Da Assessoria de Comunicação do ICMC
Três artigos de pesquisadores do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, foram premiados na 29ª edição do Simpósio Brasileiro de Banco de Dados (SBBD 2014). O evento ocorreu de 6 a 9 de outubro em Curitiba, no Paraná.
O trabalho “Seamless integration of distance functions and feature vectors for similarity-queries processing” recebeu o prêmio José Mauro Castilho de melhor artigo completo. Os autores são Marcos Vinicius Bedo, Agma Traina e Caetano Traina Junior. O paper foi publicado no Journal of Information and Data Management.
Já na categoria Demos e Aplicações, o prêmio de melhor trabalho foi para “Have you met VikS? A novel framework for visual diversity search analysis”, de Lúcio Santos, Rafael Dias, Monica Ferreira, Marcela Ribeiro, Agma Traina e Caetano Traina Júnior. O trabalho contou com a participação de alunos e docentes do Departamento de Ciências de Computação da Universidade Federal de São Carlos.
Foi concedida, ainda, uma menção honrosa ao artigo “SHRuB – Searching through heuristics for the best query-execution plan”, de autoria de Marcos Vinicius Bedo, Luis Olmes-Carvalho, Gabriel Pierro e Caetano Traina Junior.
Os pesquisadores do ICMC atuam no Grupo de Bases de Dados e Imagens e estão vinculados ao programa de pós-graduação em Ciências de Computação e Matemática Computacional.
Promovido anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação, o SBBD reúne pesquisadores, estudantes e profissionais do Brasil e do exterior, que apresentam e discutem temas relacionados aos últimos avanços da área. Neste ano, o evento foi realizado conjuntamente pela Universidade Federal do Paraná e pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
Mais informações: (16) 3373.9666, site do evento www.inf.ufpr.br/sbbd-sbsc2014/sbbd
Tags: Agma Traina, Caetano Traina Junior, Comunidade USP, Grupo de Bases de Dados e Imagens, ICMC, Imprensa, Instituto de Ciências Matemáticas, Lúcio Santos, Luis Olmes-Carvalho, Marcela Ribeiro, Marcos Vinicius Bedo, Monica Ferreira, Prêmio José Mauro Castilho, Rafael Dias, São Carlos, Simpósio Brasileiro de Banco de Dados