Da Assessoria de Comunicação do ICMC
O Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) recebeu nota 5, a máxima para programas que tenham apenas mestrado, na última avaliação trienal realizada pela Coordenação Nacional de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Entre os critérios da avaliação estão a infraestrutura, a proposta do programa, análise do corpo docente e discente e produção intelectual.
O programa é realizado em todo o território nacional por uma rede de instituições de ensino superior e oferece mais de 1,5 mil vagas. Na USP, o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) é responsável pelo PROFMAT que, além de São Carlos, conta com pólos na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) e na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), na capital. O programa oferece 20 vagas anuais em cada um desses pólos, sendo 16 delas exclusivas para professores da rede pública.
Coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática e reconhecido pelo Ministério da Educação, o PROFMAT tem por objetivo aprimorar a formação profissional dos professores de matemática em exercício no ensino básico, especialmente na escola pública. No último edital foram oferecidas mais de 1,5 mil vagas em todo o país, sendo 80% delas reservadas para professores das redes públicas. Os professores com esse perfil aprovados no processo seletivo têm direito a bolsa de estudos da CAPES no valor mensal de R$ 1,5 mil durante dois anos, condicionada ao compromisso de permanência no ensino básico público de matemática por, pelo menos, cinco anos após a obtenção do título de mestre.
Mais informações: (16) 3373-9638, email [email protected]
Tags: Capes, Comunidade USP, Coordenação Nacional de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, EACH, Escola de Artes Ciências e Humanidades, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, FFCLRP, ICMC, Imprensa, Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, PROFMAT, Ribeirão Preto, São Carlos, Sociedade Brasileira de Matemática