Urbanização
À construção dos espaços desiguais das diferentes áreas de produção e dos eixos de circulação, associamos áreas com características demográficas diferenciadas e centros com funções urbanas definidas.
Através dos tempos, o globo terrestre experimentou processos de ocupação diferenciados.
A grande mudança, no entanto, ocorre a partir da Revolução Industrial, iniciada na Europa.
A transferência de um grande exército de mão de obra do campo para a cidade, para atender a latente necessidade da Industrialização, inaugura uma nova forma de organização espacial que evolui de forma significativa até os dias de hoje.
Até o século XIX, era fato que o Campo comandava a Cidade. Com a Revolução Industrial, a Cidade passa a comandar o Campo.
Uma nova relação de trabalho, uma nova forma de utilização do espaço são fatores, entre outros, que acabam por consagrar a Urbanização.
O processo não foi planetário, haja vista que os países que se industrializaram a partir do final do século XVIII, evoluíram para a Urbanização de forma diferenciada daqueles de Industrialização Tardia.
Dica 1 – Relembre sobre os aspectos do Brasil através da Geografia Política em mais esta aula preparatória para a prova de Geografia Enem. Estude com a gente! – https://fuvestibular.com.br/brasil-geografia-politica-geografia-enem/
Dois momentos em especial também marcam este processo de forma singular – a primeira Revolução Industrial e o final da Segunda Guerra Mundial, que contemplam objetivos diferentes nesse processo migratório. No primeiro momento, a necessidade das atividades industrial, do comércio e serviços e, no segundo momento, o fascínio pela cidade e por melhores condições de vida.
Avenida Paulista, em 1910 – Reduto tradicional dos Barões do Café – Foto: Guilherme Gaensly/Arquivo do Estado
Avenida Paulista dos anos 60/70 – Foto: Luiz Aureliano
Urbanização Brasileira
Considerado como Deformado, por causa da forma como transferimos nossa população rural para as cidades, de forma desorganizada, o processo de urbanização no Brasil começa na década de 40. A expansão das atividades industriais em grandes centros atrai trabalhadores das áreas rurais, que veem na cidade a possibilidade de rendimentos maiores e melhores recursos nas áreas de educação e saúde. O censo de 1940, o primeiro a dividir a população brasileira em rural e urbana, registra que 31,1% dos habitantes estavam nas cidades.
O país deixa de ser um país com população predominantemente rural, a partir da década de 60 do século passado, quando a população Urbana atinge 55,92%.
Os centros industriais de referência (São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte) comandam este processo de crescimento populacional nas cidades.
Crescimento Urbano X Urbanização
Nos dias atuais, são importantes no estudo da urbanização os equipamentos ofertados à população residente. A sofisticação do setor secundário e terciário da economia local determina o grau de Urbanização de uma cidade. Uma cidade em que o Setor Secundário (Indústria) e Setor Terciário (Comércio e Serviços) não são razoáveis acaba se tornando uma cidade em que a ocorrência principal é de CRESCIMENTO URBANO.
Dica 2 – Revise sobre as Fontes de Energia em mais uma aula de Geografia Enem. Tire suas dúvidas sobre as principais matrizes energéticas do Brasil – https://fuvestibular.com.br/fontes-de-energia-geografia-enem/
Ao contrário, uma outra cidade em que o Setor Secundário e Terciário são sofisticados, aliados a uma verticalização da cidade, acaba se tornando uma cidade literalmente URBANIZADA.
Exemplo de Verticalização = Urbanização
Rede Urbana
É sinônimo de equipamentos funcionais que garantam maior conforto para a população. A oferta de uma malha viária, rede de comunicações (jornais, rádio, televisão), lazer, serviços públicos ligados à saúde, segurança e educação, entre outros, acaba determinando cidades diferenciadas. Por conta dessa diferenciação, as cidades polarizam outras cidades de forma desigual.
Hierarquia Urbana
O grau de sofisticação do setor secundário e terciário de uma cidade, aliado ao contingente populacional, acaba determinando cidades que polarizam (influenciam) outras. Logo, existe uma Hierarquia Urbana.
No Brasil, podemos considerar o seguinte grau de polarização:
Metrópoles globais: suas áreas de influência ultrapassam as fronteiras de seus estados, região ou mesmo do país. São metrópoles globais: São Paulo e Rio de Janeiro
Metrópoles nacionais: encontram-se no primeiro nível da gestão territorial, constituindo foco para centros localizados em todos os pontos do país. São metrópoles nacionais: São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.
Dica 3 – Conheça a história da descoberta e do inicio do processo de extração do Petróleo no Brasil em mais uma aula de Geografia Enem – https://fuvestibular.com.br/petroleo-brasil-geografia-enem/
Metrópoles regionais: constituem o segundo nível da gestão territorial e exercem influência na macrorregião onde se encontram. São metrópoles regionais: Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Goiania, Salvador, Recife, Fortaleza, Belem, Manaus.
Conurbação
Quando duas ou mais cidades, por conta do crescimento populacional e da expansão horizontal da cidade, confundem seus limites físicos e de serviços. Exemplo: Região do A,B,C paulista
Saiba mais sobre a Urbanização no Brasil nesta aula do canal Descomplica , disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!
Desafios
Questão 1
(Unimep-SP) “Cidades globais” e “Megacidades” são expressões atualmente utilizadas por sociólogos, geógrafos e urbanistas para indicar realidades que, respectivamente, concentram perícia e conhecimento em serviços ligados à globalização, independentemente do tamanho de sua população, e áreas urbanas com mais de 10 milhões de habitantes. São representantes da primeira e da segunda categoria de cidades:
a) Tóquio e Jacarta.
b) Nova Iorque e Zurique.
c) Hong Kong e Milão.
d) Tóquio e Nova Iorque.
e) São Paulo e Toronto.
Questão 2
Sobre o surto de urbanização que se verifica no mundo, é correto afirmar que:
a) é verificado com a mesma intensidade nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos;
b) é provocado em todo o mundo pelos altos índices de natalidade;
c) é um fenômeno característico dos países industrializados europeus;
d) é mais intenso nos países subdesenvolvidos, tendo como causa o êxodo rural;
e) é mais intenso nos países desenvolvidos, devido ao desenvolvimento industrial.
Questão 3
Com relação ao processo de urbanização brasileiro, podemos afirmar que:
1. A partir da década de 60, a integração do território pelas redes de transportes e comunicações e pelo mercado permitiu que a urbanização brasileira se tornasse, espacialmente, um fenômeno generalizado.
2. Entre as décadas de 60 e 80, a urbanização alcançou o estágio de metropolização, com o aumento do número de cidades com mais de 1 milhão de habitantes.
3. Durante as décadas de 60 e 70, a aceleração do ritmo de urbanização demonstrou que os setores industrial e financeiro subordinaram e transformaram a agricultura, integrando-a às necessidades do mercado urbano.
4. A partir da década de 80, o ritmo de expansão populacional das metrópoles nacionais diminuiu, devido à tendência de relocalização das empresas, o que estimulou o crescimento das cidades médias.
Estão corretas as alternativas
(A) 1 e 3.
(B) 2 e 4.
(C) 1, 2 e 3.
(D) 2, 3 e 4.
Questão 4
(FUVEST 2009)
A recente urbanização brasileira tem características parcialmente representadas nas situações I e II dos esquemas acima. Considerando essas situações, é correto afirmar que, entre outros processos
a) I representa a involução urbana de uma metrópole regional
b) I representa a perda demográfica relativa da cidade central de uma região metropolitana
c) II representa o desmembramento territorial e criação de novos municípios
d) II representa a formação de uma Região Metropolitana a partir do fenômeno da Conurbação
e) II representa a fusão político-administrativa de municípios vizinhos
Questão 5
“A urbanização é, sem dúvida, a principal transformação social do nosso tempo. Em 1880, apenas 3% da população mundial viviam nas cidades.
De 1950 até a virada do século XXI, a população urbana do mundo terá quadruplicado.”
Observe as afirmativas abaixo e depois assinale a alternativa correta:
I – Rede Urbana é um sistema de relações políticas, econômicas e culturais que as cidades estabelecem em um determinado espaço geográfico.
II – Alguns países do Sul subdesenvolvido tiveram um aprofundamento do processo de urbanização no século XX, mais precisamente após a Segunda Guerra Mundial, quando as transnacionais expandiram seus complexos produtivos.
III – O termo cidade global surgiu nos anos 80, com a ideia de globalização. Esse conceito refere-se ao aspecto econômico e procura mostrar a importância mundial de certas cidades.
IV – Entre os países de economia em transição, a China é o país que possui maior índice de urbanização, com 80% da sua população residindo em cidades.
a) Apenas a afirmativa I está correta
b) Apenas a afirmativa II está correta
c) Apenas as afirmativas II e III estão corretas
d) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas
e) Todas as afirmativas estão corretas
Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!
The post Urbanização no Brasil – Aula de Geografia Enem appeared first on Blog do Enem. Tudo sobre Enem, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular.