Ficou na dúvida se sua renda é compatível com o Prouni 2013? Tiramos suas dúvidas!
Veja aqui o passo a passo para calcular a renda familiar para o ProUni 2013.
Passo 1 – Some a renda bruta (sem os descontos) de todas as pessoas que trabalham no grupo familiar da sua casa;
Passo 2 – Divida este valor pelo número total de pessoas da família que vivem na casa;
Passo 3 – Se o resultado da divisão for de até um salário mínimo e meio por membro da família, o estudante poderá concorrer a uma bolsa integral (100% da mensalidade). Se o resultado for maior que um salário mínimo e meio e menor ou igual a três salários mínimos, o estudante poderá concorrer a uma bolsa parcial de 50%.
Dicas importantes no cálculo da renda familiar no Prouni 2013:
1 – O Prouni 2013 considera o grupo familiar o aluno-candidato e todas as pessoas que residem na mesma casa que ele, e que dependam da renda bruta mensal daqueles que trabalham e moram ali.
2 – Vale contar como membro do Grupo Familiar o próprio candidato, o pai ou padrasto, a mãe ou madrasta, os irmãos e irmãs, filhos ou filhas do padrasto e da madrasta que morem na mesma casa que o candidato, o(a) cônjuge do candidato, filhos ou filhas do candidato que sejam menores de idade, ou ainda menores sob a guarda do próprio aluno ou sob a guarda de seus parentes que morem na mesma casa.
3 – Na prática é simples. Some os rendimentos de todos aqueles que trabalham e divida o total apurado pelo número de pessoas que mora ali, desde que estejam dentro dos critérios de Grupo Familiar.
4 – Um erro muito comum que as pessoas fazem é dividir o valor da soma dos salários ou outros rendimentos apenas pelo número de pessoas que trabalham. Assim está errado. É para dividir pelo total das pessoas que vivem ali e que dependem das pessoas que trabalham.
5 – Viu como este cálculo da renda familiar é simples?
O candidato à bolsa do Prouni 2013 deve ser extremamente honesto quanto aos valores declarados e ao número de pessoas na família para não dar problema.
É melhor fazer certinho do que correr o risco de ter que devolver os valores indevidos e ainda acumular dívidas depois.
Conhece nossa rede de blogs?
Gostou do post? Use os botões abaixo e ao lado para espalhar por suas redes sociais (sabemos que o Facebook está aberto ai no cantinho do seu computador). E claro, também usar os espaços para comentários abaixo, deixando sua critica, sugestão e também xingamentos.
Nossas redes sociais são:
Facebook: /RedeEnem
Twitter: @RedeEnem
Canal no Youtube: Rede Passaporte
Google+ : Rede Enem
The post Prouni 2013 – Relembrando o cálculo da renda familiar appeared first on Blog do ProUni 2014.