Formanda de Jornalismo na PUCRS, a assistente de conteúdo de Zero Hora Mariana Moraes, 25 anos, fez cursos de moda em Londres, no ano passado. A cidade é apontada como a capital da moda pela Global Language Monitor.
— O primeiro lugar se deve muito ao sucesso do estilista Alexander McQueen e ao novo ícone fashion inglês, Kate Middleton. Além disso, Londres reúne todas as características das demais cidades do ranking: a elegância e a tradição de Paris, a ostentação e o glamour de Milão e as fast fashions e marcas bem comerciais de Nova York — explica a jovem.
Confira o relato de Mariana sobre a experiência.
Uma instituição, um curso
Pensando em tudo isso, decidi passar um semestre estudando moda e comunicação na cidade. A escolha pela University of the Arts London foi fácil. É uma instituição que conta com várias unidades na cidade.
O primeiro curso que fiz foi o de Introdução ao Mercado da Moda, na London College of Fashion. Minhas colegas e eu aprendemos como funciona o mundo fashion, quais as publicações mais influentes, como trabalhar o posicionamento de marcas, as funções do relações públicas na moda etc. O curso é objetivo e esclarecedor para quem ainda não sabe como se inserir no mercado.
Dica da professora
Uma dica da professora Fiona Agyemang: “É importante ter experiência, mas, na moda, o principal são os contatos. Se forem a algum pub, levem seus currículos.”
Outra instituição, outro curso
Após esse curso, iniciei o de Jornalismo de Moda, na badalada Central Saint Martins, considerada a melhor instituição de moda do mundo e por onde passaram nomes influentes como Stella McCartney, John Galliano, Zac Posen e Alexander McQueen.
A estrutura da escola é maravilhosa, e as salas de aula são muito bem equipadas. O interessante é que ali é possível ver alunos de teatro ensaiando suas falas e experimentando figurinos e ouvir os barulhos das furadeiras e marteladas dos alunos de design. Lá, pude ter aula com Hywel Davies, jornalista e escritor inglês que já trabalhou na Vogue, na Elle e no Guardian, e é referência em moda masculina.
Inglês avançado
Para atender às demandas exigidas em aula, é necessário falar inglês fluentemente, pois, além do entendimento do professor, é preciso produzir artigos, resenhas e entrevistas. Os dois cursos de que participei eram bem teóricos — não tenho habilidades práticas para corte e costura — e discutíamos muito sobre a moda nos países de cada um dos alunos. Ao término das aulas, saía maravilhada com tudo! A troca de experiência e os pontos de vista de diferentes culturas sobre o mundo fashion me acrescentaram muito!
A aula está nas ruas
O mais legal de estudar moda em Londres é ter uma grande aula de tendências ao passear pelas ruas. Uma das capitais mais cosmopolitas do mundo, a cidade respira moda em todos os lugares! Os estilos que estarão nas semanas de moda podem ser vistos primeiro ali.
Dica da intercambista
Imperdível para quem gosta de moda e está em Londres? Camden Town, com seus inúmeros estilos e influências; os arredores de Brick Lane, coração dos artistas independentes; e o Soho, o melhor lugar para fazer contatos, ver e ser visto pelos fashionistas influentes.