Caio Albuquerque / Assessoria de Comunicação da Esalq
Como viver de ciência? Em dezembro de 2010, essa foi uma das perguntas que motivou um projeto que demoraria quatro anos para se concretizar. A iniciativa envolveu Otto Jesu Crócomo, docente aposentado da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP e William Sharp, da Rutgers University (EUA). Assim nasceu a publicação Reflections & Connections, volumes 1 e 2, que acaba de ser lançada, em Nova York, pela Sciencetech Publishers. Além de Crocomo e Sharp, Julies Kreier, professor da The Ohio State University também ajudou a organizar a obra que, em suas 1414 páginas, apresenta a trajetória de 30 cientistas de diversas áreas.
O volume 1 contém experiências daqueles que se dedicam às ciências biológicas e agricultura. Nele estão inseridos o capítulo escrito pelo professor Otto, além dos relatos de Helaine Carrer, docente do Departamento de Ciências Biológicas (LCB) da Esalq, de Henrique Vianna Amorim, professor aposentado pela Esalq. No volume 1 há ainda um capítulo que relata o projeto de cooperação entre The Ohio State University e a Escola dos anos 1960 aos anos 1980, escrito por Joaquim J. Camargo Engler, também professor aposentado da Instituição.
No volume 2 encontramos experiências daqueles dedicados às ciências animais, zoologia, veterinária e medicina. Este volume abriga, portanto, o capítulo de Raul Machado Neto, professor do Departamento de Zootecnia (LZT) da Esalq. “Com exceção do meu capítulo que está publicado nas versões em inglês e em português, todos os demais estão em inglês”, aponta Otto Jesu Crócomo.
Como o próprio título do livro diz, a obra trata-se de uma reflexão sobre a vida de cada um dos colaboradores em conexão com o mundo cientifico e acadêmico e suas interligações com o mundo empresarial. “É um passeio pessoal pelas ciências da vida. Desde a sua concepção, há quatro anos, o professor Sharp e eu, e posteriormente o professor Kreier, nunca nos afastamos do objetivo original. Como dizemos na Introdução, os capítulos foram escritos por várias pessoas em vários estágios de suas vidas. Cada um deles teve a liberdade de escrever ao seu modo, ao seu estilo, contando sua formação familiar, como a família afetou seu caráter, as influencias que teve em suas decisões na carreira científica, seus êxitos e fracassos, a realização de seus sonhos, os resultados de suas escolhas e como enfrentaram os desafios”, complementa Otto Jesu Crócomo.
Família
O livro contém muitas fotos dos familiares e dos acontecimentos importantes de cada colaborador que desejou publicá-las em seu capítulo. Contém ainda capítulos nos quais os filhos dos editores e de alguns colaboradores descrevem como foi viver com pais dedicados à ciência e à vida acadêmica. “No meu caso, meus filhos e meu neto escreveram um capítulo nas versões em inglês e em português. Também há uma seção de homenagens, na qual prestamos tributo àqueles que fizeram diferença em nossas carreiras”, finaliza o professor Otto.
As palavras do professor Roy S. Chaleff, autor do prólogo do livro, refletem bem o pensamento e a intenção dos editores ao concebê-lo e publicá-lo: “O que motiva as pessoas a se tornarem cientistas? Como se trabalha nessa profissão? Quais são os desafios, frustrações e as recompensas? Como alguém se torna um cientista?”. Ao referir-se especificamente ao conteúdo do livro, Chaleff enfatiza: “Esta coleção de ensaios autobiográficos escritos por cientistas se esforça para lidar com esse vazio. Na verdade, ele exibe um viés em direção à vida”…“oferece insights sobre a vida dos cientistas – quais as motivações que tiveram… influências que sofreram… e por que eles escolheram seus campos de atividade científica, como eles foram treinados, seus fracassos e sucessos”.
Em suas versões impressa e digital, a publicação está disponível no site da Amazon.
Tags: Departamento de Ciências Biológicas, Departamento de Zootecnia, Esalq, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Helaine Carrer, Henrique Viana Amorim, Joaquim J. Camargo Engler, Julies Kreier, LCB, Otto Jesu Crócomo, Raul Machado Neto, Reflections & Connections, Rutgers University, Sciencetech Publishers, The Ohio State University, Veterinária, William Sharp