Tempos conturbados estes que vivemos na área da política. A cada dia um fato novo pipoca e, com ele, algum termo que muitos alunos que estão sempre ligados na importância de aprender vocabulário, ficam querendo saber como seria em inglês.
Pois hoje vazou um áudio do Vice-Presidente Michel Temer onde ele fala como se estivesse se dirigindo à nação após a votação do impeachment. Não só isso, com um teor como se a decisão fosse pelo impedimento da presidente Dilma Rousseff.
Independente da sua posição frente a esse caso, tomemos o termo “vazamento de informações”.
Em inglês, essa expressão se fala “Information Leakage”. No caso do Vice-Presidente, pode-se dizer “Recording Leakage“, ou vazamento de gravação.
Soou familiar? Lembrou do WikiLEAKS? Pois é. O verbo to leak significa realmente vazar, sendo o substantivo vazamento “leakage“.
E esse é o tema principal do polêmico site de Julian Assange, que se propõe a revelar os bastidores dos arranjos políticos das maiores nações do mundo.
Tá, mas e o que significa “wiki”?
Wiki vem de “rápido, ligeiro, veloz” é um termo dos nossos dias que serve para denominar toda forma de acúmulo de dados por meio de colaboração. Era, originalmente, um software colaborativo. Tome por exemplo a famosa Wikipedia. Ela tem esse nome porque qualquer pessoa, incluindo eu ou você, pode editar seu conteúdo. Não vou adentrar aqui nos termos mais técnicos de linguagem de computação, mas basicamente é realmente isso.
Então fique ligado. No mundo de hoje, a impressão que dá é que nada é segredo.
Keep studying!