rubens Borba de Moraes, considerando a sua contribuição na historiografia brasileira do período colonial e imperial.”
A programação foi aberta com a participação de Neil Safier, diretor da Biblioteca John Carter Brown, da Universidade de Brown, e Leopoldo Bernucci, da Biblioteca da Universidade de Austin. Ambos falaram sobre as experiências norte-americanas das Brasilianas. O evento prossegue com palestras sobre as Brasilianas das universidades de todo o País e também de coleções particulares.
Mais informações: site http://www.usp.br/cje/exibir?id=1345
Tags: Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, Biblioteca da Universidade de Austin, Biblioteca John Cartes Brown, Bibliotecas digitais, Brasiliana, CJE, Comunidade USP, Departamento de Jornalismo e Editoração, ECA, Editora da USP, Edusp, Escola de Comunicações e Artes, Faculdade de Direito, FD, IB, IEB, Imprensa, Instituto de Biociências, Instituto de Estudos Brasileiros, Jornada de Estudos Rubens Borba de Moraes, Leopoldo Bernucci, Livraria João Alexandre Barbosa, Maria Arminda do Nascimento Arruda, Neil Safier, Nele, Núcleo de Estudos do Livro e da Edição, Pesquisa bibliográfica, Plínio Martins Filho, PRCEU, Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, Rubens Borba de Moraes, Universidade de Brown