Revolução Russa
Desde a época de Alexandre II, em meados do século XIX, havia uma modernização na Rússia. Neste período, surgiram as primeiras indústrias, porém, isso ajudou a gerar um descontentamento do povo, uma vez que a diferenciações sociais cresciam ainda mais com o processo de industrialização.
Assim, neste contexto, surgiram organizações e partidos políticos propondo mudanças.
Após o assassinato do Czar Alexandre II, a repressão àqueles que se opunham ao governo cresceu ainda mais. O sucessor, Alexandre III, provocou uma violenta onda de repressão aplicando uma política denominada Okhrana, que controlava ferozmente os movimentos dos manifestantes, gerando enforcamentos e deportação dos rebeldes.
Nesta época formou-se o Partido Operário Socialista Democrático Russo, de filosofia marxista, liderado por George Plekanov. Mesmo sendo perseguido pelo governo, o partido cresceu entre intelectuais e entre a classe operária russa. Um dos intelectuais era Vladimir Ilich Ulianov, que para fugir da perseguição política, adotou o pseudônimo de Lenin. O partido discutia mudanças, e como consequência destas mudanças, uma revolução proletária se fazia necessária. Assim, o grupo liderado por Lenin, recebeu o nome de Bolchevique (significa maioria), e o grupo liderado por Martov, com a parceria de Trotski, recebeu o nome de Menchevique (minoria).
Nicolau II, da Rússia.
Nicolau II subiu ao trono, em 1905, e enfrentou muitas manifestações do novo partido. Outro partido, intitulado de Cadete, formado principalmente por burgueses e pela classe média, requisitava uma constituição, porém, sem desejar o fim da monarquia.
Incidentes revolucionários ocorreram principalmente em Petrogrado, fazendo com que, diante das pressões, Nicolau II lançasse um manifesto, fazendo certas concessões e propondo uma nova constituição que elegesse um novo parlamento (DUMA).
As Dumas (parlamentos) eleitas eram conservadoras, contudo, ainda assim foram feitas algumas mudanças como a Reforma Agrária.
Enquanto isso, a política da corte e da Coroa se corrompia. O Czar e a Czarina, foram influenciados por uma figura duvidosa, conhecida como Rasputin. Este prometia cura ao seu filho doente, enquanto influenciava politicamente a família, absorvendo riquezas.
Primeira Guerra Mundial e a crise
A Rússia chegou a fazer parte da Primeira Guerra Mundial, na Tríplice Entente, ao lado dos franceses e ingleses. Esta participação gerou fortes perdas ao país, uma vez que perderam territórios, soldados e perda de ganhos, com a paralisação da indústria. O país se dividia em opiniões, pois os mencheviques de esquerda, os bolcheviques e os anarquistas eram radicalmente contrários à guerra. Além disso, a escassez de alimentos causada pela guerra multiplicou o número de greves, que passaram a exigir o fim do governo dos czares.
1917: Ano Vermelho
Em 1917, uma guerra espontânea surge. Sem ligação com os partidos, era liderada por operários do bairro industrial de Viborg. Bandeiras vermelhas foram postas no lugar das bandeiras do Czar. Um governo provisório foi formado, porém, os generais do Czar tentaram reprimir o avanço da revolução. Ainda assim, a maioria dos soldados obedecia à revolução e os sovietes.
Em dezembro de 1917, a Rússia retirou-se da Primeira Guerra Mundial, assinando o Tratado de Brest-Litovsky. A República Federada Socialista Soviética tinha sido instaurada, com proposta de paz à Alemanha.
O país passava agora por uma guerra civil em que os brancos, pró-czar, lutavam contra os vermelhos, bolcheviques. Os brancos possuíam apoio do capitalismo internacional, enquanto durou a 1ª Guerra. Com o fim da guerra, o apoio aos brancos foi retirado, pela situação econômica dos países (EUA, Inglaterra, etc). Os bolcheviques tinham o apoio dos camponeses, e acabaram vencendo esta guerra.
Lenin assumiu o governo, em 1922, provendo a criação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Após a morte de Lenin, em 1924, Stalin e Trotski disputaram o poder. Stalin defendia o socialismo consolidado dentro da Rússia, enquanto Trotski defendia que a revolução socialista se estendesse para outros países, defendendo uma tese de “revolução permanente”.
Joseph Stalin
Stalin usou de sua força e da polícia secreta (GPV) e vendeu os adversários e expulsou Trotski da URSS. Trotski exilou-se no México, porém, em 1940 foi morto por um agente de Stalin.
A partir de 1929, Stalin estabeleceu uma ditadura pessoal na URSS.
Saiba mais sobre Revolução Russa nesta aula do canal Descomplica, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!
Desafios
Questão 01
“ A queda da burguesia e a vitória do proletariado são igualmente inevitáveis … Os proletários nada têm a perder com ela, a não ser as próprias cadeias e têm um mundo a ganhar. Proletários de todos os países, uni-vos!”. Assinale, nas alternativas abaixo, o nome do grande personagem da história a que devemos este pensamento:
a) Napoleão Bonaparte;
b) Thomas Malthus;
c) David Ricardo;
d) Friedrich Engels;
e) Karl Marx.
Dica 1 – Fique preparado para a prova de História Enem com esta aula sobre as Revoluções Mexicana e Chinesa. – https://fuvestibular.com.br/revolucao-mexicana-e-chinesa-historia-enem/
Questão 02
A abolição do princípio da propriedade privada, a estatização dos meios de produção e a assinatura de um tratado de paz com a Alemanha, marcando a saída do país da guerra, foram as principais medidas adotadas na Rússia por:
a) Stálin, em agosto de 1929.
b) Lênin, em outubro de 1917.
c) Trotsky, em abril de 1924.
d) Kerensky, em fevereiro de 1917.
e) Kornilov, em setembro de 1921.
Dica 2 – Já estudamos sobre a Era Vargas ainda na República Velha. Revise nesta aula de História Enem sobre a Constituição de 1937, a Censura e o fim do Estado Novo – https://fuvestibular.com.br/brasil-republica-era-vargas-2-historia-enem/
Questão 03
“… Derrota na guerra, deserções, motins militares contra os superiores, greves nas fábricas, falta de gêneros alimentícios e combustíveis nas principais cidades, queda na produção, aviltamento dos salários, incapacidade governamental e crescente miséria das massas.” O quadro descrito no texto conduziu à:
a) derrota dos franceses no Vietnã em 1954.
b) descolonização Afro-Asiática em 1945.
c) rebelião Boxer na China em 1900.
d) Segunda Guerra Mundial em 1939.
e) Revolução Russa em 1917.
Dica 3 – Estude sobre a Era Vargas, no período conhecido como República Velha, em mais uma aula preparatória para a prova de História Enem – https://fuvestibular.com.br/brasil-republica-era-vargas-historia-enem/
Questão 04
A Revolução Russa de 1917, gerou enormes transformações, marcadas pelas afirmativas seguintes, exceto:
a) O regime autocrático e aristocrático dos czares foi substituído pelo da República Federada Socialista Soviética e, mais tarde, em 1922, pela da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.
b) As regiões altamente russificadas, como Finlândia, Letônia, Estônia e Lituânia, ficaram sob tutela russa. (Estas regiões seriam tuteladas posteriormente, neste contexto citado, a Rússia não anexou territórios).
c) A economia foi socializada, encarregando-se o Estado de controlar a produção e regulamentar a distribuição.
d) Forças contra-revolucionárias, aristocracia e burguesia tentaram derrubar o governo bolchevista, encorajando o movimento pelas potências aliadas, temerosas da expansão do bolchevismo.
e) A precariedade da situação econômica e social levou Lenin a inaugurar a Nova Política Econômica (NEP), combinação híbrida de comunismo e capitalismo.
Questão 05
Com a morte de Lenin, em 1924, a luta pelo poder na Rússia culminou com a vitória de:
a) Trotski, que apoiava a revolução mundial, ou seja, a destruição do capitalismo nos demais países.
b) Koltchak, líder dos russos brancos, que pretendia o retorno do capitalismo.
c) Stalin, que pretendia concentrar-se na implantação do socialismo na Rússia e na posterior expansão do movimento pela Europa.
d) Kerenski, que defendia a continuidade da participação russa na Primeira Guerra Mundial.
e) Kamenev, um dos mais íntimos colaboradores de Lenin.
Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!
The post Revolução Russa – Aula de revisão para História Enem appeared first on Blog do Enem. Tudo sobre Enem, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular.