Propriedades gerais da matéria
São as propriedades da matéria observadas em qualquer corpo, independente da substância de que ele é feito.
Massa
É a medida da quantidade de matéria existente em um corpo. A massa mede a resistência que um corpo possui de alterar a situação que se encontra (em repouso ou movimento), ou seja, a inércia. Quanto maior a massa maior a inércia.
Unidades de medida de massa
Extensão
É o volume que um corpo ocupa no espaço.
Unidades de medida
Compressibilidade
É a capacidade que um corpo possui de diminuir seu volume quando uma força é exercida sobre ele.
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Gases são altamente compressíveis, enquanto líquidos e sólidos praticamente não se comprimem (Exceto sob altíssimas pressões).
(a) Antes da compressão e (b) após a compressão
Elasticidade
É a capacidade que um corpo tem de voltar ao estado inicial após ser submetido a uma força de deformação.
Lembrando que essa força deve ser exercida dentro de um limite para não destruir a matéria.
Ex.: Elasticidade da nossa pele.
Divisibilidade
Propriedade que a matéria tem de ser dividida em partículas muito pequenas, sem alterar suas propriedades.
Pedreira em funcionamento – as rochas são fragmentadas dando origem às pedras britas, etc.
Impenetrabilidade
Dois corpos não podem estar simultaneamente (ao mesmo tempo) no mesmo lugar no espaço.
Para que o copo afunde, é necessário que todo o ar presente nele saia.
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Propriedades específicas
São propriedades que variam conforme as substâncias de que a matéria é feita.
Organolépticas – perceptíveis pelos nossos 5 sentidos (tato, paladar, visão, audição e olfato).
Cor, odor e sabor – diferentes materiais apresentam diferentes cores, odores e sabores.
Brilho- é a capacidade que a matéria possui em refletir a luz que incide sobre ela. Ex.: Brilho do ouro, diamante, etc.
Físicas – são propriedades que caracterizam fisicamente a matéria.
Ponto de fusão e de ebulição – são as temperaturas (dependem da pressão atmosférica) onde a matéria passa do estado sólido para o estado líquido e do estado líquido para o estado gasoso, respectivamente.
Densidade ou massa específica de um corpo – é definida pela razão massa volume de um corpo, ou seja, define o quanto as moléculas estão agrupadas. Quanto mais denso, mais próximos os átomos constituintes da matéria.
Solubilidade – quantidade de matéria que pode ser dissolvida em certa quantidade de solvente.
Condutividade térmica e elétrica – capacidade da matéria conduzir calor e elétrons (corrente elétrica), respectivamente.
Uso de cobre para confecção de fios, panelas e canos para transporte de água aquecida.
Dureza – é a resistência que um corpo tem ao ser riscado por outro. Escala de dureza em Mohs.
Ex.: O talco tem a menor dureza natural e o diamante é o mais duro. O diamante é usado para cortar (riscar) mármore, granito e vidro.
Ductibilidade – capacidade da matéria ser transformada em fios. Ex.: Fios de cobre, fios de ouro.
Maleabilidade – capacidade da matéria ser transformada em lâminas (folhas). Ex.: Folhas de zinco, lâminas de ferro.
Magnetismo – capacidade de atrair o ferro e outros materiais paramagnéticos.
Químicas – qualquer reação química que a matéria pode sofrer.
Funcionais – Acidez; Basicidade; Salinidade
Fenômenos químicos ou reações químicas
Ocorrem quebras e formação de ligações químicas, as quais alteram a matéria. As moléculas dos reagentes são quebradas e reagrupadas para formarem novos compostos.
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Ex.: Queima da madeira; reação entre um ácido e uma base formando sal e água (neutralização), etc.
Queima da madeira
Fenômenos físicos ou transformações físicas
Ocorrem sem alterar as propriedades químicas da matéria. São fenômenos reversíveis ou passageiros.
Misturar sem reagir os compostos é também um fenômeno físico.
Ex.: Mudança do estado físico da água; quebrar um giz, etc.
Água passando do estado líquido para o estado vapor (evaporação)
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Desafios
Questão 1
As queimadas consomem milhares de hectares de florestas pelo mundo todos os anos. Quanto a elas, pode-se afirmar que:
a) as queimadas são fenômenos físicos.
b) as queimadas são fenômenos químicos.
c) gerou-se muita chuva.
d) houve mudança de estado da matéria com as queimadas.
e) as queimadas causaram uma diminuição da poluição mundial.
Questão 2
Considere os fenômenos seguintes:
I. Ao abrir uma garrafa de refrigerante, ocorre liberação de gás.
II. Ao se colocar água oxigenada sobre uma ferida, ocorre efervescência.
III. Através de um canudinho para refrigerante, ao soprar sobre água de cal, ocorre turvação.
IV. Ao se colocar fermento na massa de pão, observa-se, pouco tempo depois, a expansão da massa.
V. Quando se deixa cair, sobre a língua, gotas de limão, tem-se uma forte sensação de sabor azedo.
São fenômenos físicos:
a) I e II.
b) II e III.
c) I e IV.
d) III e V.
e) I e V.
Questão 3
Toda matéria ocupa lugar no espaço. Densidade é a razão da massa de um objeto dividida pelo volume que esta massa ocupa. Logo, se uma massa igual de material pode preencher o volume de qualquer recipiente onde é colocado, podemos afirmar que este material é:
a) líquido.
b) sólido ou gás.
c) líquido ou sólido.
d) líquido ou gás.
e) gás.
Questão 4
O cobre é um metal amplamente utilizado na fabricação de fios para transportar eletricidade, bem como na fabricação de tubulações para transporte de água aquecida.
São propriedades do Cobre exceto:
a) ductibilidade.
b) alta condutividade elétrica.
c) brilho metálico.
d) maleabilidade.
e) magnetismo.
Questão 5
Considere os processos:
I) Transformação de uma rocha em pó através de pressão.
II) Revelação de filme .
III) Desaparecimento de bolinhas de naftalina colocadas no armário para matar traças.
IV) Obtenção de querosene a partir do petróleo.
V) Corrosão de uma chapa de ferro.
São exemplos de transformações químicas os processos:
a) I, III e IV
b) II e V
c) II, IV e V
d) I, IV e V
e) I, II e V
Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!
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