Quem é o nutricionista?
O profissional de nutrição tem uma função marcante e essencial na atualidade. Segundo dados do Ministério da Saúde, 50,8% da população brasileira estava acima do peso em 2013, o que significa que orientação nutricional é uma alternativa para que este problema seja resolvido sem a necessidade de intervenções cirúrgicas ou a utilização de medicamentos.
Além disso, o nutricionista orienta seus pacientes na conquista de uma alimentação equilibrada, que seja capaz de evitar doenças e contribua para uma maior qualidade de vida. Atletas que praticam esportes de alta performance também não podem dispensar a orientação de um profissional da área de nutrição na busca por melhores resultados.
Dica 1: Os conteúdos do curso de Nutrição pertencem à área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Saiba outros assuntos que podem cair nessa parte da Prova do Enem. https://fuvestibular.com.br/category/cainaprova/natureza/
O curso de graduação em Nutrição
Os cursos de Nutrição espalhados pelo Brasil possuem uma duração média de 4 anos. No início, as disciplinas correspondem ao ciclo básico da área saúde, passando por Fisiologia, Anatomia, Bioquímica, entre outras. Já na parte específica, o curso oferece matérias sobre qualidade nutricional, conservação dos alimentos, Farmacologia e Microbiologia.
Nos últimos semestres, os estudantes devem realizar um estágio supervisionado obrigatório e apresentar um trabalho de conclusão de curso.
Confira o vídeo que a Universidade Federal de Goiás preparou sobre o seu curso de graduação em Nutrição:
Cursos de Nutrição com conceito 5 no Enade
O conceito do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) leva em conta uma série de critérios, como: o desempenho dos estudantes do curso em uma prova realizada anualmente, o corpo docente, a infraestrutura, os recursos didático-pedagógicos, além dos programas de pós-graduação. Todos são sintetizados em um único indicador, que varia de 1 a 5. Os cursos com nota acima de 3 são considerados satisfatórios pelo Ministério da Educação.
Confira a seguir 5 universidades com conceito 5 para o curso de Nutrição:
· Universidade de Brasília (UnB)
· Universidade Federal de Goiás (UFG)
· Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
· Universidade Federal de Viçosa (UFV)
· Universidade Federal de Piauí (UFPI)
Quer conhecer outros cursos de Nutrição com conceito 5 ou checar o conceito de cursos de outras instituições do país? Acesse http://emec.mec.gov.br/ e faça a busca por estado no mapa ou a busca textual pelo nome da instituição, pelo nome do curso, conceito no Enade e muitos outros critérios!
Dica 2 – Veja as notas de corte no Sisu para entrar em Nutrição, Medicina, Odontologia, Direito, e nos cursos de Engenharia nas universidades públicas que adotaram a nota do Enem como critério de seleção, acabando com o vestibular: https://fuvestibular.com.br/notas-corte-universidades
O mercado de trabalho para o nutricionista
O mercado de trabalho para os profissionais de nutrição está aquecido, sobretudo nas empresas de refeições coletivas. Nelas, o profissional pode planejar, administrar e coordenar programas de alimentação e nutrição, bem como selecionar os melhores cardápios para cada tipo de público, considerando suas condições de trabalho e eventuais patologias existentes.
Este profissional é também muito requisitado em escolas, empresas públicas, hotéis, ‘spas’ e asilos. Ele pode ainda prestar consultorias e realizar treinamentos, de forma a compartilhar seus conhecimentos com empresas de diversos segmentos e para públicos diversos.
Outras áreas nas quais o profissional de nutrição pode atuar são: administração de cozinhas industriais; controle nutricional; desenvolvimento de produto; gastronomia; nutrição clínica; nutrição esportiva; saúde coletiva; docência e pesquisa.
O salário médio inicial para este profissional é de R$1700,00 podendo chegar a R$4000,00 com o tempo e a experiência. Nutricionistas experientes e que conseguem seu nome no mercado ainda podem ganhar cerca de 30 mil por mês!
Dica 3 – Aumente as suas chances no Enem e no Vestibular estudando com as Apostilas Enem Gratuitas que o Blog do Enem selecionou para você: https://fuvestibular.com.br/apostilas-gratis
O perfil do profissional após a formação
Após a formação, o nutricionista deve estar registrado no respectivo Conselho Regional. Atualizações constantes e participações em congressos da área são essenciais para quem seja permanecer no mercado. Em média, o auge da carreira se situa a partir do 5º ano de exercício da função, e a evolução desta está intimamente ligada com a realização de cursos de pós-graduação.
Este texto foi escrito por Camila Lima. Natural de São Paulo, Camila é servidora pública e trabalha na área de manutenção ferroviária. Tem formação em Mecânica e Metalurgia, Elétrica e Processos Gerenciais. br.linkedin.com/pub/camila-rigorfi-lima/58/853/509/
The post Nutrição – O curso, a profissão, o mercado de trabalho appeared first on Blog do Enem. Tudo sobre Enem, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular.