Se você fez uma prova com dez questões objetivas e acertou sete, quanto imagina que vai tirar? Esqueça a resposta se a prova em questão é a do Enem. No Enem o cálculo é feito a partir das premissas da TRI – Teoria da Resposta ao Item. Nesta formulação o que é mais difícil vale mais pontos, e o inverso também é verdadeiro: questões mais fáceis, valem menos no Enem.
Então, importa acertar muitas questões, mas desde que entre elas estejam as mais complexas e que exigem mais dos candidatos. Este é o segredo para ficar entre os primeiros. Só tem um complicador nessa parada: Não estão indicadas nas provas do Enem quais são as questões que valem mais.
É durante a fase de resultados, quando o INEP processa os gabaritos para todos os alunos, que aparecem as questões mais valorizadas. Justamente aquelas que tiveram menor taxa de acerto. Estas valem muito mais no Enem.
Além deste fator, com a Teoria da Resposta ao Item é possível desenvolver modelos matemáticos para identificar o padrão de respostas do candidato e, assim, reduzir a pontuação decorrente de eventuais chutes do aluno que o sistema vier a identificar.
Achou a TRI ‘tri complicada’, ou achou ‘tri legal?’
Não é mesmo fácil pegar de primeira. Tem que mastigar uma, duas, três vezes antes de engolir. Mas, não se estresse por não conseguir entender facilmente.
O Blog do Enem separou para você uma explicação técnica do Ministério da Educação e do INEP sobre a Teoria da Resposta ao Item aplicada ao Enem. Entre, imprima, leve para a escola, e pede para os professores de matemática ou física explicarem a você e aos colegas como funciona a base estatística da TRI para o cálculo das notas no Enem.
Veja a Nota Explicativa do INEP sobre a TRI: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/nota_tecnica/2011/nota_tecnica_tri_enem_18012012.pdf
Dica 1 – Veja aqui as 10 profissões com mais chance de futuro, as 10 piores para conseguir emprego, e uma lista completa de cursos de graduação para você escolher o seu: https://fuvestibular.com.br/guia-de-cursos-e-profissoes/
Dica 2 – Veja aqui as notas de corte para todas as carreiras, em todas as universidades públicas que participam do Sisu – Sistema de Seleção Unificada: https://fuvestibular.com.br/notas-corte-universidades/
Dica 3 – Veja como são outros cursos de graduação em Engenharia antes de marcar a sua opção pela Engenharia de Pesca. O Guia de Cursos de Graduação do Blog do Enem traz em detalhes o que é cada uma das formações, a profissão, e as dicas do mercado de trabalho. Aqui: https://fuvestibular.com.br/guia-de-cursos-e-profissoes/
The post Nota do Enem – Entenda o uso da TRI no cálculo do resultado das provas appeared first on Blog do Enem. Tudo sobre Enem, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular.