Do Jornal da USP
Os novos alunos da Universidade de São Paulo já podem tirar todas as suas dúvidas sobre como chegar aos campi, fazer as matrículas, encontrar seus locais de aula, utilizar os meios de transporte, consultar o calendário escolar etc. Todas as informações estão disponíveis na nova versão online do Manual de Calouro. No site o estudante vai encontrar um ambiente criado especialmente para acolhê-lo e orientá-lo numa das maiores e mais importantes instituições de ensino superior na América Latina.
O pró-reitor de Graduação da USP, Antonio Carlos Hernandes, lembra que o Manual de Calouro é uma ferramenta importante no novo cotidiano, e faz questão de dar a sua mensagem de boas-vindas. “Este é um momento particularmente especial para todos nós”, observa. “A chegada de novos estudantes traz a certeza da renovação da Universidade, da confirmação dos compromissos que temos com as gerações futuras e da necessidade de rever e construir novas ideias, de promover os talentos de cada um, bem como os laços de amizade e cordialidade.”
O professor aposta na energia dos jovens: “O brilho nos olhos, a capacidade de sonhar, a inquietação e a vontade de mudar nos revigoram a cada ano. E a Pró-Reitoria de Graduação tem a honra de receber os novos estudantes e acolhê-los no seio de uma das universidades mais importantes do Hemisfério Sul. O ambiente acadêmico e científico da USP permitirá uma fase de intensas descobertas e transformações”.
Nessa nova fase em que se transforma de impresso para online, o Manual do Calouro segue sendo um instrumento importante de integração. Sua coordenação e produção ficam a cargo da Pró-Reitoria de Graduação e da Superintendência de Comunicação Social (SCS) da USP. “Através dele, milhares de jovens começam a descobrir o real significado de ser estudante de uma universidade pública”, observa Lupércio Tomaz, diretor do Departamento de Marketing da SCS, responsável pelo planejamento e formatação do conteúdo. “O Manual do Calouro foi criado há 19 anos com o intuito de tirar todas as dúvidas dos estudantes. Circulou primeiro na versão impressa e, agora, passa a ser um portal.”
Mobilidade
A mudança foi programada pela Divisão de Mídias Online da SCS para os novos tempos da comunicação. “A ideia vem ao encontro das últimas tendências de mobilidade e rapidez na divulgação da informação”, observa a coordenadora da divisão, a jornalista Marcia Blasques. “Essa primeira versão em formato eletrônico tem um ‘design responsivo’, ou seja, o visual vai se adaptando à tela em que está sendo carregado. O aluno pode ter acesso ao conteúdo por tablet, celular, notebook ou computador.”
Lupércio Tomaz afirma que a grande meta da edição 2015 é facilitar o acesso dos ingressantes às informações antes mesmo de realizarem a matrícula. “Os novos alunos têm a possibilidade de ver onde fica a sua unidade de ensino antes de se dirigir aos campi. No caso da Cidade Universitária, poderá traçar rotas, ver o trânsito e os números das linhas de ônibus e de metrô que servem esse campus através de ferramentas de busca da internet.”
Ao acessar o site, os calouros recebem informações diversas. “Desde aquelas mais simples, como o cardápio do bandejão, até como se inscrever em programas de Iniciação Científica, dicas do que fazer para poder frequentar a piscina dos centros esportivos, programação do Cinusp e como adquirir livros com desconto na Edusp”, orienta Tomaz.
Recepção
Quando entrar no site, os estudantes vão deparar com situações reais vivenciadas pelos alunos. Todo o layout foi planejado para o estudante vivenciar o campus. A primeira página traz um lembrete sobre as matrículas e informações sobre as datas. Também apresenta a Semana de Recepção dos Calouros de cada unidade e o Disque-Trote (espaço para denunciar e comunicar abusos nos trotes). Os principais assuntos do site estão associados a imagens de interesse do novo estudante, como na área de serviços, com informações sobre restaurantes, prática de esportes, bibliotecas e atividades culturais em cada campus.
“O menu principal do site é agrupado por assuntos de interesse como a apresentação da Universidade e o convite ao estudante para conhecer todos os campi e suas respectivas unidades de ensino”, esclarece a webdesigner Thais Helena dos Santos. “Importante também é a página que leva o aluno a serviços como bibliotecas, programas esportivos e culturais, intercâmbio e bolsas de estudo, assistência médica, segurança e outras informações essenciais que auxiliam no cotidiano.”
Thais esclarece que uma das grandes vantagens do manual online é o acesso aos links das unidades. As informações sobre localização serão acessadas através do Google Maps, ferramenta que permite traçar rotas.
Através do site, o aluno também poderá ver os vídeos produzidos pela TV USP, além de conhecer a produção da área de comunicação da Universidade por meio das mídias universitárias. Será possível também compartilhar as informações do site nas principais redes sociais.
É importante destacar que a primeira semana do calendário escolar é dedicada à recepção dos novos alunos. “É uma semana com muitas atividades acadêmicas que cada faculdade, escola ou instituto organiza para que os calouros tenham os primeiros contatos com os professores, servidores e futuros colegas de curso”, diz o pró-reitor Antonio Carlos Hernandes. “A campanha de recepção é anualmente criada por estudantes da USP e selecionada pela Pró-Reitoria de Graduação. Neste ano a campanha vencedora foi a Feliz Veterano Novo. Ela procura tornar evidente que hoje os novos estudantes podem estar confusos com tantos nomes, siglas e endereços, mas logo poderão orientar um colega sobre uma oportunidade que ele desconhecia.”
Tags: Antonio Carlos Hernandes, Comunidade USP, Feliz Veterano Novo, Imprensa, Lupércio Tomaz, Manual do Calouro, Marcia Blasques, Pró-Reitoria de Graduação, Recepção dos calouros, SCS, Superintendência de Comunicação Social, Thais Helena dos Santos